domingo, 31 de maio de 2015

Spring Cleaning

Na lavandaria Long Giang Dang, que fica na fronteira da Chinatown com o Soho (Nova Iorque), está uma exposição de fotografia comissariada por Benedict Brink e Todd Jordan, dois artistas da zona. Com o título de Spring Cleaning, mostra trabalhos dos fotógrafos Larry Clark, Ed Templeton e Maya Handley. Todos os retratos têm como tema a juventude.

Os Chefões

Olha que dois. Don Putinone e Don Blatterone, tão amigos que eles são. O Ministério Público da Suíça vai interrogar o reeleito presidente da Fifa nas investigações penais sobre a suspeita de compra de votos para a Copa de 2018 e 2022. A revelação foi publicada neste domingo, pelo jornal britânico Sunday Times e confirmada por pessoas próximas ao caso. Os suíços querem saber qual foi o envolvimento de Blatter no caso. Ninguém acredita que este homenzinho apalhaçado não seja o "padrinho" da organização mafiosa.

Pasolini

A morte de Pier Paolo Pasolini ocorreu há 40 anos e ainda hoje é fonte de debate. Foi brutalmente assassinado na praia de Ostia, depois de engatar um prostituto, algumas semanas antes do lançamento de uma das obras mais politicamente escaldantes da sua carreira de cineasta, escritor, poeta e pintor: Saló e 120 Dias de Sodoma. Surge agora retratado numa parede de Roma. A dupla imagem em tamanho real de si próprio. Um Pasolini de pé segurando nos braços um Pasolini morto, evocando a Pietá. O que significa? Talvez a pulsão de morte que movia este intelectual italiano. A peça, sem nenhuma assinatura, é realista à maneira de Swoon, mas mais caravaggiano no uso expressivo da luz e da sombra.

Neil Gall

Estão em exibição na David Nolan até 13 de Junho, as mais recentes pinturas Neil Gall que revelam há uma interacção coercitiva entre figura e fundo, tornando-a visualmente muito estranha. Há buracos irregulares, recortados de telas embrulhados em fita, parecendo que foram objecto de um murro. A artista escocesa (1967) pinta e desenha a partir de fotografias ampliadas dos modelos da escultura. Usa principalmente bolas de pingue-pongue, mas também corda, papel alumínio e fios de cola quente.

Kaws

A escultura monumental de KAWS representando duas figuras caminhantes em madeira vai estar exposta exposta no átrio do Museu de Brooklyn entre 10 de Junho e 6 de Dezembro. O trabalho foi oferecido ao museu por um doador anónimo com o objectivo de homenagear o director cessante Arnold Lehman.

sábado, 30 de maio de 2015

Referendo

Segundo o jornal francês Le Figaro, um sondagem da Ifop publicada na sexta-feira diz que 62% dos franceses votariam Não à Constituição da União Europeia se fossem inquiridos como aconteceu há 10 anos atrás. Florian Philippot, deputado e vice-presidente da Frente Nacional, disse que François Hollande deveria seguir o exemplo britânico. E se o senhor Hollande se recusar a consultar o povo, a FN irá colocar o assunto na campanha eleitoral de 1917. Um referendo francês é grave para o futuro da UE. Atenção a este curioso mapa.

Nirvana

Uma divertida imagem dos Nirvana vestidos pelo designer Dries Van Noten em 1993.

Chloe Sevigny

O livro de fotografias agora publicado pela Rizzoli chama-se simplesmente Chloe Sevigny que, segundo o escritor Jay McInerney, é a rapariga mais cool do mundo. Actriz, modelo, estilista, ícone da moda da geração dos 90. Perdeu a virgindade aos 15 anos, apareceu nua num vídeo musical dos Sonic Youth, entrou nos filmes do seu namorado na altura Harmory Korine e de Larry Clack. Continua a ser uma trendsetter, tal como as suas heroínas Edith Warthon, Edie Sedgwick e Kim Gordon. Um padrão alternativo numa Nova Iorque que já deitou fora esse lado da sua alma rebelde.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Moda em Cuba


A lendária fotógrafa Annie Leibovitz está a fazer uma produção de moda para a revista Vanity Fair em Havana. Foca a cantora Rhianna, no cenário decadente dos anos cinquenta que conserva um certo glamour. A cidade, onde decorre a Bienal de Arte, está cheia de artistas plásticos, fotógrafos, cineastas e jornalistas de todo o mundo.

Clipse


Tennessee Williams

Nascido no Mississipi, o escritor a partir dos 30 anos decidiu começar a pintar, no pátio da sua casa de campo em Key West. A maioria das suas obras encontram-se nas mãos de privados. Agora é uma boa altura para ver uma exposição que reúne 19 pinturas com o título de Tennessee Williams: The Playwright and the Painter. Está no Ogden Museum of Southern Art, em Nova Orleães. Revela uma faceta do autor de A Streetcar Named Desire e de Cat on a Hot Tin Roof que o público desconhecia. Algumas delas expressam uma frustrante solidão depois da morte do amante Frank Merlo em 1963. A sua homossexualidade nunca transpira na escrita, mas é bem visível na sua arte que mostra corpos de homens nus ou em fatos de banho justos. Há ainda homenagens a Rimbaud e Jean Genet. Continuou a escrever durante quase toda a sua vida que terminou em 1983.

Bad News

Bad news. Os stocks dos Estados Unidos e da União Europeia estão a derrapar. Traduzindo: quando o mercado entra numa recessão, os preços das acções e o volume de negócios serão geralmente mais baixos. Espera-se na próxima semana que os principais índices de US estejam no vermelho. O risco obrigacionista europeu está crescendo (+ 25bps Portugal na semana, Espanha + 16bps). Via Zero Hedge.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

O fim da viagem

O filme The End of the Tour, que estreou no Sundance Festival, é sobre uma entrevista feita por David Lipsky da revista Rolling Stone a David Foster Wallace logo após a publicação de Infinite Jest que o colocou no pedestal de uma rock star da literatura. Durante cinco dias, jornalista e escritor aprofundaram o seu relacionamento, foi um encontro inesquecível que David Lipsky recordou com emoção num livro de memórias, depois do suicídio de Wallace em 2008. Sob a direcção de James Ponsoldt, esta obra cinematográfica onde se distinguem as interpretações dos actores Jason Segel e Jesse Eisenberg, estreia em Julho nos Estados Unidos.

Dr Seuss

Este desenho incrivelmente racista do Dr. Seuss, datado de 1929, vai ser leiloado com uma partida de 20 mil euros. Cartunista, roteirista e escritor, o americano Theodor Seuss Geisel publicou mais de 60 livros para crianças. Livros emblemáticos e divertidos sobre gatos que falam e outros assuntos amáveis.

Fucking Young

A revista masculina Fucking Young, fundada pelo espanhol Eduardo Garcia, já está nas bancas. Esta edição é dedicada ao Zodíaco.

A trintona i-D

A revista britânica i-D celebra 35 anos de vida. Para a edição histórica, o fotógrafo Alasdair McLellan clicou 18 capas. Com Kate Moss, Stella Tennant, Jourdan Dunn, Lara Stone, Freja Beha e etc. E ainda. Estilistas como Karl Lagerfeld, Raf Simons, Vivienne Westwood, Riccardo Tisci e Alexander Wang foram convidados para elaborar um número especial customizado que estará à venda em lojas de moda londrinas. Fundada por Terry Jones nos anos 80, depois da sua saída da Vogue inglesa, a revista ficou conhecida por aquela piscadela de olho mimetizando o logo i-D e também por lançar novos talentos no mundo da moda. Nesta edição especial, tem também entrevistas homenageando os profissionais que ajudaram a moldar a história desta publicação. Consumi-a durante alguns anos.

Holy Burger

Hoje é o Dia Mundial do hambúrguer. Há dias para tudo. Se quiser comemorar em grande estilo, "deguste" um Holy Burger. O verdadeiro que é preparado com queijo cheddar, cebola caramelizada, bacon e maionese caseira. Eu, por mim, dispenso.

Subida da pressão arterial

Na sequência da intervenção política dos EUA nas 14 filiais da FIFA reunidas num hotel de Zurique, poucos dias antes de reeleição de Sepp Blatter, há um senhor que ficou branco de raiva. Claro, Vladimir Putin que acusou os Estados Unidos de ingerência fora de sua jurisdição. Insinuou mesmo que era parte de uma tentativa de levar a Copa do Mundo de 2018 para longe da Rússia. A corrupção épica da FIFA já era conhecida há muitos anos, mas ninguém se atrevia a tomar uma atitude. Até que a AG Loretta Lynch decidiu que estava na hora dos americanos pegarem no assunto, pondo cobro à pouca-vergonha. De acordo com o presidente russo a acusação que levou à detenção de mais de uma dúzia de indivíduos sob a acusação de corrupção maciça, é "mais uma tentativa flagrante dos States para alargarem a sua competência a outros estados". Só não percebo porque não prendem o Blatter.

Economia Mundial

A economia mundial está a caminhar para uma preocupante paragem. Na sua previsão de crescimento global para este ano, a ONU fixou-se no 2.8. Ainda não está na zona de perigo, mas fica apenas ligeiramente acima da taxa de 2.5 que é considerada como uma recessão para o sistema internacional como um todo. Stephen King do HSBC adverte que as autoridades globais têm assustadoramente poucas ferramentas para combater a próxima crise, dado que as taxas de juro já são zero na maior parte do mundo desenvolvido, as dívidas atingiram níveis recordes, e há pouco espaço para estímulo fiscal . "A economia mundial está a navegar no oceano, sem quaisquer barcos salva-vidas para usar em caso de emergência", afirmou. Preocupante! Foto de Agatha Christie, talvez pensando em mais um crime.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Problema da água

Jim Rogers: "Both India and China need to solve their water problem. If you don’t have water you can’t make it. I’m wildly bullish on China but if they don’t solve the water problem there’s no China story. Likewise India has a water problem, worse in fact. There’s no question that India will be in worse shape than China. Northern India has gigantic problems. And that’s a nation of a billion people. Add another 1.3 billion in China and you have a big water problem..."

Sucesso da Índia?

Marc Faber: "India is in the midst of change. One of the biggest successes India has had, compared to other nations, is that the stock markets have risen and the currency has been stable. This has less to do with Prime Minister Narendra Modi and more to do with its central bank governor Raghuram Rajan, who, I think, is the best central banker in the world. Most economists are of the view that India should lower interest rates, but I disagree. Rajan’s priority should be currency stability. Once India can prove that the country has a strong rupee policy, it will automatically boost production and investments. The rupee had weakened in the previous years, which made it easy for exporters to make money. But with a strong rupee, companies will become more productive..."

Mea Culpa


Fréderic Sanchez

A banda sonora para um desfile de moda é um elemento que pode transformar completamente a atmosfera de uma colecção. Fréderic Sanchez passou a sua carreira como um ilustrador sonoro, colaborando com Margiela e Marc Jacobs até atingir o máximo impacto. Desde 1994 tem trabalhado com Miuccia Prada. O seu mash-up para o desfile de Miu Miu Outono-Inverno 2015 é inspirado nos Afrobeat dos anos 80 que contaminaram o som dos Talking Heads e B-52s. De resto, nesta última colecção há uma certa ideia de África vista através dos olhos de um europeu. Os tecidos que imitam as peles de crocodilo e de cobra. Os padrões e as cores.

Cher and Marc

A cantora Cher, que já fez montes de plásticas, entra na campanha publicitária de Marc Jacobs. Aos 69 anos faz parte da lista de mulheres maduras que representam as colecções de marcas como, por exemplo, Céline ou Saint Laurent. Fotografada por David Sims, ela  usa um dos looks do desfile inspirado em Diana Vreeland. Mas há mais. Aguardemos.

Psicótica

Em tempos de falta de água, Pamela Anderson surge no duche com a torneira aberta. Trata-se de uma campanha de consciencialização da PETA sobre o uso da água no estado da Califórnia. A actriz, empenhada activista da ONG que defende os direitos dos animais, foi fotografada por David   Lachapelle emulando uma das cenas mais icónicas do cinema. Inspirada no filme de Hitchcock que é arrepiante.

Lookbook Cookbook


Parece uma revista de moda, mas é um livro de receitas saudáveis. Ou as duas coisas ao mesmo tempo. Lookbook Cookbook começou como um blogue despretensioso da fotógrafa canadiana Jessica Milan que gostava de testar receitas em casa, especialmente de doces sem glúten, lactose e açúcar, e um dia resolveu fotografar as modelos que conhecia do trabalho comendo as guloseimas. Uma editora de Milão acabou de lançar o livro no e-commerce da Urban Outfitters e na Amazon. Para já é uma publicação atraente, quanto ao resto...não sei.

Rob Pruitt

 No Museu de Arte Contemporânea de Detroit (MOCAD) encontra-se uma exposição de Rob Pruitt que está centrada na figura de Barack Obama. O artista fez pinturas diárias baseadas nas aparições públicas do presidente. São imagens muito cinematográficas. Em meados de Maio já havia 2.307 obras acabadas. mas destacam-se também objectos dourados que representam o dinheiro como a escultura feita de pneus com o título de The Lincoln Monument.

Atena no Irão


As condições desumanas a que artista Atena Farghadani, 28 anos, tem sido submetida ao longo dos últimos nove meses no Irão são inadmissíveis. Presa em Agosto de 2014 pelo Guarda Revolucionária foi espancada e interrogada durante nove horas por dia. Depois de um breve comunicado em Dezembro, detiveram-na novamente. Levada para a prisão de Evin em Janeiro e obrigaram-na a colocar um vídeo on-line sobre tortura. No final de Fevereiro, depois de fazer greve da fome, sofreu um ataque cardíaco. Encontra-se encerrada numa cela solitária desde então. De acordo com a BBC, Farghadani desenhou um cartoon político criticando uma lei elaborada em Março passado que iria restringir o acesso ao controle de natalidade e às vasectomias. O desenho descreve os deputados iranianos, como macacos e cabras, lançando os votos nas urnas. Por se atrever a expressar a sua opinião, ela está agora acusada de insultar o governo. Se for condenada no julgamento, poderá receber chicotadas e mais dois anos de prisão. O caso chamou a atenção mundial dos media e em 18 de Maio foi apresentada à embaixada iraniana em Londres uma petição com 33 mil assinaturas.

Tania Bruguera

A artista Tania Bruguera foi detida pela polícia cubana na sua casa em Havana depois de concluir a leitura final de seu projecto, sobre o livro As Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt, que coincidiu com a abertura da Bienal de Havana. A escolha deste texto, destacando a crise do domínio público, não poderia harmonizar-se com a arte sancionada pelo Estado que é exibida na Bienal. No sábado, Bruguera tentou assistir à inauguração de uma exposição no Museu Nacional de Belas Artes, mas foi-lhe negada a entrada na instituição. Alguns estrangeiros do mundo da arte, jornalistas e activistas, que se deslocaram à ilha caribenha, foram presos ou impedidos de chegar a casa da artista que está impedida de sair do país pelo regime cubano.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Maria Nobre Franco (1938-2015)

Morreu a Maria. Conhecia-a desde há muitos anos. Ultimamente encontrava-a só nas inaugurações das exposições de arte. Recordo um magnífico jantar que partilhámos no Koo, um restaurante japonês que fica na Houston Street, em Nova Iorque. Levei-a lá e ela adorou.

Blur


Marc Faber

Marc Faber: "The Russians will never give up Eastern Ukraine. It’s like the Chinese will not give up Hainan Island, you understand? It’s not going to happen under any condition. The West can bitch and talk and whatever they want – they’re not going to give it up..."

Taylor Swift

Taylor Swift lançou o aguardado clip Bad Blood no Billboard Music Awards. Recebeu oito prémios pelo Shake It Off do mesmo disco. No casting do vídeo participam Cara Delevingne, Karlie Kloss, Cindy Crawford, Gigi Hadid e Lily Aldridge que desempenham o papel de exímias lutadoras no que parece ser um centro de treinamento. Uma equipa de girl power num cenário de acção com muitos socos e armas de fogo.

Calvin Klein em Cannes

A Calvin Klein e a portuguesa Joana Vicente, a directora da IFP (Projeto Cineasta Independente), realizaram pela quinta vez o seu baile anual durante o Festival de Cannes. A festa Women in Film reuniu pessoas do mundo do cinema e da moda para homenagear as mulheres que se destacaram durante o ano. E essa lista inclui Rachel Weisz, Isabelle Huppert, Mélanie Laurent, Emily Blunt e Sienna Miller. Vemos na foto em baixo a actriz Emily Blunt ao lado do brasileiro Francisco Costa que é o director criativo da marca americana.

Queda da Hanergy

Os títulos da chinesa Hanergy Thin Film Power foram suspensos na praça de Hong Kong depois de caírem 47%. Com esta queda, esta empresa de painéis solares viu a sua capitalização bolsista diminuir para metade. O chairman e principal accionista Li Hejun, o segundo homem mais rico da China, perdeu 30 biliões da sua fortuna em 24 minutos. Segundo um analista o "desastre já era esperado" visto que a empresa estava trabalhando com uma tecnologia "não comprovada."