A história da ascensão do pintor romeno
Adrian Ghenie (1977) não é inédita. Tornou-se o menino querido dos curadores internacionais e das casas de leilão em apenas doze anos. O mundo da arte adora ungir jovens talentos. Com uma habilidade prodigiosa e a ajuda de muitas mãos ao longo do caminho, emergiu como uma estrela mais durável. E actualmente é um activo desejado. Este artista
lida com temas sombrios e históricos. O seu estilo já foi comparado com o de Francis Bacon: “Apesar da crença das pessoas, Bacon nunca foi uma fonte direta de inspiração para mim ... Neste ponto de minha carreira, eu faço o que eu sempre fiz - roubo de todo mundo", afirmou. A verdade é que atinge milhões nos leilões. Os seus preços aumentaram 160 vezes na última década.
Marc Glimcher, presidente da
Pace Gallery, que espera montar outra exposição individual com o artista daqui a dois anos em Hong Kong ou Nova Iorque, afirmou: “Alcançar esse nível de popularidade e poder é um enorme desafio para alguém com 41 anos e que tem de ficar na frente da tela vazia, sabendo que o mundo está pagando quantias ridiculamente grandes em leilão por elas. A resposta de Adrian foi continuar a experimentar ... São realmente boas pinturas. É por isso que ele está onde está".
Sem comentários:
Enviar um comentário