sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Anne Applebaum, a agente


 Na segunda-feira, ocorreu uma série de ataques aos gasodutos Nord Stream I e Nord Stream II , que têm capacidade de transferir gás natural da Rússia para a Alemanha. Acabar com o projeto do gasoduto Nord Stream II foi um dos principais objetivos dos Estados Unidos na tentativa de provocar uma guerra com a Rússia.
Embora nenhum estado tenha assumido a responsabilidade pelos ataques, Radosław Sikorski, ex-ministro das Relações Exteriores da Polônia e marido da agente estatal americana Anne Applebaum, twittou: “Obrigado, EUA”, antes de excluir o tweet.

"A neocon Anne Applebaum e os russos malvados. Mais de um quarto de século após o fim da Guerra Fria, ela não consegue se livrar daquele sentimento histérico de que “os russos estão chegando, os russos estão chegando!” Applebaum é, como a maioria dos neocons, uma defensora da teoria de que o governo dos EUA precisa gastar mais dinheiro para combater a ameaça do mês. Geralmente é a Rússia ou Putin. Mas também pode ser China, Irão, Assad, Gaddafi, Saddam, etc".  Não há dúvida de que Applebaum acredita sinceramente que Putin quer destruir as nossas instituições democráticas, mas também há uma maneira mais pedestre de entender a sua obsessão sem fim: vale a pena exagerar grandes ameaças. De fato, de acordo com uma divulgação obrigatória do governo polaco (seu marido foi ministro da Defesa e das Relações Exteriores da Polônia antes de ser forçado a sair em desgraça após um escândalo de espionagem). Applebaum  exige transparência para todos os outros enquanto a rejeita para si mesma. Uma declaração de renda obrigatória recente de seu marido ao governo polaco mostra que a sua renda disparou de US$ 20.000 em 2011 para mais de US$ 800.000 em 2013. Nenhuma explicação foi dada para esse fluxo maciço de dinheiro, embora vários empreendimentos nos quais ela participa sejam ligados à CIA e às organizações afiliadas ao National Endowment for Democracy. Poderia Applebaum ser um desses propagandistas bem pagos de quem ela reclama com tanta violência?"
 

Sem comentários: