Um sector do Estado Islâmico (IS) do norte de Bagdad afirmou num vídeo ter morto mais de 20 membros das forças de segurança iraquianas num atentado suicida que ocorreu num complexo governamental em al-Tarmiyah.
A Wafa 'Media Foundation do Estado Islâmico publicou uma mensagem ameaçando "descrentes" espanhóis em terras muçulmanas, afirmando ainda que lobos solitários em países de língua espanhola irão matá-los como já estava "planeado anteriormente".
O escritor Arturo Perez-Reverte voltou a incendiar as redes sociais com um tuit sobre o final da Champion da Europa que foi ganha pelo Real Madrid num dramático jogo com o Atlético, em Milão. Pergunta de que seriam capazes os espanhóis se pusessem em tudo a mesma paixão e respeito que no
futebol. Gosto deste senhor.
Arturo Pérez-Reverte ✔ @perezreverte
Qué entusiasmo y respeto de unos y otros, anoche. De qué no seríamos capaces en España si empleáramos tanta pasión y nobleza para todo.
16:31 - 29 Mayo 2016
Em 1964, o fotógrafo americano Daniel Kramer encontrou um cantor e compositor de 23 anos de idade, pouco conhecido, chamado Bob Dylan. Passou 365 dias a documentar a vida do rapaz do Minnesota que mudaria o curso da música pop para sempre. O livro com o título de Bob Dylan: A Year and A Day, editado pela Taschen, já está à venda. São 200 imagens que captam a aura misteriosa de Dylan que fez 75 anos há dias,
Eis uma retrospectiva das icónicas bolsas Vuitton de que não gosto nadinha. Temos a Speedy que foi lançada nos anos 30, mas só se tornou um sucesso absoluto quando Audrey Hepburncomeçou a usar este acessório. Em 1932, um fabricante de champanhe pediu à marca francesa para criar a Noé que tem a forma de um balde. A Keepall, um dos modelos mais populares para viagens rápidas, foi estampada pelo artista Takashi Murakami que teve uma parceria com a marca que durou 12 anos.
Desenhada por Gaston-Louis Vuitton, a Alma foi baptizada com o mesmo nome de uma ponte de Paris. Em 2007, Marc Jacobs que era o director criativo da marca convidou Richard Prince para uma colaboração muito divertida.
As lojas da Venezuela já começaram a ser saqueadas pelos cidadãos que vivem em cima das maiores reservas de petróleo do mundo, mas que morrem literalmente de fome e por falta de medicamentos. Enquanto as reservas de ouro do país estão sendo vendidos para financiar a sua dívida. Corre um petição com 1,8 milhão de assinaturas para um referendo sobre a presidência de Nicolas Maduro. O país corre o risco de se tornar um Estado falhado. Enquanto o desastre se estava formando, o país chefiada por Hugo Chávez recebia elogios Food and Agricultural Organization das Nações Unidas, da Comissão Económica para a América Latina, do líder do Partido Trabalhista britânico JeremyCorbyn, do ex presidente do Brasil Lula da Silva, do Center for Economic Policy Research (USA) e de muitas outras organizações e políticos corruptos ou idiotas com lustro de esquerda. "Os chamados subsídios indirectos podem provocar um imenso caos. Os subsídios para a gasolina e electricidade são maiores do que os destinados à educação e cuidados de saúde. Os subsídios indirectos também são regressivos porque os ricos consomem mais do que os pobres. Isto é o que está na base da velha sabedoria ortodoxa. Se desejar alterar os resultados do mercado, o melhor será subsidiar as pessoas directamente com dinheiro. Por outro lado, o Estado deve limitar-se a ter empresas estratégicas. Em 2006, quando foi eleito, Chávez expropriou fazendas, supermercados, bancos, telecomunicações, empresas de energia, serviços, fábricas que produziam cimento, aço, café, iogurtes e até mesmo garrafas de vidro. Resultado: a produtividade entrou em colapso. Uma overdose de heterodoxia pode matar..." ( Ricardo Hausmann, antigo ministro do planeamento da Venezuela e ex-economista chefe do Inter-American Development Bank. É professor na Universidade de Harvard).
Não é difícil reconhecer uma peça de Ken Price, um escultor de Los Angeles falecido em 2012 que tem uma exposição de desenhos da década de 90 na Mathew Maks Gallery. Os trabalhos aqui alternam entre cenas cómicas e esboços contidos, potenciais projectos para obras escultóricas ou cenas de desenho animado. Os assuntos centram-se naquela metrópole urbana da Costa Oeste, onde nasceu em 1935, com os seus significados culturais- expansão, carros, estradas e palmeiras- que servem de pano de fundo para meditações sobre a violência, o isolamento e a subversão humorística. "Eu acho que os escultores deviam aprender a desenhar para que possam ver o que estão visualizando", disse o artista. As suas primeiras obras sobre papel exploram formas e cores que surgem nas esculturas abstractas do início dos anos 60.
Gerhard Richter voltou a Nova Iorque com uma exposição diversificada de novas obras na Marian Goodman Gallery que inclui uma continuação da série Abstraktes Bild and Aladin e um novo grupo de desenhos abstractos. Quebra uma espécie de calmaria na prática pictórica do artista, coroando um período reflexivo em que o artista retornou aos seus trabalhos anteriores com a manipulação digital e reinterpretação. Neste corpo de trabalho manipula tinta molhada através de movimentos de um painel de plexiglass, deixando manchas de tinta que se espalham como se fossem investigações dos próprios materiais. No entanto, os desenho são a surpresa discreta da exposição. Lavagens de grafite que carregam marcas mais ousadas sobre a superfície, criando padrões geométricos, linhas errantes e figuras fantasmagóricas. É um exercício impressionante. Mesmo depois de cinquenta anos de pintura, usando os mesmos formatos, as obras do artista alemão continuam notavelmente inventivas,
Está em exibição até 11 de Junho uma exposição de Cindy Sherman na Galeria Metro Pictures deNova Iorque. Trata-se de uma série de retratos que marcam o seu primeiro novo corpo de trabalho em cinco anos. As fotografias exploram quadros culturais mais matizadas do que na produção de imagens de Hollywood. O trabalho da artista explora o conceito de identidade através da performance. Os seus temas desenvolvem-se em poses e ambientes criados para dar a sensação de que a figura, sob a luz dos holofotes, é "vendável". Numa das encenações, veste a pele de Norma Desmond, a estrela assassina da obra-prima de Sunset Boulevard, uma obra-prima do cineasta BillyWilder.
Irritados porque Bernie Sanders não é suficientemente progressista, cinco manifestantes pelos direitos dos animais saltaram as barricadas e correram para o palco onde o candidato democrata discursava em East Oakland, na Califórnia. Foram levados por vários agentes dos Serviços Secretos antes de conseguirem alcançar o orador. O grupo Direct Action Everywhere tem perturbado diversos eventos de Sanders. Um dirigente do DAE garantiu que um dos seus membros tinha sido agredido, mas Michael Briggs que é o porta-voz da campanha de Bernie disse que a segurança tinha lidado "profissionalmente"com a situação. As eleições americanas estão a ficar escaldantes. Só faltava aparecerem extremistas dos direitos dos animais. Uf...que idiotas!
Numa discurso em Istambul, transmitido em directo pela TV, o presidente Erdogan afirmou que as mulheres não são iguais aos homens, os muçulmanos devem multiplicar os seus descendentes e advertiu contra a pílula anticoncepcional. "Nenhuma família deve considerar o controlo da natalidade ou planeamento familiar", sublinhou o líder que é pai de quatro filhos. A taxa de fertilidade na Turquia é uma das mais altas da Europa.
O livro Life of Ai editado pela Taschen. A peça de barro, supostamente uma homenagem crítica à Coca Cola ou talvez não. Tudo depende do que está na cabeça de um artista conceptual e activista global. A exposição com o título de Translocation-Transformation que inaugura no dia 14 de Julho, em Viena.
É revelador como Moscovo conseguiu manter-se isolado das práticas críticas e das curadurias internacionais. Não se trata de estar nas "margens" do mundo da arte, mas sim de ser um tipo diferente de centro que permanece voltado para o seu interior. As características da arte contemporânea russa encontram-se na intersecção do legado do realismo socialista, a influência de grande alcance dos conceptualistas e a constante referência da vanguarda do século 20. No estranho mundo da pop art soviética há um humor sofisticado que o curador turístico sem uma investigação séria não consegue captar. O mercado real das galerias é fraco e as ofertas estão limitadas a um pequeno lote de nomes. Desde a época soviética, os artistas foram consolidando redes de comunicação, mostrando e discutindo as suas obras entre si, depois de fazerem exposições em apartamentos, estúdios e workshops. O mundo da arte informal ainda está muito vivo. Já não são os selvagens anos 90 quando tudo era possível. Está tudo no livro Reconstruction publicado pela Garage Museum. O desaparecimento das galerias russas e dos artistas do circuito da arte global, devido ao isolamento geopolítico da Rússia, a crise financeira, e as sanções económicas, torna ainda tudo mais difícil. Vale a pena destacar a exposição com o título de Magic Raw que está até 10 de Junho na Iragui Gallery, comissariada pelo jovem curador Alexander Zhuravlev, e onde é possível apreciar o trabalho dos artistas emergentes russos.
Depois dos candidatos explicarem as diferenças entre libertários e conservadores na Convenção que ocorreu num hotel de Orlando, um delegado cabeludo e gordalhufo subiu ao palco e fez um striptease. Vários delegados tomando os microfones, após a exibição de nudez, tentaram revogar a adesão do homem ao partido. Uma atitude nada libertária, diga-se. O mais importante foi que a convenção republicana foi contestada. Choveram os ataques a Donald Trump que alguns qualificaram de fascista. Isto é tudo muito divertido, mas parece-me paradoxal que o verdadeiro libertário pertença a um partido. Há aqui uma enorme contradição.
Segundo Andy Xie, ex-chefe do Morgan Stanley Asia Pacific, a elite mundial que participa no G7, G20, Davos e outras reuniões que "só desperdiçam o dinheiro dos contribuintes" estão errados ao tentar colocar a culpa da crise na psicologia das massas, quando todos os sinais apontam para um período prolongado de estagnação global e instabilidade. Nada de construtivo para a economia global, que se encontra à beira de uma nova recessão, sai dessas reuniões. É só conversa fiada. "O mundo passou de uma crise para outra. As pessoas estão protestando e com razão. "O factor mais importante no sistema manipulado é a política monetária ser usada para bombear os mercados financeiros em nome de estimular o crescimento. Entretanto sobem os preços dos imóveis em Manhattan, Londres e Hong Kong, bem como o preço da arte moderna. Essencialmente, o efeito da riqueza tem permanecido dentro de um pequeno círculo que frequenta Davos para felicitar os responsáveis políticos dos seus sucessos. Depois da crise financeira de 2008, o governo dos Estados Unidos e da Reserva Federal gastou triliões de dólares para resgatar os criadores da crise que, em vez de enfrentarem a falência e a cadeia, tornaram-se ainda mais ricos .O mundo está à beira de um prolongado período de estagnação e instabilidade. A estratégia da elite dominante vai no sentido de mudar a psicologia das pessoas. Infelizmente para eles, o mundo está pegando fogo que acabará por atingir os seus chalés em Davos".
Mais uma notícia que abalou o mundo das finanças. Martin Senn de 59 anos, ex-presidente executivo da Zurich Insurance, cometeu suicídio. Foi encontrado morto na sua casa de Klosters, uma estância de esqui. Tinha deixado o cargo em Dezembro nesta seguradora que emprega 55 mil pessoas e fornece produtos em 170 países. Começou em Zurique em 2006 e tornou-se CEO em 2010 da empresa que planeava adquirir a RSA Group no Reino Unido, mas o negócio não foi para a frente devido à deterioração do desempenho comercial dos seguros gerais de Zurique. De acordo com Bloomberg, a "abordagem conservadora" de Senn ajudou a Zurich Insurance a ultrapassar os problemas durante a crise financeira de 2008. Curiosamente, Pierre Wauthier que era o director financeiro da empresa, enforcou-se em 2013 depois de uma briga com Josef Ackermann, na altura presidente, a quem acusou de criar um ambiente de trabalho insuportável.
Parece que o Estado Islâmico está falido. Sem dinheiro. Segundo a WaPo, apareceu um post no Facebook, atribuído ao combatente Abu Assad Almani que mostra uma jovem mulher com cerca de 18 anos que está à venda por 8000 dólares. Horas depois, o mesmo indivíduo postou uma segunda imagem de outra mulher com os olhos vermelhos e chorosos ".A publicação sugere que não só é ISIS que se encontra numa situação financeira desesperadora. As centenas de escravas sexuais do grupo terrorista "enfrentam uma existência extremamente perigosa. Comercializadas, sujeitas a escassez de alimentos e medicamentos, e colocadas em risco diariamente por ataques militares". Mas nada disto foi confirmado. Pode ser contra-informação.
Neste fim de semana do Memorial Day decorre o Movement Festival que se realiza anualmente em Detroit. A cidade, que foi onde nasceu o techno, vai estar repleta de fãs de música electrónica de todo o mundo. Os Kraftwerk participaram na comemoração dos 30 anos de aniversário da Transmat, o rótulo lendário fundado por Derrick May, que também faz parte do conselho da MOCAD. A ligação
dos Kraftwerk e Detroit vem de há décadas. Ralf Hutter, membro do grupo alemão, afirmou numa entrevista à revista Rolling Stone, que "há uma conexão espiritual entre som industrial da Motor City e Kraftwerk. Ritmos automáticos, trabalho robótico e fantasias musicais estão acontecendo. É importante que as gerações mais jovens compreendam a linhagem". O festival encerra na segunda-feira com uma actuação de DannyTenaglia. Não falhava o seu show aos domingos no clube Vinyl, em Nova Iorque que fechou em 2004.
Nos últimos meses, uma misteriosa fotografia encontra-se num outdoor no topo de um edifício do bairro Condesa em Cidade do México. Mostra uma floresta exuberante, um cacto estranhamente iluminado e as palavras em espanhol: Donde Estamos? É uma obra do fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans que anuncia uma exposição no espaço Sonora 128, onde participa com outros artistas, que é "uma galeria aberta sem portas ". Bree Zucker é o criador deste conceito-projecto.
Segundo uma pesquisa, os residentes afro-americanos estão a ser deslocados para os subúrbios de Austin. Em muitos casos, isso pode significar uma menor qualidade de vida, com menos facilidades de acesso a supermercados e espaços verdes. Como a economia tecnológica de Austin tem crescido e a cena musical a transformou numa meca hipster, o imobiliário tornou-se cada vez mais caro. Está a acontecer uma gentrificação particularmente rápida. O preço médio da venda das casas aumentou mais de 50 por cento entre 2013 e 2015. "A população afro-americana tem estado em declínio constante durante quase duas décadas", observa o estudo do Instituto de Pesquisa de Política Urbana e Análise da Universidade do Texas. Ao longo desses 10 anos, Austin cresceu 20 por cento. Foi o terceiro mais rápido crescimento das grandes cidades dos Estados Unidos. Está até a tornar-se inacessível para muitas famílias da classe média branca.
A fundação ArtsConnection, que fornece educação artística aos alunos das escolas públicas de Nova Iorque, homenageou a actriz e escritora feminista Lena Dunham e a consultora de artes plásticas AmyCappellazzo que fundou e dirigiu a agência de arte Partners. Anteriormente actuou como líder no mercado da arte contemporânea durante 13 anos na leiloeira Christie. Vendeu algumas das colecções mais importantes da actualidade, enquanto continuava como consultora de várias fundações e empresas. Foi também assessora de arte, curadora e uma figura-chave no estabelecimento da Art Basel em Miami Beach.
Este fenómeno fantástico, conhecido como Manhattanhenge, ocorre ao entardecer quando o sol alinha perfeitamente com as ruas em grelha que funcionam a leste e oeste no grafismo de Manhattan. O tráfego e os arranha-céus são banhados por um luz vermelha e quente. Dura dois dias e acontece duas vezes por ano no solstício de verão. Acontece amanhã e novamente em 11 de Julho. Assisti a dois ou três com montes de pessoas a fotografar.
Cantora e actriz, Willow Smith encarna os novos códigos do cool made in Hollywood. A sua personalidade atípica levou Karl Lagerfeld a fazer desta jovem rapariga de 16 anos, filha do actor Will Smith, a nova embaixatriz da Maison Chanel. Mas o irmão da exótica beldade, o andrógeno Jaden Smith, que esteve no desfile da marca francesa Louis Vuitton no Rio de Janeiro, também tem carradas de estilo.
É estranho. Se ele bate todos os recordes de impopularidade na França (83% de acordo com a última pesquisa ), a imagem de François Hollande no exterior parece ser muito apreciada. Tanto assim que a fundação americana The Appeal of Conscience designou-o vencedor do "Homem do Estado World 2016". Esta distinção abrange os "líderes que apoiam a paz e a liberdade através da promoção e da tolerância, a dignidade humana e os direitos humanos, defendendo essas causas no seu país e trabalhar com outros líderes mundiais para construir um futuro melhor para todos". O comportamento de François Hollande, quando enfrentou os trágicos acontecimentos de Paris em 2015, tem a ver com a distinção. O prémio será entregue a 19 de Setembro de 2016, no jantar anual da Fundação no Hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque.
Enquanto Obama convivia com os japoneses em Hiroxima, Vladimir Putin aproveitou a viagem à Grécia para falar da "recente provocação da NATO na Europa". Em 12 de Maio, os Estados Unidos lançaram o seu sistema de defesa anti-mísseis com o nome de Aegis numa base de Deveselu, na Roménia. O presidente russo considera que o Ocidente está a ameaçar a paz na Europa central. Para o Kremlin o verdadeiro objectivo do escudo anti-mísseis é neutralizar o arsenal nuclear de Moscovo. Esta teoria foi repetida durante uma conferência de imprensa conjunta com Alex Tsipras na Grécia. O Vladimir Putin advertiu a Roménia e a Polónia que poderiam encontrar-se na mira dos rockets russos porque são hóspedes do escudo anti-mísseis dos Estados Unidos. Segundo a Reuters, o presidente russo avisou que teria de tomar medidas de retaliação, mas Washington e os seus aliados ignoraram as advertências. Desmontou a narrativa do Pentágono sobre a necessidade de se defender contra o Irão, que não faz sentido já que há um acordo internacional para conter o programa nuclear de Teerão. E admite implantar sistemas de mísseis Iskander em Kalinegrado para neutralizar, se necessário, o sistema de mísseis anti-balísticos na Europa.
Sábado, 4 de Junho. A partir das 11 horas. A Teresa Pavão propõe panos, sacos, fitas, chávenas, doces e açúcares. Rua São João da Praça, 120. Junto da Sé de Lisboa.
Marc Faber: "My impression is that the Fed will not increase rates any further this year – my impression is that the economy is actually weaker than the statistics would suggest. My impression will also be that eventually there will be some type of helicopter money in the U.S, or the launch of QE4." Quantitative Easing 4? Não acredito.
Algumas mulheres iranianas decidiram cortar os cabelos e vestirem-se como homens para evitarem as penalidades aplicadas pelo governo por não usarem um hijab. Em Abril, o chefe da polícia da moral Hossein Sajedinia anunciou que foram recrutados 7.000 oficiais à paisana para supervisionarem o código da vestimenta islâmica legalmente imposta. Desde de 1979 que é ilegal as mulheres saírem em público sem um hijab. Mulheres têm compartilhado selfies no Instagram com os cabelos curtos vestidos com roupas masculinas tradicionais. Há uma página executado por Masih Alinejad, uma jornalista iraniana e activista com sede em Nova Iorque. O governo vê esta campanha como resultado da influência ocidental e um desafio aos valores islâmicos do país. Na semana passada, oito mulheres supostamente envolvidas em agências de modelos on-line foram presas e julgados por um procurador de ciber-crimes do tribunal de Teerão. Uma reportagem da BBC News revelou que cerca de 170 pessoas tinham sido repreendidas numa investigação governamental, acusadas de "fazer e difusão da cultura e da promiscuidade imoral" através de sites das redes sociais. Foram 59 fotógrafos, 58 modelos e 51 gerentes de salão de beleza.
Esta gente do poder islâmico do Irão é tão fanática e fascistóide que declararam a inerrarrável Kim Kardashian uma "agente secreta do imperialismo". Segundo aquelas cabeças doentes, a celebridade americana está a trabalhar no Instagram para corromper a juventude iraniana.
Depois das colaborações com Karl Lagerfeld, Commes des Garçons, Alexander Wang e outros pesos pesados da moda, agora é a vez de Kenzo. O lançamento da colecção nas lojas da H& M em todo o mundo está prevista para 3 de Novembro de 2016.
A sociedade de espectáculo já não sabe mais que inventar. Agora associa o novo feminismo à figura da bruxa que é "uma figura atraente e marginalizada". Como eram mulheres poderosas assustavam o patriarcado. "A independência das mulheres é a grande força da feitiçaria", observa a dona da Atlantis Bookshop, a mais antiga livraria ocultista de Londres. Os filmes reformularam o papel das bruxas consideradas malvadas. "Bruxaria hoje é a religião padrão da rebeldia para adolescentes americanos. Os números são absolutamente estonteantes" afirma Geraldine Beskin. Em Nova Iorque, as bruxas de Bushwick são uma moderna associação de arte e moda colectiva. Hollywood também concentrou a sua atenção nas bruxas. Os ortodoxos russos qualificaram a banda Pussy Riot de bruxas. Para a sua colecção de 2016, a estilista Rei Kawakubo também explorou a força mágica das bruxas. Fantásticas roupas em azul.