segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Artistas de vanguarda

O Niemeyer Centre hospeda a exposição Joan Brossa & Alain Arias-Misson até 5 de Maio. Da poesia à palavra; da palavra para a rua, que reúne obras de poetas de vanguarda e artistas que possuem uma linguagem artística e poética própria. Assim, com esta exposição, comissariada por Alicia Vallina, o centenário do nascimento do artistas catalão e explora a relação intelectual e criativa que teve com o belga Arias-Misson. A exposição tem como objetivo expandir o conceito poético da obra de arte, com atenção para a palavra na poesia de rua feita na realidade pública e privada cultivada por ambos os artistas. Portanto, a poesia assume a aparência de uma imagem por criações Arias-Misson Brossa e, com eles desafia o espectador sugerindo diferentes leituras de objetos, imagens e espaços públicos.
A exposição foi dividida em duas seções, uma dedicada a cada artista. No bloco dedicado a Brossa, 78 elementos de produção artístico, como poemas-objetos, instalações, gravuras e de litografia está exposta, criando um espaço para a interligação entre eles. Por outro lado, no bloco Arias-Misson são colectados 21 poemas públicos, alguns deles acompanhados de ambientes específicos que definem cada poema. Assim, o espectador participa desse jogo em mudança, tornando-se um artista ocasional. Na exposição também ambos os caminhos são opostos: enquanto Brossa desenvolveu um interesse em objetificar a poesia, Arias-Misson rompe com a tradição da poesia através da "desintegração da palavra" foco em fonemas. Além disso,

( Joan Brossa e Alain Arias-Misson, da poesia às palavras, da palavra à rua  no  Centro Niemeyer , Avilés, de 1º de fevereiro a 5 de maio)










Sem comentários: