quinta-feira, 19 de março de 2015

Okwui Enwezor

O nigeriano Okwui Enwezor, que se mudou para os Estados Unidos em 1982 para estudar ciências políticas na Universidade de Cornell, vai ser o director artístico da 56ª edição da Bienal de Veneza 2015 que abre no dia 9 de Maio. Poeta, crítico de arte e editor pareceu-me uma das pessoas mais interessantes e articuladas que actualmente trabalham no universo das artes. Quando o entrevistei na sua casa de Brooklyn, onde comi uns camarões com picante magníficos preparados por ele, disse-me que ser africano não tinha qualquer influência no seu trabalho. O que é a arte? Perguntei-lhe. "Ainda estou à espera que alguém me responda a essa questão. Eu interesso-me pela arte com uma dimensão psicológica, filosófica e política...", sublinhou.

Sem comentários: