terça-feira, 5 de junho de 2018

Mulberry Street

O premiado cineasta Paul Stone, um contador de histórias conhecido pelos seus retratos humanos  crus e emotivos, fez um documentário sobre a Little Italy de Nova Iorque que perdeu a alma com a gentrification. A sua curta-metragem intitulada Mulberry estreou no Tribeca Film Festival em 2016. O realizador lamenta a perda das tradições naquele bairro, separado da China Town pela Canal Street. Onde havia uma comunidade infelizmente cada vez mais reduzida. Nos últimos anos, dirigiu várias curtas que mostram como a gentrificação afecta negativamente a personalidade da cidade de Nova Iorque. Em 2006, fez Tales of Times Square que explorou a gentrificação da Times Square. "A inspiração para o filme Mulberry cresceu da minha crescente frustração com a forma como o meu bairro diversificado da classe trabalhadora estava se transformando num parque temático para jovens de hedge Funds, ricos e intermináveis ​​fluxos de turistas. A gentrificação gradual que levou décadas estava rapidamente se tornando hiper-gentrificação e senti-me compelido a documentar o que restava da Little Italy antes que a comunidade e a sua cultura única fossem apagadas da história de Nova Iorque para sempre. O meu primeiro desafio foi fazer com que os moradores falassem diante das câmeras. Muitas das pessoas estavam sendo perseguidas e processadas por proprietários gananciosos que estavam tentando pressioná-los a saírem dos seus apartamentos alugados. A minha primeira entrevista foi com Dominic Ferraro, um residente de longa data. Historicamente, a Little Italy era uma comunidade do velho mundo, muito unida, e falar com estranhos era desaprovado. Fiquei surpreso ao ver que todos estavam dispostos a participar e contar a sua história. Eu também sou ítalo-americano, então talvez isso tenha ajudado. O meu objetivo era traçar a jornada dos imigrantes da Itália até a Big Apple. A parte italiana da filmagem começou em Roma, depois mudou-se para o sul, para a Costa Amalfitana, Calábria e Puglia e durou cerca de duas semanas. Todas as entrevistas em Nova Iorque foram filmadas em dez dias. O destaque de toda a experiência culminou no encontro com Robert De Niro, o fundador do Tribeca Film Festival, que morou na rua Mulberry quando era adolescente. Outro nativo da Little Italy é Martin Scorcese, o meu mentor pessoal.

Sem comentários: