quinta-feira, 31 de julho de 2014

Snoopy and Belle


Quando os Peanuts, os desenhos de Snoopy e Charlie Brown, comemorou 35 anos houve uma exposição com o título de Snoopy in Fashion que chegou a ser exibida no Louvre. Beagle e a sua irmã mais nova Belle usaram looks assinados por nomes como Jean Paul Gaultier, Gianni Versace, Karl Lagerfeld e Missoni. Podres de chiques. Agora, trinta anos depois, na homenagem Snoopy and Belle in Fashion  são os estilistas Calvin Klein Collection, Opening Ceremony e Isabel Marant que vestem os célebres cachorros. A exposição inaugura no dia 8 de Setembro no New Museum, em paralelo com a Semana de Moda de Nova Iorque. Depois viaja para Paris, Moscovo e  Paris e Milão. "Charlie Brown must be the one who suffers, because he’s a caricature of the average person. Most of us are much more acquainted with losing than winning. Winning is great, but it isn’t funny" (Charlie Schultz, o autor da história)

Topshop

A modelo inglesa Cara Delevingne é o rosto da campanha para o outono-inverno 2014/15 da marca Topshop que começa a ser divulgadaa partir deste próximo mês. Alasdair McLellan fotografou-a em Londres com a supervisão da directora criativa Kate Phelan.

Marry Me

De acordo com AFP, o Estado radical islâmico do Iraque e da Síria (ISIS), que defende o apedrejamento por adultério público, abriu uma "agência matrimonial" para as mulheres que querem casar-se com lutadores do grupo no território que controlam. O escritório do grupo jihadista está operando a partir de al-Bab, uma cidade na província de Aleppo, no norte da Síria, para "mulheres solteiras e viúvas que gostariam de casar com lutadores ISIS", disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. Os moradores relataram que os militantes sunitas defensores da "moral puritana" andam de porta em porta perguntando sobre o número de mulheres casadas e solteiras nas casas. No As mulheres são obrigadas a mostrar o bilhete de identidade para confirmação do seu estado civil

Desigualdades

Segundo o economista Tyler Cowen "sabe-se pouco sobre o que a desigualdade de renda pode causar na política". Parece que as sociedades mais antigas tendem a ser mais pacífica e estáveis. "Vemos também que uma classe média em ascensão, muitas vezes conduz à instabilidade política, como sucede na Tailândia, na Turquia ou no Brasil. Foi o que aconteceu nos Estados Unidos na década de 1960. Actualmente alguns jovens americanos estão a enfrentar uma crise de confiança, mas o problema está na qualidade das suas oportunidades e não na distância que os separa de Bill Gates".

Marianne Faithful

Marianne Faithful encontra-se entre os finalistas da eleição para a Pessoa do Ano da revista Time Magazine. Aguarda-se o novo álbum que a cantora inglesa vai lançar em 2015. Para já Sister Morphine é considerado a melhor canção da história da música pop.

Hillary imparável

Esta capa da Time Magazine, que considero excelente, provocou alguma polémica. O livro publicado por Hillary Clinton foi banido na China.

Marine, a preferida

Numa sondagem da Ifop sobre as presidenciais de 2017, encomendada pela revista Marianne, revela o que já se temia. Marina Le Pen seria a ganhadora, ficando à frente de Nicolas Sarkozy e muito longe de François Hollande ou de Manuel Valls. De resto, qualquer candidato do Partido socialista seja ele qual for terá sempre um péssimo resultado.

What About Me


quarta-feira, 30 de julho de 2014

Arte em Times Square

Em 1987, o artista Alfredo Jaar criou um logótipo que esteve durante um mês em Times Square a piscar a cada seis minutos. As palavras dizem This Is Not America`s Flag. Queria dizer que América não é só os Estados Unidos, mas todo o continente americano. No mês de Agosto o meu amigo Alfredo, que entrevistei em Nova Iorque, vai voltar ao "local do crime". Desta vez, o vídeo só está activo durante três minutos antes da meia-noite, assim como as outras obras de arte que substituem os normais anúncios na icónica praça de Manhattan, incluindo trabalhos de Robert Wilson e os corações em néon de Tracey Emin.

Commes Des Garçons

Isto não é moda. É uma proposta artística da designer Rei Kawakubo que brinca com os tecidos como as crianças.

Executiva do MET

ceiras
O New York Times anunciou que Emily Rafferty, depois de dez anos na presidência do Metropolitan Museum de Nova Iorque, vai-se reformar em meados de 2015. Foi a primeira mulher a ser responsável pela administração do museu, incluindo as questões financeiras. Contribuiu para o crescimento da instituição com as grandes obras de renovação das galerias e da imagem pública do MET, envolvendo-o de forma mais activa com a media digital e as redes sociais.

Cocaine

Ó cantor e compositor folk Dave Van Ronk é uma das referências musicais de Jonathan Lethem, o autor do romance Dissident Gardens. Quanto a referências literárias destacam-se Philip K. Dick, Raymond Chandler, Patricia Highsmith e Philip Roth.

Dissident Gardens


O último livro do escritor Jonathan Lethem é uma sátira sobre o activismo ideológico em Nova Iorque. "Dissident Gardens" abarca três gerações de radicais americanos. A primeira dos anos 50 que começa nas fileiras do irrelevante e minúsculo Partido Comunista, durante o macarthismo, a segunda
desenvolve-se nos anos 70 com aproximações à música folk e ao romantismo da insurreição sandinista que como todos sabemos acabou muito mal. Quanto à  terceira remete para o movimento Occupy Wall Street. Todos aquelas personagens acabam por viver uma tragicomédia com consequências desastrosas. No centro da trama encontra-se a matriarca Rose, uma judia alemã e obstinada comunista, que evoca a avó de Lethem. Depois da barbárie estalinista e de ter sido expulsa do PCA por ter traído o marido com um polícia negro de Brooklyn, continuou a acreditar. Confronta-se com a filha Mirian, chegando a meter-lhe a cabeça no forno do fogão, que incorpora alguns dos ideais libertários da Nova Esquerda, evocando a mãe do escritor, uma activista e cantora folk que morreu quando ele tinha 13 anos.    

terça-feira, 29 de julho de 2014

Foo Fighters


Olivier Rousteing

O director criativo da Balmain, numa entrevista à revista Vogue França, mostrou-se satisfeito e até honrado com o facto das grandes cadeias de moda copiarem as suas peças. "Coco Chanel disse quando somos originais, estamos prontos para ser copiados. Eu adoro ver nas vitrinas da Zara cópias das minhas roupas misturadas com Céline ou Proenza Schouler. Acho que são geniais. Fazem-no melhor do que eu", garantiu. Olivier Rousteing, nascido no sul de França há 28 anos, trabalhou durante cinco anos com Roberto Cavalli em Itália.

Retrospectiva de Bjork

O critico de arte Jerry Saltz acha uma péssima ideia o MoMa apresentar uma grande retrospectiva de Bjork, embora admire a música vanguardista e os trajes da cantora e compositora islandesa. Qualificou a atitude do museu nova-iorquino de "covardia", continuando assim a caminhar rapidamente para o suicídio e a perder a sua credibilidade já bastante reduzida desde os últimos anos. Foi a suposta performance de Tilda Swinton dormindo numa vitrina, a rainha Marina Abromovic sentada numa cadeira a olhar para os espectadores no átrio, o espectáculo trashy de Tim Burton e outros disparates que o critico de arte enumera. "O MoMA está agindo como Hernán Cortés, queimando publicamente navios na frente das tropas para que eles saibam que não irão voltar para casa".

Bon Jovi

O músico Jon Bon Jovi candidatou-se à compra, integrado num grupo sediado em Toronto, da equipa de futebol Bills Buffalo, fundado em 1960. Está a ser odiado pelos habitantes da cidade mais desgraçada dos Estados Unidos, quase a par de Detroit, que não querem perder a único bem que lhes resta. Mas o actual proprietário da equipa garantiu que os Bills vão continuar em Buffalo. Manifestou satisfação por o comprador ser Bon Jovi que qualificou de "um grande cidadão americano".

Lucy


Lucy é um filme de acção com uma componente sci-fi sobre uma jovem estudante americana em Taipei que foi obrigada pelo namorado, um gangster da máfia coreana, a tornar-se mula de drogas. Inadvertidamente, o seu organismo metaboliza a droga e fica com poderes sobre-humanos como a eliminação de todas as sensações de dor e desconforto e a capacidade de absorver conhecimento instantaneamente. Dirigido por Luc Besson e protagonizado por Scarlett Johansson, o filme conta ainda com a participação de Morgan Freeman.

