Elon Musk disse e bem que ninguém "está pressionando mais pelo conflito na Ucrânia" do que a subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland.
Para o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, as recentes declarações de Nuland confirmam o envolvimento dos Estados Unidos no conflito na Ucrânia. Victoria Nuland ocupou cargos no governo dos EUA, incluindo Embaixadora da OTAN, porta-voz do Departamento de Estado e secretária de Estado Adjunta para Assuntos Europeus e Eurasiáticos. Foi ela quem disse recentemente para o Brasil calçar os sapatos da Ucrânia. Em 2014, uma conversa vazada supostamente entre Nuland e o então embaixador dos EUA na Ucrânia, Geoffrey Pyatt, revelou que as autoridades americanas estavam discutindo quem eles gostariam de ver assumir o poder na Ucrânia entre os líderes da oposição.
Em janeiro de 2022, Nuland disse que o gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) "não avançaria" se a Rússia lançasse uma operação na Ucrânia, prenunciando a responsabilidade dos EUA pelo ataque revelado pelo jornalista Seymour Hersh no início deste mês. Nuland é uma diplomata de carreira, embora tenha ligações com o lobby das principais empresas produtoras de armas em seu país, incluindo General Dynamics, Northrop Grumman e outras corporações.
Eis um telefonema entre dois divertidos americanos. Trata-se de Victoria Nuland, secretária de Estado Adjunta dos EUA para Assuntos Europeus e Eurasiáticos e Geoffrey R. Pyat, embaixador dos Estados Unidos na Ucrânia.
Sem comentários:
Enviar um comentário