terça-feira, 29 de novembro de 2022
LouisVuitton
No Museu do Louvre em Paris, o diretor criativo Nicolas Ghesquière, cuja admiração pela natureza da performance e do entretenimento gerou a inspiração para a criação da coleção feminina Spring-Summer 2023 da Louis Vuitton. Apresentou o desfile num cenário fabuloso desenhado pelo artista plástico Philippe Parreno.
Maria Zakharo
A chancelaria russa comentou o estatuto atribuído pelo Parlamento Europeu à Rússia, no qual rotula o país de "patrocinador do terrorismo", e propôs que o órgão da UE seja nomeado "patrocinador da estupidez". "Sugiro que o ParlameZanto Europeu seja reconhecido como patrocinador da estupidez", declarou a representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova.
Naomi Klein
Sim uma fraude. O mais chocante de tudo, adivinhe quem financiou Naomi Klein, diz o jornalista de esquerda Ben Norton sobre a suposta ativista de causas. Ah, o clima. Ah, o feminismo. Ah... tudo menos luta de classes. Sim, anticomunismo como muitas intelectuais americanos. Contestar o sistema só até certo ponto. Autora de inúmeros best-sellers...uma queridinha da burguesia neoliberal.
OA financionadores da senhora: Kleirs University's-comunismo "Gloria Steinem Chair in Media, Culture, and Feminist Studies": Predador sexual condenado Harvey Weinstein, Fundação Ford, financiada pela CIA e a bilionária Sheryl Sandberg.
segunda-feira, 28 de novembro de 2022
Apoio a Cuba
Cuba busca apoio pelo mundo e recebeu ajuda da Rússia, China, Argélia e Turquia. China doou 100 milhões de dólares e fez vários contratos comerciais com o presidente cubano, Miguel Diaz Canel que tem andado a viajar por países amigos.
Antifa
O Twitter de Elon Musk suspendeu várias contas pertencentes a grupos de extrema esquerda (Antifa) após anos de incitação à violência culminando em ameaças de incêndio criminoso contra as instalações da Tesla.
Ganhos de USA
"O facto é que, se olharmos com seriedade, o país que mais lucra com esta guerra são os EUA porque estão a vender mais gás e a preços mais elevados, e porque estão a vender mais armas". Disse o Politico.
quinta-feira, 24 de novembro de 2022
Macron e a Mckinsey
Foi iniciada uma investigação por "lavagem de evasão fiscal" contra a gigante americana de consultoria McKinsey. A investigação da Procuradoria-Geral da República (PNF) visa agora suspeitas sobre o financiamento eleitoral das duas campanhas presidenciais de Emmanuel Macron. Um arquivo que provavelmente envenenará o último mandato de cinco anos do presidente.
terça-feira, 22 de novembro de 2022
segunda-feira, 21 de novembro de 2022
Um vigarista moderno
Faliu com estrondo. O colapso de Sam Bankman-Fried e do seu império fraudulento de criptomoedas na FTX é a notícia mais divertida do ano. É a história de um bilionário que dava dinheiro para causas nobres, apoiante incondicional de Biden e que era uma fraude total. Capas de revistas de economia enão onde era descrito como um génio. A FTX deve bilhões e na verdade não possui um centavo dos ativos . Fim de jogo. "Como qualquer projeto fraudulento, o propósito da não é durar. O propósito é sacar o máximo de dinheiro aos incautos (dinheiro a sério, bem entendido), fechar a loja e fugir. )A cobertura dada à ocultação de riqueza, a evasão fiscal ou as transações ilegais é um bónus e o seu verdadeiro valor de uso. No entanto, o negócio continua, graças a um intenso lobby político e vários expedientes de marketing. As criptomoedas seguem o manual de muitas outras bolhas financeiras com uma eficácia inexcedível: ..O primeiro ponto em comum com as outras bolhas especulativas é a ideia de que o produto em causa está na fronteira da inovação, que é o futuro da economia e que só os broncos é que não o percebem, por força de uma impenitente falta de visão" ( João Rodrigues- Ladrões de Bicicletas)
sábado, 19 de novembro de 2022
La Folie Almayer
sexta-feira, 18 de novembro de 2022
Imunidade
O governo Biden sugeriu na quinta-feira que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, recebesse imunidade de um processo movido contra ele pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi . Num processo judicial , o governo observou a nomeação do príncipe herdeiro como primeiro-ministro em setembro, o que, segundo eles, o tornou “o chefe de governo em exercício de um estado estrangeiro”.
“De acordo com os princípios de imunidade do direito comum articulados pelo Poder Executivo no exercício de sua autoridade constitucional sobre assuntos externos e informados pelo direito internacional consuetudinário, o primeiro-ministro Bin Salman, como chefe de governo em exercício, é imune à jurisdição dos Estados Unidos enquanto estiver no cargo. Tribunal Distrital dos Estados Unidos neste processo ”, diz o processo judicial. O processo observou, no entanto, que o governo Biden, ao fazer a determinação da imunidade, “não tem opinião sobre os méritos do presente processo e reitera sua condenação inequívoca do hediondo assassinato de Jamal Khashoggi”.Em última análise, um juiz terá a palavra final sobre conceder ou não imunidade ao príncipe herdeiro. "O dinheiro fala primeiro", disse a namorada do jornalista assassinado".
quarta-feira, 16 de novembro de 2022
Adolf Gottlieb
Pictogramas deste artista americano (1903-1974) eram na época uma divergência radical dos modelos ocidentais tradicionais da história da arte. Na década de 1940, Gottlieb e os seus contemporâneos, Jackson Pollock e Mark Rothko, buscavam novas formas de inspiração, experimentando imagens totêmicas e buscando fontes, incluindo culturas nativas americanas, oceânicas e africanas.
A pintura com o título de "Figure" vai ser leiloada hoje na Sotheby's, em Nova Iorque com uma estimativa entre 120-180 mil dólares. Foi exibida no Guggenheim em 1968.
terça-feira, 15 de novembro de 2022
A imagem
Maurice Sendak
Com o titulo de "Wild Things Are Happening: The Art of Maurice Sendak” é a primeira retrospectiva da obra do artista desde a sua morte, em 2012. A exposição centra-se na relação de Sendak com a história da arte e a música. Inclui desenhos, design de livros, pinturas, publicidade, cenários e figurinos teatrais e marionetes - apaga a divisão cuidadosamente mantida entre ilustração e arte. A exposição, como assinalava um artigo da revista Art Forum mostra que a sua produção é simplesmente isso: arte. “Eles são todos bons amigos”, disse Sendak sobre as peças que povoaram sua casa e alimentaram o seu trabalho. O seu último trabalho publicado, My Brother's Book (2013), se inspira nos manuscritos iluminados operísticos e visionários de William Blake.
Os falcões
"A estrela atual da ajuda militar dos EUA à Ucrânia é o sistema de foguetes HIMARS da Lockheed Martin , a mesma arma que os fuzileiros navais dos EUA usaram para ajudar a reduzir grande parte de Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, a escombros em 2017. Os EUA enviaram apenas 38 sistemas HIMARS para Ucrânia, mas os senadores Reed e Inhofe planejam “reordenar” 700 deles, com 100.000 foguetes, que podem custar até US$ 4 bilhões."
"... O sistema de defesa aérea Patriot é outra arma que os EUA não enviaram para a Ucrânia, porque cada sistema pode custar um bilhão de dólares e o curso básico de treinamento de técnicos para manutenção e reparo leva mais de um ano para ser concluído. E, no entanto, a lista de desejos Inhofe-Reed inclui 10.000 mísseis Patriot, além de lançadores, que podem somar US$ 30 bilhões". (Naked Capitalism).
Turquia acusa USA
Na segunda-feira a Turquia fez uma prisão pelo atentado terrorista num movimentado centro turístico no centro de Istambul, que deixou seis pessoas mortas e dezenas de feridos. Mas logo após o ataque mortal que a Turquia rapidamente atribuiu ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) – e apesar de nenhuma reivindicação inicial oficial de responsabilidade – autoridades de Ancara usaram o incidente para expor queixas geopolíticas mais amplas. O ministro do Interior da Turquia acusou os EUA de serem cúmplices do atentado. Süleyman Soylu, rejeitou uma declaração de condolências dos EUA durante uma entrevista coletiva com repórteres perto do local do ataque, depois que as autoridades prenderam uma mulher síria com suspeitas de ligações com militantes curdos.
David Childs
David Childs, da SOM, com sede em Chicago, é o arquiteto responsável pelo projeto do One World Trade, o arranha-céu mais alto do Hemisfério Ocidental. O 400 Lake Shore será um par de torres construídas no final do rio Chicago por Childs que é responsável por alguns dos edifícios mais emblemáticos de Manhattan, incluindo o Time Warner Center, o One World Trade Center e, mais recentemente, o 35 Hudson Yards, a torre mais alta do novíssimo empreendimento Hudson Yards, no extremo Oeste. É presidente emérito do escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM) e continua a atuar como parceiro de design de consultoria em projetos selecionados no escritório de Nova Iorque. "Uma boa casa tem tudo a ver com o contexto", afirmou o famoso arquiteto que tem 81 anos.
segunda-feira, 14 de novembro de 2022
Varoufakis
“A esquerda é responsável pelo fato de Meloni estar no governo. Fragmentação. Nenhum plano, nenhum programa que contenha uma resposta definitiva sobre o que eles fariam se estivessem no poder. Temos preços de eletricidade, dívida pública, bancos, insegurança. Se você não tem respostas para essas perguntas e não tem pessoas que estão montando um partido para não ser eleito pessoalmente, então você acaba com Meloni no governo ” , as palavras de Varufaukis em Roma para a apresentação do partido Mera25 .
Lula, líder mundial
Boaventura Sousa Santos disse que Lula será o campeão da paz e terá um papel extraordinário no mundo. "Estamos num momento de interregno, em que o velho não morreu e o novo não nasceu. O velho é o mundo unipolar dos Estados Unidos e o novo é o mundo multipolar, que nitidamente está a nascer", afirmou. Também previu que a lua de mel de Joe Biden com Lula vai durar pouco, porque a China é um parceiro incontornável do Brasil. "Lula deve liderar um bloco latino-americano. Lula será um campeão da paz, até na Ucrânia. Ele deve se consolidar como líder regional, antes de se consolidar como um líder mundial", aponta.
domingo, 13 de novembro de 2022
sábado, 12 de novembro de 2022
Nada mudou
A região de Kherson é parte do território da Rússia, sendo este estatus fixo e sem possibilidade de mudança, declarou Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo."É uma divisão da Federação da Rússia. Em conformidade com a lei, este território é fixo e definido. Não há e não pode haver aqui quaisquer mudanças", disse Peskov, respondendo às perguntas dos jornalistas sobre se a Rússia continua a considerar toda a região de Kherson seu território e se vai legalmente definir o estatuto da parte situada na margem direita do rio Dniepre. Questionado se o Kremlin considera humilhante a saída de Kherson, Peskov respondeu que não. O porta-voz do presidente disse também que o Kremlin não registra mudanças no posicionamento de Kiev em relação ao diálogo com Moscovo, não querendo a Ucrânia negociações, a operação militar especial continua.
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
Activistas de esquerda
Um grupo de arrecadação de fundos de esquerda lançou uma campanha exigindo que o Partido Democrata escolha outra pessoa em vez do presidente Joe Biden em 2024. Citando o baixo índice de aprovação de Biden e o risco de uma vitória republicana, o grupo quer um candidato mais progressista para inaugurar “mudanças sistêmicas”.
A RootsAction arrecadou fundos para Biden em 2020, depois de apoiar o senador progressista Bernie Sanders nas primárias do Partido Democrata e anteriormente na campanha de Sanders em 2016. Citou “a disfunção fatal na nossa economia” e a proximidade de Biden com “o complexo militar-industrial e a oligarquia” como fatores por trás de seu apoio à campanha 'Don't Run Joe'. “Não devemos apostar no baixo índice de aprovação de Joe Biden”, dizia um anúncio digital da RootsAction. Disse que é necessário um novo candidato para “dar aos democratas uma chance de lutar” contra o GOP em 2024.
As pesquisas confirmam a mensagem do grupo. O índice de aprovação de Biden caiu para 36% em julho, e uma pesquisa Reuters/Ipsos colocou esse número em 39% na segunda-feira, um dia antes das eleições de meio de mandato. Essa mesma pesquisa descobriu que dois terços dos eleitores de meio de mandato não querem que Biden busque um segundo mandato.
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Qual democracia?
"O governo ucraniano está intensificando a sua busca por “colaboradores” pró-Rússia, apresentando acusações contra centenas, senão milhares, de seus próprios cidadãos, principalmente em regiões que recentemente voltaram ao controle de Kiev. Os acusados enfrentam penas de prisão, além de pesadas multas, apreensão de bens e perda de outros direitos. De acordo com dados recentemente divulgados pela Procuradoria Geral da República, o governo abriu mais de 18 mil processos relacionados a “crimes contra a segurança nacional”, que incluem traição, sabotagem, “assistência ao Estado agressor” e “invasão à integridade territorial e inviolabilidade da Ucrânia”.
O governo ucraniano, saudado em todo o Ocidente como a personificação da liberdade e da democracia, está travando uma guerra não apenas contra uma potência estrangeira, mas contra uma parte de sua própria população..." (Andrea Peters- Wordl Socialist)