quarta-feira, 10 de março de 2021

Slajov Zizek


 Slajov Zizek, o "maior filósofo da nova esquerda", como o qualifica a revista americana Interview que publica 13 tópicos abordados pelo o intelectual esloveno que em Março, publicará Pandemic! 2: Chronicles of a Time Lost , a sequência do artigo sobre a pandemia do ano passado intitulada COVID-19 Shakes the World , onde, de forma típica, ele derrama gasolina num mundo já em chamas. Aqui, ele aborda 13 tópicos escolhidos por ele de forma semi-aleatória. Sob os anti-vacinas diz que na Eslovénia cera de metade das pessoas não quer ser vacinada. "Não é apenas essa teoria da conspiração que Bill Gates colocará um microchip em nosso corpo para nos controlar. Meu argumento geral contra esse tipo de teoria da conspiração é que temos que renunciar à ideia de que somos seres humanos livres; 'Se estou usando uma máscara, não sou humano. Se eu for vacinado, estou controlado. ' Desculpe, mas já estamos controlados. Sabemos disso há pelo menos 20 anos. China, Estados Unidos, Israel e provavelmente muitos outros países estão gravando e ouvindo nossas conversas telefônicas. ”

Fala da falta que lhe fazem as livrarias. "As livrarias são o que eu quero. Muito mais do que restaurantes ou cafés, as livrarias eram um lugar maravilhoso para a socialização. E essas livrarias, com suas exibições de novas publicações, foram como descobri novos livros. Agora, todos esses algoritmos complicados tentam adivinhar o que eu quero. Eu compro muito da Amazon, infelizmente, mas suas sugestões nunca estão certas. "

Darth Vader de esqerda. "Meu sonho é refazer Guerra nas Estrelas com Darth Vader como o líder autoritário progressista que quer estabelecer uma nova ordem mais igualitária contra os Jedis, que são corruptos aristocratas. Eu odeio-os. Se eu conhecesse Yoda, pisaria-o como um verme. ”

Ser comunista.“Entrei numa situação terrível por causa da minha posição. A direita me odeia porque sou comunista, mas os liberais também me odeiam. Há cerca de dez anos, a cada dois ou três meses, o The New York Times publicava um artigo de minha autoria. Agora, praticamente desapareci. É por isso que participo dos podcasts, porque se eles me convidarem, sei que será um público amigável. 

Big Tech. "Talvez eles estejam realmente fazendo o trabalho por nós, socialistas, porque centralizaram muito as coisas. Por exemplo, Jeff Bezos controla a distribuição. Ok, deixe-o monopolizar, mas então cortaremos sua cabeça e teremos uma grande empresa comunista de propriedade pública. Esse é o meu sonho secreto de esquerda. ”

Titanic. "Acho que é um dos filmes mais reacionários. Ele se apresenta como o chamado marxismo de Hollywood. Só gosto do final, quando ele está congelando e a mulher diz: 'Nunca vou deixar você ir'. E enquanto ela grita isso, ela o deixa ir. Na verdade, ela meio que o afasta. 

Sem comentários: