quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Zizek defende Assange


" Julian Assange teve seus direitos anulados num caso que deveria alarmar milhões, mas muito poucas pessoas se importam porque o seu personagem foi assassinado. Ele pode ter que ir para a prisão antes de obter o apoio que merece..O destino de Julian Assange. É uma catástrofe legal e moral - basta considerar como ele está sendo tratado na prisão, incapaz de ver seus filhos e sua mãe, incapaz de se comunicar regularmente com seus advogados, vítima de tortura psicológica, de modo que sua própria sobrevivência está sob ameaça. Eles o estão matando suavemente, conforme a música continua.

O assassinato de personagem bem planejado e bem executado de Assange é uma das razões pelas quais a sua defesa não cresceu num movimento mais amplo, como Black Lives Matter ou Extinction Rebellion. Agora que a sua própria sobrevivência está em jogo, apenas tal movimento pode - talvez - salvá-lo. Lembrem-se da letra (escrita por Joan Baez para a música de Ennio Morricone) de ' Here To You ', a música título do filme ' Sacco and Vanzetti ': “Um brinde a vocês, Nicola e Bart / Descansem para sempre aqui em nossos corações / Os últimos e o momento final é seu / Essa agonia é o seu triunfo. Houve assembléias em todo o mundo em defesa de Sacco e Vanzetti - e o mesmo é necessário agora em defesa de Assange, embora de uma forma diferente. 

Se Assange morresse (ou desaparecesse em uma cela de prisão dos Estados Unidos, como os mortos-vivos), essa agonia seria seu triunfo; ele morrerá para viver em todos nós. Esta é a mensagem que todos devemos transmitir àqueles que o detiveram: se você matar um homem, você cria um mito que continuará a mobilizar milhares. A  mensagem para nós daqueles que estão atrás de Assange é clara: Podemos fazer o que quisermos. Mas por que isso se aplica apenas a eles? O que eles estão fazendo com Assange está mudando radicalmente o clima político, então talvez precisemos de novos meteorologistas" ( Slavoj Zizek)

Sem comentários: