"Um expurgo de contas de bots pró-EUA no Facebook e Twitter deu lugar a uma visão interna da propaganda secreta nas mídias sociais. Em um novo relatório , o Stanford Internet Observatory (SIO) e o Graphika analisam essas contas pró-América, incluindo o tipo de conteúdo que compartilhavam e a influência insignificante que tinham.
Em julho e agosto, Twitter, Facebook e Instagram removeram mais de 100 contas que espalhavam mensagens pró-EUA no Afeganistão, Ásia Central e Oriente Médio. As contas – incluindo pessoas falsas com imagens geradas por meio de inteligência artificial, bem como agências de notícias falsas – foram expulsas do Twitter por violar suas políticas de “manipulação de plataforma e spam” e do Facebook por “comportamento inautêntico coordenado”. As empresas de tecnologia forneceram uma parte desses dados da conta para a SIO e a Graphika. “Os conjuntos de dados das plataformas parecem cobrir uma série de campanhas secretas durante um período de quase cinco anos , em vez de uma operação homogênea ”, observa o relatório SIO/Graphika, intitulado “UNHEARD VOICE: Avaliando cinco anos de operações de influência secreta pró-ocidente.
" Essas campanhas " avançavam consistentemente narrativas que promoviam os interesses do Estados Unidos e seus aliados enquanto se opõem a países como Rússia, China e Irão." - Reason magazine( A imagem é uma obra de Philip Guston)
Sem comentários:
Enviar um comentário