segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Mendes Wood DM




A galeria Mendes Wood DM foi fundada em 2010 pelos sócios Felipe Dmab, Matthew Wood e Pedro Mendes com o intuito de exibir artistas brasileiros e internacionais num contexto favorável ao diálogo critico. O eixo central da programação da galeria é uma preocupação com diferenças regionais e individuais, ao mesmo tempo que promove o cosmopolitismo e a colaboração. Inspirada pela crença de que a prática artística de transformar o mundo, a Mendes Wood DM cultiva um programa cujas premissas são a resistência política e o rigor intelectual.
Isto começa com dois estudantes de filosofia das artes, Matthew Wood e Pedro Mendes que se conheceram em Paris em 2004 e lá passaram sete anos. Como explica Wood: " Nós dois gostamos da ideia de Schopenhauer de que a contemplação estética poderia "suspender a angústia existencial por um instante fugaz". Os dois amigos estabelecerem uma parceria para toda a vida. Muitos de nossos amigos na época já eram artistas. A jovem dupla logo conheceu uma terceira alma gêmea, Felipe Dmab, que administrava um espaço expositivo independente ao lado do deles. Em 2010, decidiram unir-se e criar um novo espaço. E assim nasceu Mendes Wood DM . A galeria rapidamente se tornou um player importante no Brasil e desde cedo apresentou o trabalho de estrelas emergentes do mercado como Lucas Arruda.
Mendes explica: “ Todos os nossos artistas seguem uma abordagem multidisciplinar que moderniza o cânone estético da arte brasileira. Muitos deles eram estrangeiros ou autodidatas. São apaixonados, vivem pela arte ”. A galeria rapidamente ganhou destaque internacional com a abertura de um novo espaço em Bruxelas em 2017, seguido de outra galeria em Nova Iorque em 2022. E este ano em Paris. Cada uma das galerias foi escolhida tanto pela sua localização específica. Como explica Felipe Dmab : “ Nossa primeira galeria em São Paulo em 2010 tinha um jardim, que rapidamente se tornou um ponto de encontro de artistas, curadores, colecionadores e amigos. »

A galeria Mendes Wood DM ganhou um espaço tão confortável no mundo da arte internacional que este ano integra os 100 Art Power da revista ArtReview.  

Sem comentários: