sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Oli Epp, o iconoclasta




Se olharmos para a arte que quer pensar o mundo em que vivemos, encontramos muito que reflectir nos ícones iconoclastas de Oli Epp. As contradições - e os conflitos que podem desencadear - tomam forma aguda nas suas pinturas super-aerodinâmicas. Representa a nova arte contemporânea. A pintura estilizada e simplificada de um árbitro , Whistleblower(2017), vendida por impressionantes £ 144.900  quase 10 vezes mais do que valia há meses. Os licitantes que competiram pelo lote vieram de 10 países diferentes, abrangendo Ásia, Europa, Oriente Médio e Caribe, com um colecionador na Ásia fazendo a oferta vencedora. A competição feroz e os resultados surpreendentes sinalizam um interesse crescente e amplo nas representações do artista nascido e residente em Londres de figuras humanas sem traços característicos, que muitas vezes exageram os absurdos da vida contemporânea.

A estreia individual nos Estados Unidos na Richard Heller Gallery na Califórnia, que apresentou um novo corpo de trabalho explorando de forma divertida o lado mais sombrio da relação da humanidade com a tecnologia, deu-lhe muita projecção. Nas pinturas de Oli Epp circulam uma série de temas relacionados com o elemento tragicômico de viver na sociedade do século 21, lidando com a complexidade da identidade e ansiedades vivendo na era digital; consumismo e consumo que leva ao controle e vício, ansiedade e conflito. Filho de pais canadianos, nasceu em 1994, na cidade de Londres. "A minha inspiração veio mais da história da pop art e da publicidade, como com os imagistas de Chicago, por exemplo. Eu sou um milenar vivendo nesta cultura consumista rápida. As minhas pinturas são autenticamente eu, porque estou fazendo obras em resposta à minha vida e experiências cotidianas. Acho que nos devemos manter fiés às nossas idéias e não nos rendermos ao algoritmo. Embora as minhas obras tenham uma estética pop brilhante, por baixo de sua superfície muitas vezes existe uma narrativa mais sombria e séria que não condiz com o ethos do Instagram - tive pinturas removidas devido à nudez e tópicos não politicamente correctos", afirmou Oli Epp.

 Que tipo de visão tem do Capitalismo? Eis a pergunta. "Eu entendo que há um precedente para esse tipo de trabalho, mas ao contrário de William Hogarth e outros satíricos artísticos, eu não faço obras de arte para moralizar uma nação. Como artista, estou interessado em retratar a cultura e a sociedade de hoje sem reforçar meu ponto de vista. Sou um observador silencioso que descreve o agora. As minhas pinturas são sociais e políticas, mas carecem de postura". Adora os pintores exagerados do período Rococó, em particular Jean-Honoré Fragonard e François Boucher. Dos vivos admira Peter Saul, Tala Madani, Dana Schutz e Andreas Schulze, "a sua série Traffic Jam é possivelmente uma das minhas favoritas".

Sem comentários: