sábado, 31 de agosto de 2013

War

Esta série de imagens com o título de War do fotógrafo britânico Nick Knight foram publicadas num editorial da Big Magazine em 1997.

Upsetters


Wonderland

A capa da revista Wonderland de Setembro é Kit Harington, o protagonista do filme Games of Thrones.

Mulheres

Três fundadoras do movimento FEMEN vão deixar a Ucrânia onde são perseguidas e impedidas de dar continuidade ao seu trabalho. Anne Goutsol, Jana Ydanou e Alexandra Chevtchenko disseram que temem pelas suas vidas. Numa rusga à sede das activistas do feminismo a polícia encontrou uma pistola e uma granada, acusando-as provavelmente de "terroristas". Elas garantem que se trata de uma provocação.

Hotel Texas

Foi publicado pela Universidade de Yale o livro Hotel Texas que contem fotografias e ensaios de historiadores, sociólogos e curadores sobre a fatídica visita do presidente americano em Novembro de 1963. John F.Kennedy e Jackeline ficaram alojados na suite 850 do Hotel Texas, em Fort Worth. Eminentes figuras locais decidiram decorar o quarto, relativamente modesto, com obras de arte emprestadas pelos museus e coleccionadores locais. Peças de Picasso, Monet, Van Gogh, Henry Moore e outros aguardavam o casal que não chegou a dormir ali porque houve o assassinato. "Nunca devemos esquecer que a arte não é uma forma de propaganda, é uma forma de verdade..", sublinhou o presidente no discurso de agradecimento ao comité das artes. "In free society art is not a weapon and it does not belong to the spheres of polemic and ideology... Artists are not engineers of the soul. It may be different elsewhere. But democratic society – in it, the highest duty of the writer, the composer, the artist is to remain true to himself and to let the chips fall where they may.", acrescentou.

Artur e Augusto

Estes dois traquinas gatinhos atrapalharam o trajecto do Metro na linha de Brooklyn, em Nova Iorque, causando atrasos e transtornos aos utentes. Acabaram por ser apanhados e agora estão à disposição de quem os queira adoptar. Foram baptizados com os nomes de Artur e Augusto.

Under the Pressure

É uma banda de heavy metal síria que deixou Damasco e vive em Beirute. Editaram agora Under the Pressure. "Se não deixar o vapor sair haverá uma explosão", afirmou o vocalista Khaleb Omran que não simpatiza com o ditador Bashar al-Assad.

Os intelectuais

Os inspectores da ONU já saíram da Síria que aguarda a qualquer momento uma "incursão punitiva" dos Estados Unidos com França a tiracolo. Vladimir Putin comentou com a maior cara de pau que era um "total absurdo" pensar que o governo sírio estivesse envolvido no ataque com gases químicos. Uma sondagem revela que 64% dos franceses não apoiam esta intervenção. Hoje está a decorrer uma manifestação em Paris de apoio a Baschar al-Sad convocada pela União de Estudantes Sírios. Os chamados intelectuais, sempre prontos a colocarem-se em bicos dos pés, desta vez não se pronunciaram com excepção de BHL. Em Junho de 2011, sete escritores pressionaram o Conselho de Segurança para autorizar uma intervenção na Síria. "Il serait tragique et moralement inacceptable que, sous la menace d’un veto ou de telle ou telle abstention parmi vous, ce projet de résolution ne vienne pas à être soumis à votre conscience, qu’il finisse dans les poubelles du renoncement." O texto era assinado por Umberto Eco, David Grossman, Bernard-Henri Lévy, Amos Oz, Orhan Pamuk, Salman Rushdie et Wole Soyinka. Li o blogue Pacheco Pereira, um cata vento falante sem espinha dorsal, que já esquecido do incondicional apoio a George Bush na guerra do Iraque, tenta agora apresentar-se como um indivíduo que se rege pela dúvida metódica.

Intervenção na Síria

Já só cá faltava Bernard Henri Levy, o intelectual de serviço francês, vir apelar a uma intervenção na Síria. Por cá temos a destrambelhada da Ana Gomes, com um discurso inflamado, a dizer o mesmo. Espero que Obama pondere e não cometa tamanho erro.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cara Delevnigne

A modelo britânica Cara Delevingne, fotografada por Alasdair Mcllean e vestida com peças do criador Azzedine Alaia, é a capa da revista Industrie de Setembro.

A vida de Maomé

O Charlie Hebdo publicou a primeira banda-desenhada sobre Maomé. Porque não? Se há há inúmeras BDs satíricas, humorísticas ou pedagógicas que relatam episódios da vida de Jesus. "Nem a legislação francesa nem o Corão nos proíbem de desenhar. Consideramos as pessoas da cultura muçulmana como crentes, mas antes disso são cidadãos como quaisquer outros. O Islão continua lamentavelmente a ser um assunto tabu em França." Esta publicação semanal custa três euros mas o editorial assinala que não recebe dinheiro do Qatar, nem de anunciantes publicitários e nem de accionistas externos. "Em breve seremos os únicos vestígios de uma imprensa livre e independente vendida nos quiosques...", sublinha.

Desemprego

De acordo com os números do Eurotast registaram-se nos 28 países membros da União Europeia taxas variáveis do desemprego. A Áustria com 4,8 por cento, a Alemanha (5,7) e o Luxemburgo (5,7) são os estados que apresentam números mais baixos. Eslovénia, Grécia e Espanha encontram-se no topo. Há também uma chamada de atenção para o facto do desemprego ter aumentado em 17 países e descido em 11. A queda maior aconteceu na Letónia e na Estónia.

Questão Síria

Duas grandes capas. Eu gosto de Barack Obama mas, talvez levado pelo entusiasmo de François Hollande que quer desviar as atenções do desemprego galopante em França, parece que se precipitou quando tomou uma posição taxativa sobre os supostos autores dos criminosos ataques químicos. Parece que não é assim tão certo que a ordem tenha partido de Bashar al-Assad. Muitos acreditam que certos rebeldes receberam armas químicas através do príncipe Bandar bin Sultan, o chefe da inteligência saudita. Mas como a notícia vem dos espiões de Vladimir Putin convém desconfiar.

Cicciolina

Lembra-se da Cicciolina? Um ícone do cinema pornográfico que depois seguiu a carreira na política como deputada do Partido Radical em Itália. Ilona Staller chegou a ser casada com o artista plástico Jeff Koons com quem tem um filho. No cabelo loiríssimo uma coroa de flores, pele muito branca e os lábios pintados com bâton vermelho escuro. É nessa imagem que um editorial da V Magazine se baseia. Fotografada por Sebastian Faena, a modelo do topo Miranda Kerr encarna o símbolo sexual que veio da Hungria onde nasceu em 1961.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ed Ruscha

"Hollywood is a verb". 

Queens russas

Quatro pinturas do artista russo Konstantin Altunin que estavam expostas no Muzei Vlasti foram confiscadas pela polícia. Segundo as autoridades continham "propaganda extremista". A exposição onde Vladimir Putin eram retratados como drag queens acabaria por ser encerrada. Isto enquadra-se nas leis feitas para perseguir o LGBT, qualquer manifestação gay é punível com multa e prisão.

Soul Man


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Daniel Loeb

O magnata Daniel Loeb, gestor da empresa Hedge-Fund Third Point adquiriu 5,7 por cento da Sotheby`s Auction House que gerou uma receita de 768.500 milhões de dólares o ano passado, a maior parte proveniente dos leilões de vinhos, arte e pedras preciosas. Os accionistas congratularam-se com o investimento deste coleccionador de obras do pós-guerra e contemporâneas, bem como de peças de cariz feminista, que surge na revista Art News entre os 200 maiores coleccionadores do mundo. Em 2009 vendeu um ovo azul e rosa com assinatura de Jeff Koons por 5,5 milhões de dólares.

Lorna Simpson

Adoro o trabalho da artista afro-americana Lorna Simpson (Brooklyn, 1960) que utiliza vários meios de expressão, embora esteja mais focada na fotografia. Explora normalmente temas raciais e do género, colocando-se na vanguarda das mulheres e das minorias étnicas que ganharam visibilidade no mundo da arte. Começou a sua carreira como fotógrafa documental em Nova Iorque onde continua a viver com o marido, o artista James Casebere. Desde os anos 80, quando imergiu na cena artística, o casal tem vindo a concentrar-se nos domínios da critica social, abordando temas políticos como o sonho americano, o racismo e a globalização. A galeria francesa Jeu de Paume, dedicada à fotografia, apresenta até 1 de Setembro uma retrospectiva da obra de Lorna Simpson.

Lino Damião

Sem sombra de dúvida. Existe na pintura de Lino Damião (Luanda, 1977) uma identidade africana. Além das exposições, bienais e outros eventos artísticos, convém contextualizar o passado e o presente deste artista que adquiriu toda a sua formação em Angola. Face aos efeitos tecnológicos e aos grandes formatos que se impuseram no mercado da arte não deixa de ser fascinante deparar com uma vibrante realidade cromática onde se impõe uma espécie de signos representativos de conceitos mágicos que remetem para culturas ancestrais. No seu atelier-galeria de Lisboa acumulam-se telas, desenhos e quadros que constituem fragmento a fragmento a memória de um percurso. Olhando as obras, sem pretensões analíticas, diria estar perante uma linguagem que realça o poder expressivo da linha e da cor.
WB-Como é que descobriu a arte num país destroçado pela guerra?
LD-Comecei a desenhar com nove anos encorajado pelo meu pai que trabalhou como fotógrafo no Jornal de Angola. Encontrei alguns livros de arte em casa que me despertaram a curiosidade.
WB- No início a expressão artística dos artistas angolanos estava marcada pela mensagem política. Havia uma necessidade de afirmação nacionalista.
LD-Sim, mas depois essa atitude foi-se suavizando e actualmente já não é assim.
WB-Quando aborda a tela em branco já tem um plano estabelecido?
LD-Tenho um esboço. A partir daí viajo na tela, deixo simplesmente as coisas acontecerem.
WB-Como define o seu trabalho?
LD-Contem uma carga do imaginário trazido de Angola, mas já utilizo outras técnicas. Aparece quase sempre aquela figura sem pescoço a que chamo cabeça no ar.
WB- E quanto à sua colaboração com a produtora JJ Jazz que organiza concertos em Luanda?
LD-Contratamos sobretudo músicos dos Estados Unidos e da América Latina. A música angolana, em particular a semba, influenciou a minha pintura.
WB- Aprecia hip-hop?
LD-Não tanto.
WB- Em Angola há uma elite com muito dinheiro, suponho que já exista um florescente mercado da arte?
LD-A 1ª Trienal da Arte contribuiu para um arranque do mercado. Nunca vi tantos coleccionadores de arte em Luanda. É óptimo.  

Prince


Hackers


Os sites do jornal americano New York Times e do britânico Huffington Post estiveram inactivos durante três horas devido a um ataque de hackers apoiantes do regime do ditador sírio Bashar al-Assad.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Contas ocultas

"Todo esse optimismo sobre as previsões económicas parece ser um pouco excessivo, especialmente tendo em conta as questões técnicas que ainda estão escondidas tanto na contabilidade financeira central como local". (Alfonso Scarano, consultor financeiro independente e presidente da AssoTAG , numa entrevista ao blogue de Beppe Grillo).

TV On The Radio


MK Asante

No espaço cultural Powerhouse Arena, em Brooklyn, vai ser apresentado no dia 29 de Agosto o livro Buck do escritor, cineasta e professor afro-americano MK Asante. É uma memória da sua vida, como sobreviveu e prosperou com "paixão e compaixão". Além dos vários documentários, alguns deles premiados, escreveu três livros. Só li It`s Bigger Than Hip-Hop que comprei em 2010 na livraria Barnes & Nobles da praça Union Square em Nova Iorque.

Phillip Lim

Phillip Lim criou uma colecção para o Outono/Inverno 13 inspirada na tribo dos motards da Califórnia onde essa cultura nasceu nos anos anos 50 e se tornou moda. Os Hell Angels, os filmes, os concertos, os símbolos, as roupas, os adereços. Desde o mítico Perfecto que Marlon Brando vestia no filme The Wild One, às viagens alucinantes dos protagonistas de Easy Rider ou  fúria de viver de James Dean no Rebel Without a Cause. O blusão de cabedal negro, que é sem dúvida a peça central da indumentária, conta inúmeras histórias. Mas a colecção dirige-se sobretudo às namoradas dos motociclistas. "Há um apelo sedutor da masculinidade do uniforme quando usado no quadro feminino", afirmou o estilista chinês estabelecido em Los Angeles.  

Olivier Delamarche

Diz com ironia Olivier Delamarche que se a dívida não existe mais, então acabou-se o problema.

Só isto

É urgente que prevaleça o chamado "pensamento crítico". Os actuais políticos são incapazes de ver mais além da leitura das sondagens. Há quem encha a boca com as abstracções ilustradas francesas-o "povo", a "solidariedade", a "soberania". Paroles, paroles. Quem detém o poder fica indiferente aos interesses das pessoas comuns. Quando num rebanho se obriga a ovelha que vai à frente a embarcar num barco todas as outras a seguem voluntariamente. Mas não estou a falar da chicana política, do uso da mentira, da argumentação suja dos ressentidos. Ou dos que assumem posições por simples mimetismo. Para parecer que...

Miss Árabe

Dena Mekawi, estudante universitária de 23 anos, vai participar no concurso de beleza Miss Árabe que se realiza no dia 31 de Agosto em Scottsdale, no Arizona. Nasceu nos Estados Unidos mas tem raízes egípcias. Disputam o título mulheres com raízes iraquianos, sírias, palestinas, sauditas e argelinas. O desfile em fato de banho está excluído da competição.

Nouriel Roubini

O economista americano Nouriel Roubini declarou ao jornal italiano La Reppublica: "With the crisis soon spread to the $ 300 even now, the markets may punish Italy. It is breaking due to Berlusconi's unofficial pact, a kind of gentlemen's agreement that was to avoid any political upheaval before the German elections. We live in a state of controlled volatility but if the situation is screwed, as now seems tutt 'nothing but impossible, the consequences could be very heavy for Italy".

Jim Rogers

Jim Rogers diz que, devido às perturbações na Síria, os preços do ouro e do petróleo vão subir. "They will absolutely move up. They might move up so much that one will have to sell them. They may spike up depending upon what kind of war it is and how the war evolves. If oil goes up to a couple of hundred dollars a barrel on the war, then I would probably have to sell it because it would be a spike and no matter how bad the war is, I do not think it would keep the prices that high. Likewise with gold, if it went up a whole lot, I would have to sell it and it could happen. But at the moment, I am not buying gold or oil in the west. In India, you have a serious problem because of your economy and your currency. You do need to own real assets in India..."

Aprender

Robert Kiyosaki ‏: "The most successful people in life are the ones who ask questions. They’re always learning. They’re always growing. They’re always pushing".

Gleen Beck

Gleen Beck, produtor de programas televisivos, comentador político incendiário associado à direita libertária, disse que a Terceira Guerra Mundial vinha aí. "Os Estados Unidos e a NATO preparam-se para invadir a Síria ainda esta semana. O governo americano saiu do armário", comentou.

Versão de Bashar

O ditador Bashar Al-Assad  deu uma entrevista ao jornal russo Izevestia sobre a situação na Síria. Garantiu que o seu país nunca será "uma marioneta do Ocidente". Qualificou os rebeldes de "terroristas criminosos, financiados pelo exterior, que matam pessoas inocentes e destroem as infraestruturas". Sublinhou ainda que o terrorismo é "um escorpião que pica em qualquer altura". Nega com firmeza que o governo tenha utilizado armas químicas. Os políticos americanos e os seus aliados só procuram um pretexto para intervir como fizeram no Iraque, mas espera que a Rússia não permita a concretização desse plano. "Na Síria não assistimos a uma revolução popular. Isto é terrorismo", insiste. E avisou o inimigo americano que vai perder esta guerra, como já "perdeu todas as outras em que se envolveu desde o Vietnam".

End Game

O lixo das teorias da conspiração na Internet é nojento, mas por vezes não resisto e lá vou verificar as invenções destas cabeças doentes. Li o memorando End Game onde, como sempre, se tenta desacreditar os Estados Unidos culpando-o de todos os males do mundo. É assim. No final da década de 90, uma elite de funcionários da Reserva Federal teria discretamente montado uma cabala no sistema bancário, reduzindo os regulamentos financeiros em todo o mundo. Este facto estaria na génese do desemprego em Espanha, do desespero dos grevistas na Grécia, dos motins na Indonésia e da falência de Detroit. Coitados dos países vítimas, tão incautos e poupados, geridos por governos inteligentes e impolutos. O chefe deste jogo secreto teria sido Larry Summers que agora se encontra na lista de Barack Obama para ocupar o cargo de presidente da Reserva Federal. (Vice.com)  

David Beckham

Acabam de ser divulgadas as imagens da colecção Bodywear promovida por David Beckham para a H&M com que colabora pela terceira vez. Josh Olin fotografou-o na atmosfera old fashioned de um vestuário do East End, evocando o inicio da sua fulgurante carreira em Londres. As peças já se encontram à venda nas 49 lojas internacionais da marca. Ui...o craque continua hot, mas as tatuagens em expansão prejudicam a estética daquele corpo tonificado. Há ainda o vídeo dirigido pelo cineasta Guy Richie.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Low, low

A companhia aérea Ryanair tem sido alvo de várias acusações. De escravizar os funcionários com horas de trabalho não pagas, de intimidar os pilotos e de impor uma política de poupança no combustível, o que levanta preocupações de segurança. Esta fotografia de Michael O`Leary, o CEO da empresa rodeado de meninas de rabo empinado, é ridícula.

Intercourses


Jesper Just

O artista visual Jesper Just, que representa a Dinamarca na Bienal de Veneza 2013, fez um pequeno filme com o título de Sirens of Chrome que gira em torno de três mulheres afro-americanas a vaguear dentro de um Chevy preto nas ruas desertas de Detroit. Essa "viagem" pontuada por uma melancólica música de piano e aparentemente sem sentido, termina no Michigan Theater agora transformado num parque de estacionamento. Segue-se uma sequência de dança, batida rítmica dura simulando um confronto violento com uma quarta mulher. O estereótipo americano da condução atemporal e uma espécie de West Side Story. Adoro as curtas metragens deste artista que recusa as tendências do vulgar documentário e o esteticismo da video-arte mais recente. Em 2006, quando da exibição de No Man is An Island numa galeria de Nova Iorque, disse-me ter uma enorme admiração por Luchino Visconti. Não gosta dos filmes de Almodóvar onde os "personagens falam demais". Mas não se importa que o associem a David Linch ou a Matthew Barney.

Pombos em Moscovo

A cidade foi invadida por estranhos pombos que parecem zombies saídos da séria televisiva Walking Dead. Andam para trás sem mover a cabeça. Há gente que vê naquilo uma profecia do Apocalipse. Os veterinários aconselham as pessoas a não tocarem naquelas bizarras aves que, segundo as análises laboratoriais, têm uma doença chamada salmonelose.

Contra a Sharia


A televisão francesa apresenta hoje um documentário sobre a egípcia Aliaa Magda Emahdy que participou num protesto de nudez, provocando uma gigantesca polémica. Foi ameaçada de violação, prisão e até de morte. Refugiou-se na Suécia onde continua a luta contra os testes da virgindade e todas as práticas fascistas do machismo tradicional árabe.

Questão alemã

Vale a pena comprar a New York Review of Books. Este número de Verão vem recheado de artigos interessantíssimos. Timothy Garton Ash escreveu sobre a Alemanha que considera "um país civilizado, livre e próspero. Os alemães são cumpridores da lei, moderados e cautelosos. As suas muitas virtudes podem ser resumidas como a banalidade do bem". Critica até as palavras idiotas do político francês Jean-Luc Mélanchon: "Ninguém com o gosto de viver quer ser alemão". Deve haver montes de pessoas deprimidas porque a Alemanha, numa votação da BBC onde estavam incluídos 25 nações, ficou em primeiro lugar, dez pontos acima da França. Mas nem tudo são rosas. O escritor inglês aponta-lhe alguns dos pontos fracos e coloca uma questão pertinente: pode o país mais poderoso da Europa liderar a construção de uma zona Euro sustentável numa UE forte e credível a nível internacional? Pode, mas não sozinha.

Go to Hell

Duas ideias de liberdade muito distintas. "Go to hell", a obscena mentalidade dos islâmicos e a exposição artística do corpo do DJ Hell. "Para que a democracia seja praticável, o povo deve estar livre de ódios e também do temor à subordinação". (Bertand Russel)

domingo, 25 de agosto de 2013

Wyclef Jean


Casa Cubo

Artistas, curadores e galeristas que visitam o Brasil costumam ficar na Casa Cubo, uma residência situada num condomínio fechado do elegante bairro dos Jardins, em São Paulo. Desenhada por Isay Weinfeld, que concebeu o Hotel Fasano, segue a estética minimalista da geometria que caracteriza a obra desta nova estrela da arquitectura brasileira, embora ele diga "o meu estilo é não ter estilo". Os donos da casa, um casal jovem com três filhos, possuem uma valiosa colecção de arte internacional.