terça-feira, 29 de setembro de 2020

O jornal do sistema


 A principal fonte do premiado podcast do New York Times, Caliphate , foi presa no Canadá e acusada de mentir sobre ingressar no ISIS. O principal meio de comunicação confiou na história inventada desse homem como o centro de suas reportagens e disse que dois funcionários do governo dos EUA confirmaram sua identidade de forma independente. Até agora, o Times não publicou retratações ou correções. Mas a notícia falsa espalhada pelo “jornal oficial” americano desencadeou um escândalo político no Canadá.

Apresentado pelo repórter do Times Rukmini Callimachi, o podcast do Califado afirma contar a história da ascensão e queda do chamado Estado Islâmico na Síria e no Iraque. O show atraiu milhões de ouvintes e é um dos podcasts mais populares do mundo.O podcast pressionou agressivamente a linha de propaganda da oposição apoiada pelo governo ocidental da Síria . Enquanto o Times foi publicamente elogiado por sua " nuance " em " humanizar " combatentes estrangeiros salafi-jihadistas que se juntaram ao ISIS, massacraram civis, purificaram etnicamente minorias religiosas e transformaram mulheres em escravas sexuais. O Califado simultaneamente retratou o governo sírio que derrotou o ISIS como o epítome do mal. Apresentador do podcast, Callimachi, descreveu eufemisticamente os extremistas genocidas do ISIS como  rebeldes que lutam contra os soldados de Assad, defendendo o povo muçulmano ", enquanto culpava a ascensão do Estado Islâmico pelos " crimes do presidente Bashar al-Assad " e descrevia o “ Regime de Assad ” como uma colecção de sádicos que matam civis por diversão.

"É apenas a última de uma série de histórias falsas relacionadas à segurança nacional publicadas pelo jornal americano oficial." (Grayzone)

Sem comentários: