quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Perda do ISIS



Num raro comunicado, o Estado Islâmico anunciou que o sírio Muhammad al-Adnani (1977) tinha sido morto. Era o segundo homem na hierarquia do ISIS, porta-voz não oficial dirigia os ataques terroristas no exterior. Bakr al-Baghdadi surge como o rosto do grupo terrorista, mas al-Adnani era bastante mais perigoso para o Ocidente. Os Estados Unidos e a Rússia queriam a cabeça deste estratega do terror. Desde Outubro deixou mais de 500 mortos em ataques em todo o mundo e, aparentemente, ajudou a inspirar o massacre em San Bernardino. A agência de notícias Amaq disse que Adnani morreu quando inspeccionava os combatentes na área de Aleppo. Não revelou a causa da morte mas garantiu que estão "determinados a vingarem-se pelo assassinato do líder mártir". O IS sublinhou ainda que "os descrentes imundos e os titulares do emblema Cristo vão ter de enfrentar uma nova geração que ama a morte mais do que a vida". Um número de seguidores do ISIS e os membros capturados e interrogados nos últimos dois anos, incluindo os jihadistas franceses Faiz Bouchrane e Reda Hame, confirmaram que Adnani chefiava as forças especiais da organização. Fazia discursos de ódio. "Pode matar um americano descrente ou europeu - especialmente o rancoroso e corrupto francês - ou um australiano ou um canadiano ou qualquer outro descrente dos incrédulos em guerra, incluindo os cidadãos dos países que entraram numa coligação contra o Estado islâmico. Então confiar em Alá, e matá-los de qualquer maneira ou forma. Pode ser esmagar-lhe a cabeça com uma pedra, ou abater com uma faca, ou atropelá-lo com seu carro, ou atirá-lo de um lugar alto, ou sufocá-lo ou envenená-lo". Incentivou directamente ataques de lobos solitários contra civis e membros das forças armadas". Segundo o jornalista Graeme Wood esta morte representa um duro golpe para a organização. "Provavelmente será a morte mais significativa desde a declaração do califado", afirmou. Alguns analistas sugeriram que a resposta imediata do Estado Islâmico seria organizar ataques terroristas ainda mais mortais no exterior não só como uma retaliação, mas para demonstrar ao mundo que o vazio deixado pela morte de Adnani foi preenchido".

sábado, 27 de agosto de 2016

Reino Unido


Depois do Apocalipse prometido por certos políticos e os medias, a economia da Grã-Bretanha pós-Brexit registou um crescimento económico notável, enquanto o alemão caiu para o seu nível mais baixo desde Dezembro de 2014. Poucos meses após a Brexit, o índice de volume de vendas a retalho ascendeu a 9 por cento, o valor mais elevado desde Fevereiro. A confiança dos consumidores também melhorou em todos os sectores a um ritmo nunca visto em três anos e meio. Assim, as vendas de jóias e relógios subiram 3,1% mensal, mais 16,6% em relação ao ano anterior. Comida, pronta-a-vestir...óptimo. Scott Corfe, o director do Centro Britânico para a Investigação sobre a economia disse: "Esta melhoria na confiança do consumidor após a notícia positiva noutros domínios económicos enfraquece o argumento daqueles que previam um desastre". r

Arte NY


Da arte "rentrée" de Nova Iorque, destacam-se duas mulheres. Entre 8 de Outubro e 26 de Janeiro a artista de vídeo suíça Pipilotti Rist vai ocupar três andares do New Museum com a instalação Pixel Forest. O Museu de Brookyn inaugura em 4 de Novembro uma exposição de Marilyn Minter com o título de Pretty/ Dirty que inclui uma série de fotografias desde o início da carreira da artista, evoluindo para as suas pinturas sensuais e vídeos mais recentes sobre a construção da feminilidade.

Contra Chris Dercon


Chris Dercon, o director da Tate Modern, no próximo ano vai assumir a chefia do Volksbühne, o segundo maior teatro estatal de Berlim. Após 25 anos de liderança do alemão Frank Castorf, o anúncio não agradou à comunidade que teme revisões que ameaçam as tradições estéticas do teatro alemão. No entanto, um grupo internacional de curadores, artistas e outros "iluminados" do mundo da arte descrevem a nomeação como "uma escolha ousada e inspirada." Entre essas vozes, destacam-se Okwui Enwezor, Hans Ulrich Obrist, Rem Koolhaas, Phillipe Parreno, Okwui Enwezor e Ai Weiwei. Em Junho, 90 funcionários e 80 freelancers da Volksbühne enviou uma carta para o Berliner Abgeordnetenhauses expressando profunda preocupação sobre os padrões artísticos elitistas do belga Dercon. Volksbühne significa "Palco do Povo "e foi criado em 1914 como um teatro da classe trabalhadora comprometida com o experimental.

Peter Murphy


Revistas


Crianças do Estado Islâmico


O Estado Islâmico divulgou um vídeo ontem onde exibe o assassinato de cinco prisioneiros por crianças-soldados, uma delas supostamente britânica. Nas imagens, os meninos uniformizados são vistos gritando palavras em árabe e apontando armas para os homens ajoelhados na sua frente. O uso de crianças em vídeos de propaganda do EI é comum, mas essa parece ser a primeira vez que um miúdo de origem ocidental aparece. Segundo o jornal The Sun, o britânico é identificado como Abu Abdullah al-Britani, O apelido já foi usado por diversos combatentes do Reino Unido que se uniram ao EI. Um curdo, um egípcio, um tunisino e um uzbeque também surgem na filmagem. De acordo com uma investigação da Fundação Quilliam, organização de combate ao terrorismo, há pelo menos 50 crianças britânicas a viver em territórios controlados pelo Estado Islâmico. Outros vídeos do grupo extremista afirmam que crianças a partir de 10 anos já participam dos treinos militares rigorosos e são doutrinadas para o jihadismo.

Protestos na Bolívia


O presidente boliviano, Evo Morales afirmou que o país estava a "viver um dor profunda" com o violento assassinato do vice-ministro do Interior, Rodolfo Illanes, quando tentava negociar com os mineiros em greve. Segundo a Reuters foi sequestrado, torturado e espancado até à morte. A tensão subia numa região onde os salários estão diminuindo depois da queda do preço dos metais. Os mineiros exigiam trabalhar para empresas privadas que prometem colocar mais dinheiro nos seus bolsos. Dizem que Morales se tornou um figurante dos ricos e não fez nada para ajudar os trabalhadores a fazer face às despesas, enquanto a economia desacelera. Dependente do gás natural e dos minerais, que representam mais de 70 por cento das vendas da exportação, a Bolívia tem assistido a um crescimento da agitação social. Morales garantiu que os protestos parecem ser parte de uma "conspiração política, em vez de uma reivindicação social legítima". Fatal como o destino. Estes ditadores com o rótulo de esquerda da América Latina são tão maus como os anteriores da direita. Enriqueceram e aproveitaram-se daquilo a que chamam "socialismo".

Odioso Mugabe


Mugabe deu ordens de prisão aos "ratos chamados atletas" depois do Zimbabwe regressar ao país sem medalhas olímpicas. "Perdemos dinheiro do país com esses ratos a que chamam de atletas. Nem sequer venceram medalhas de cobre ou latão (referindo-se a 4ª e 5ª posições) e o nosso dinheiro foi para o lixo. Se precisávamos das pessoas apenas para ir ao Brasil cantar o nosso hino nacional e içar a bandeira, mais valia termos enviado algumas das belas raparigas e rapazes da Universidade do Zimbábue para nos representar".

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

The Art Punk


Raymond Pettibon


Em Fevereiro de 2017, o New Museum de Nova Iorque vai inaugurar uma grande exposição com foco na obra de Raymond Pettibon. Durante mais de trinta anos, o artista foi narrando a história, a mitologia e a cultura da América com uma voz prodigiosa e singular. Os seus desenhos revelam uma inteligência poética e uma crítica estridente. É sem dúvida uma figura central da arte americana. A exposição inclui mais de 700 desenhos da década de 1960 até o presente, bem como vários vídeos feitos em colaboração com outros artistas e amigos músicos.

Oakland


Detroit é a cidade mais perigosa da América. Em segundo lugar da lista negra encontra-se Oakland (Califórnia) onde os preços das casas estão a subir cerca de 13 por cento. Está a ser procurada por jovens.

RuPaul`s Drag Race


Na série RuPaul’s Drag Race competem drag queens em provas de moda, fotografia e comédia. Apresentado por RuPaul, uma das figuras mais famosas do meio, o programa é uma espécie de mistura entre America’s  Next Top Model e Project Runway com muito mais drama e brilho
A série que acumula 8 ciclos e mais de 100 participantes vai estrear hoje a sua segunda temporada “All Stars“, onde ex-competidoras voltam a disputar um título ainda mais exclusivo já que é uma competição das drags que ficaram famosas pela sua participação anterior nos programas. Vilãs e boazinhas defrontam-se.

Castigo de Alá


Na sequência do sismo de 24 de Agosto de 2016 em Itália, que matou pelo menos 120 pessoas, os apoiantes do Estado Islâmico (IS) nas redes sociais dizem que foi um castigo de Alá. Pois..e a perda de território na Síria e Iraque? Sobre essa derrota não dizem nada. O exército iraquiano recuperou Qayyara, uma região de petróleo que estava nas mãos do ISIS.

With Her


Apesar do sinistro Julian Assange que tem feito uma campanha contra Hillary Clinton, a candidata democrata vai ganhar a presidência dos Estados Unidos. Precisa só de conquistar a geração do milénio blue collar. Cerca de 40 por cento dos jovens não conseguiu passar do ensino médio, de acordo com uma análise recente do CIRCLE, um centro de pesquisa especializado em questões da juventude. O ponto fraco de Clinton é a sua posição entre os eleitores menos instruídos. De acordo com uma recente sondagem, Donald Trump goza de uma liderança de 40 pontos entre os eleitores brancos de todas as idades sem um diploma universitário. Para conquistar os jovens eleitores brancos da classe trabalhadora, ela vai precisar de "defender uma série de questões económicas sem glamour", como sublinha Rebecca Nelson num excelente artigo publicado na New Republic. Sem dúvida que esta sanha contra Hillary tem muito que se lhe diga. É suja.

Bruce Gilden


A partir de 17 de Setembro, a Leica Myfair Gallery de Londres apresenta uma exposição do fotógrafo americano Bruce Gilden com o título de Detroit: Against the Wind. Baseia-se na sua primeira visita à cidade em 2009, regressando no início deste ano para captar o espírito resistente da cidade numa série de imagens a preto e branco. "É difícil acreditar que há quarenta anos atrás era uma grande cidade americana, um exemplo brilhante da classe média e um epicentro próspero da indústria e da criatividade", afirma o fotógrafo do agência Magnum lembrando o fabrico de automóveis e a lendária gravadora Motown. "Hoje ainda é uma cidade muito especial. Sou inspirado pela beleza deste lugar apocalíptico, um lugar que gera violência  e onde persiste a baixa escolaridade e a pobreza. É uma cidade que sofre, mas manteve a sua alma". Nascido em Brooklyn, Bruce Gilden passou muito tempo a fotografar a "cidade fantasma" que nas últimas cinco décadas viu a sua população de 1,8 milhão diminuir para menos de 700.000 pessoas. Vítima da desindustrialização entrou em falência.

Bjork Digital


Ao longo de sua carreira de décadas, a multidisciplinar compositora e artista Björk não parou de inovar no campo criativo e da imagem. A sua experimentação tem desafiado os limites de género e da própria música. Durante Setembro e Outubro apresenta na Somerset House de Londres uma exposição de obras digitais e de vídeo. Björk Digital é acompanhada por um show no Royal Albert Hall.

Lena Dunham


No início deste ano, Lena Dunham entrou numa disputa altamente publicitada com a revista espanhola Tentaciones. Irritada com o facto da sua foto na capa ter sido retocada pelo photoshop. "Este não é o meu corpo", disse a escritora e actriz americana que é uma gordinha sem complexos. Agora surgiu na campanha de uma marca de lingerie, sediada na Nova Zelândia, junto com Jemima Kirke que é uma das protagonistas da série Girls. A empresa tem como política "mostrar as mulheres vestindo roupas íntimas tal como são"

Ai Weiwei censurado

   

 Ai Weiwei, o artista chinês que tem incidido na crise dos refugiados e no tratamento de dissidentes políticos na China, afirmou que o seu trabalho foi removido da China Yinchuan Biennale por razões políticas. A exposição, programada para abrir no Museu de Arte Contemporânea de Yinchuan dentro de duas semanas, inclui outros artistas como Anish Kapoor e Santiago Sierra. De acordo com uma carta recebida, a decisão foi tomada por altos funcionários devido às posições políticas de Ai Weiwei .

Sonia Rykiel (1930-2016)


La estilista francesa Sonia Rykiel, fundadora de la marca com o seu nome, morreu a noite passada em consequência da doença de Parkinson de que já sofria há alguns anos. Nascida em Paris, abriu a sua primeira loja em Saint Germain des Prés. As listas, o jersey e a cor negra marcaram-lhe o estilo.

Arte na BBC


O comediante Vic Reeves vai recriar uma performance Dada como parte de uma nova temporada sobre arte na BBC Four. Explora o espírito do movimento no centésimo aniversário da sua fundação em Zurique. Os artistas visuais Martin Creed e Terry Gilliam também participam no programa que se propõe explorar como o Dada ajudou a moldar a cultura do século vinte. A temporada da BBC inclui ainda outros programas. Um deles intitula-se "Quem tem medo do Conceptual?" e há ainda um documentário que coincide com o 40º aniversário da exposição do artista americano Carl Andre na Tate, em 1976. A instalação dos 120 tijolos dispostos no chão provocou uma enorme controvérsia.

No fio da navalha


Is Portugal the next shoe to drop in Europa? (Zero Hedge). Lembra que o destino de Portugal está nas mãos de DBRS, a única agência de notação a atribuir uma classificação de grau de investimento para a sua dívida soberana (Fitch, Moody e S & P baixaram a classificação da dívida do país para lixo). O rating DBRS é, literalmente, a única coisa que permite a Portugal aceder ao programa da compra de títulos do Banco Central Europeu. DBRS vai actualizar a classificação de Portugal em 21 de Outubro e os investidores do risco soberano do país estão começando a ficar nervosos. "Até à semana passada parecia haver pouca preocupação sobre um potencial rebaixamento entre os investidores. Isso mudou quando o lançamento do 2T 2016 o PIB registou um crescimento mínimo. Fergus McCormick, chefe de ratings soberanos da DBRS, observou recentemente em entrevista à Reuters que, embora a dívida de Portugal carregue uma classificação de "estável" que a situação parece estar se deteriorando... As pressões parecem vir de várias frentes. A avaliação de Outubro virá apenas uma semana depois de Portugal fornecer à Comissão uma lista dos novos cortes para obter um défice orçamentário abaixo dos 3 por cento do PIB". O blogue refere o aumento do salário mínimo, o aumento dos feriados a reversão das reformas-chave e da desfavorável conjuntura internacional. "Como dissemos num post intitulado  Something Inesperado aconteceu quando Seattle aumentou o salário mínimo. A esquerda não entende a economia básica do debate do salário mínimo. Parece que os políticos vão ficar com as suas narrativas, mesmo quando confrontados com o colapso do bem-estar económico do seu país".

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Miranda July


É uma das mulheres americanas mais criativas. Miranda July, com a sua prática artística multifacetada e singular, surgiu nos anos 90 como membro da banda The Need. Esta americana de LA também se envolveu, com as suas peças e colagens de som, no projecto Riot Grrrl. Em 2013 publicou a novela The First The Bad. Artista visual, escritora, cineasta e actriz-roteirista produziu 40 objectos do romance na vida real. Pessoais e femininos. Desde sutiãs, biquínis, saltos altos, e produtos de beleza pertencentes à sua protagonista Cheryl, uma mulher que vive sozinha com as suas obsessões. Desenvolveu um aplicativo chamado Someone para a Prada onde a arte da performace e a tecnologia, se fundem. Hoje, suporta jovens músicas e escritoras do sexo feminino, como Lorde e Tavi Gevinson ou Lena Dunham. No ano passado fez uma parceria com a marca de parisiense Heart, Heart, Heart da designer brasileiro Iracema Trevisan. Produziram uma colecção de lenços e écharpes de seda com mensagens e pequenas notas de amor. Em 2005 lançou a longa- metragem Me and You and Everyone We Know onde explora as idiossincrasias humanas.



Jill Stein


Jill Stein, a candidata presidencial do Partido Verde, defende a energia alternativa. Na terça-feira, ela queimou um de seus próprios partidários. Num comício da sua campanha no National Press Club em Washington, acusou o famoso Noam Chomsky de ser um covarde por subscrever "esta política do medo, em vez de defender o que acredita." O ícone de 87 anos da esquerda, apesar de apoiar Stein, disse que a única "escolha racional" para os eleitores do balanço de estado é votar em Hillary Clinton. Contra Donald Trump. A candidata afirmou ainda que a personagem de Clinton "não é compatível com alguém que você deseja confiar como líder do país". Esta simpática senhora ainda não percebeu o filme.

Ataque em Cabul


 Amichai Stein
‏@AmichaiStein1
#BREAKING: Explosions & gunfire reported at the American University of Afghanistan in Kabul.

Homens armados invadiram hoje a Universidade Americana do Afeganistão em Cabul. Testemunhas disseram ter ouvido tiros e explosões. De acordo com relatos dos media, os atacantes infiltraram-se na instituição de ensino. Professores e centenas de estudantes encontram-se no interior do edifício, mas alguns teriam escapado através das portas de emergência. A CBS confirma a notícia. O fotógrafo Massoud Hossaini da agência Associated Press, que já ganhou o Pulitzer Prize, escreveu no Twitter que está preso lá dentro com os outros.

Mulheres ou coisas?

Creedence Clearwater


Laico não dá


Um trabalhador de saúde de 34 anos foi atingido com dois socos no rosto pelo marido de uma paciente que entrou de emergência da maternidade do Hospital Pellegrin em Bordéus, em França. O homem, obviamente muçulmano, e a mulher grávida que usava um véu a tapar o cabelo, chegaram ao hospital cerca de 20 horas. Havia um problema que deveria ser considerado. Mas, por razões religiosas, o homem opôs-se a que ela fosse atendida por um médico do sexo masculino.

Steve McQueen



O artista visual e cineasta Steve McQueen de 46 anos vais receber a mais alta distinção do Instituto de Cinema Britânico na cerimónia  do Festival de Cinema de Londres em 15 de Outubro. Autor de três filmes, um deles contemplado com o Óscar (12 Years a Slave) ganhou o Turner Prize em 1999. Actualmente está trabalhando numa série com seis partes da BBC sobre as histórias de uma comunidade indiana de Londres Oeste, a partir dos anos 60 até hoje. Há meses fez um anúncio para a Burberry de que gosto muito.


Jogo perigoso

O investidor Marc Faber, uma voz destacada na comunidade financeira, faz soar o alarme. Prevê uma correcção perto dos 50 por cento no mercado das acções. A volatilidade é o nome do jogo. O preço do petróleo está a subir e o dólar está caindo. A turbulência ao redor do mundo nunca foi tão elevada e uma sombra sinistra espreita lá no fundo, pronta a atacar. "A situação que enfrentamos vai acabar num colapso de proporções épicas. O mundo financeiro é agora uma bomba-relógio que aguarda o momento para explodir. Os únicos que não parecem estar cientes desta perigosa situação são as elites que actualmente lucram com essa turbulência e os seus porta-vozes da grande media que se sentem felizes de ajudar na destruição do mundo financeiro ocidental. Afinal de contas, daria uma boa história, certo? (Nathan MacDonald)


Acessible Art Fair



As feiras de arte ao serviço do espectáculo banalizaram-se. Recentemente, o curator e crítico Kenny Schachter referiu a Miami Art Fair como "o fim da história da arte", qualificando-a como um mercado da arte bombom, rica em calorias mas não particularmente boa".  Entre 22 e 25 de Setembro realiza-se a Accessible Art Fair de Bruxelas. Lançada por Stephanie Manassés em 2007, tornou-se um paradigma da nova arte, já que o controlo do evento foi entregue aos próprios artistas para "remover barreiras entre o artista e o comprador". Encorajada pelo sucesso, a directora fez uma parceria com o MvVO de Nova Iorque, uma inovadora plataforma com o objectivo de criar oportunidades para os artistas emergentes. No início de Novembro vai levar à Gotham City uma nova versão da Accessible Art Fair em Novembro decorrerá no Clube Nacional de Artes, em Gramercy Park..

terça-feira, 23 de agosto de 2016

California


Estilo da Grimes


A songwriter canadiana Claire Boucher, mais conhecida como Grimes, cultiva um estilo alternativa e diferente. Os seus looks extravagantes são são suportados por peças exóticas e não se preocupa com o que os outros pensam.