Após sua condenação por evasão fiscal,
Mary Boone anunciou que fechará sua galeria, segundo relata a
Art News. "Eu tive 49 anos maravilhosos na arte", diz ela. “Se eu for a
Martha Stewart do mundo da arte, espero fazê-lo com a mesma humildade, humor, graça e inteligência que ela fez. Estou tentando ser otimista e ver isso como uma experiência de aprendizado. Põe fim, pelo menos por enquanto, a uma empresa que veio a definir o mundo da arte contemporânea e que ajudou a estabelecer muitos artistas que agora estão firmemente abrigados no cânone. As exposições finais nas duas galerias de Manhattan de Boone serão abertas no início de Março -
Julia Wachtel vai mostrar em seu espaço no Chelsea e
Derrick Adams na galeria da Midtown, na Quinta Avenida. Ambas as exibições estão programadas para fechar em 27 de abril. Boone recebeu ordens para se apresentar à prisão federal até 15 de maio. Foi condenada na semana passada a 30 meses de prisão por apresentar falsas declarações de impostos.
Mary Boone, que tem 67 anos, começou sua carreira em Nova Iorque em 1970 e trabalhou pela primeira vez na célebre Bykert Gallery, dirigida por Klaus Kertess. Ela abriu seu próprio espaço em 1977 no 420 West Broadway, no SoHo.Essa galeria foi durante muito tempo uma das principais luzes da cena nova-iorquina, lançando artistas como David Salle, Julian Schnabel, Eric Fischl, Ross Bleckner, Jean-Michel Basquiat, Barbara Kruger, Georg Baselitz e Brice Marden que estavam a começar as suas carreiras. Também apresentando exposições de Francis Picabia, Agnes Martin, Dan Flavin, Joseph Beuys e outros. É lamentável desaparecer de cena uma figura tão importante da cidade mais inventiva do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário