“O papel do artista, claro, sempre foi o de criador de imagens. Tempos diferentes exigem imagens diferentes. Hoje, quando nossas aspirações se reduziram a uma tentativa desesperada de escapar do mal, e os tempos estão desconjuntados, nossas obsessivas imagens subterrâneas e pictográficas são a expressão da neurose que é nossa realidade. Na minha opinião, certas assim chamadas abstrações não são abstrações de forma alguma. Pelo contrário, é o realismo do nosso tempo”. ( Adolf Gottlieb)
Pictogramas deste artista americano (1903-1974) eram na época uma divergência radical dos modelos ocidentais tradicionais da história da arte. Na década de 1940, Gottlieb e os seus contemporâneos, Jackson Pollock e Mark Rothko, buscavam novas formas de inspiração, experimentando imagens totêmicas e buscando fontes, incluindo culturas nativas americanas, oceânicas e africanas.
A pintura com o título de "Figure" vai ser leiloada hoje na Sotheby's, em Nova Iorque com uma estimativa entre 120-180 mil dólares. Foi exibida no Guggenheim em 1968.
Sem comentários:
Enviar um comentário