Destino emigrante

Segundo um artigo do jornal Washington Post, a Alemanha tornou-se a nova terra das oportunidades, O governo está a "colocar um tapete vermelho, simplificando os procedimentos da imigração, o financiamento de cursos de língua livre e mesmo abrindo centros de acolhimento para os jovens que querem esculpir um pedaço do sonho alemão". No ranking dos países mais prósperos do mundo, esta potência econômica de 82 milhões já ultrapassou o Canadá, a Grã-Bretanha, a Itália e a Espanha. É agora o maior destino para os imigrantes, depois dos Estados Unidos, de acordo com a Organização sediada em Paris para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

French Connection

Eis uma campanha cheia de truques de magia. A marca French Connection chamou Rankin para fotografar e dirigir o vídeo de sua nova campanha de outono-inverno 2014/15. Conta ainda com a participação do mágico Troy, conhecido na TV inglesa, que tira "coelhos" da cartola ao lado da modelo Camilla Christensen.

Sininho, a libertária

Acusada de liderar uma "quadrilha armada para a prática de actos violentos em protestos" no inquérito policial que fundamentou a denúncia do Ministério Público contra 23 militantes no Rio, a produtora cultural Elisa Quadros Sanzi (Sininho) disse que a querem destruir como pessoa, mas não vão destruir o movimento. Não se considera anarquista, mas libertária. "A polícia não sabe o que é anarquismo. Dentro de um movimento espontâneo de massas, que estamos a viver no Brasil, existem várias linhas de pensamento político diferentes e cada uma actua da forma em que acredita. É isso o que faz o movimento ser horizontal. Há anarquistas, comunistas, socialistas e até capitalistas no nosso movimento cujo objectivo é destruir o sistema". Sininho garante ter presenciado "torturas psicológicas" e que foi impedida por agentes penitenciárias de cantar palavras de ordem e músicas de Chico Buarque, Caetano Veloso e Geraldo Vandré no período em que ficou presa em Bangu. Já foi libertada.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Costa Petas

António Costa, a maior nulidade que já apareceu na cena política, diz que vai repor pensões, cortes e etc. Um mentiroso compulsivo a que recomendo urgente tratamento psiquiátrico. Mas adorei esta qualificação do António Cerveira Pinto: "um moço de fretes".

Crise em debate

Debate com o senator Bill Bradley, Niall Ferguson, Paul Krugman, Nouriel Roubini, George Soros e Robin Wells. Moderado por Jeff Madrick.

Académicos

Marc Faber: "It’s pointless to talk to Fed members about economics because they are academics who believe in money printing. Some of them believe they didn’t print enough, and so with these kinds of people, it is like running to the pope. What do you want to tell them? It’s pointless to spend time with these people trying to convince them that their monetary policies have been very destructive. They bailed out Mexico in 1994, and there was an EM bubble until 1997. They then bailed out LTCM (Long-Term Capital Management), which gave a signal to leverage up...then they had the Nasdaq bubble, then they printed again and had the housing bubble. David Hume and Irving Fisher said bubbles are very destructive to the majority of market participants. They lose money, the minority makes money. The Fed doesn’t see it that way so it is pointless to talk to these people". (Imagem Ed Ruscha, 1976)

Sigmar Polke

A produção artística de Sigmar Polke é muito diversifica. Nascido na Alemanha Ocidental, o artista apanhou uma enorme pujança criativa da arte alemã, e para qual contribuiu com figuras como Richter e Palermo, já depois da reunificação. Partindo da pintura, explorou também a fotografia, a instalação e o cinema. Foram cinco décadas de trabalho numa constante mudança de técnicas e abordagens. Agudamente crítico e sempre desafiando a natureza da negociação capitalista com o mundo da arte, as suas peças têm na maioria uma componente abertamente irónica. Vale a pena ver a retrospectiva que está no MoMa de Nova Iorque e que termina a 3 de Agosto. Gosto especialmente da peça Plastik Wannen que vemos na fotografia.

China a baixar

Stuart Hoffman, economista-chefe da PNC Financial Services Group, afirmou num relatório recente que vários problemas na economia da China são susceptíveis de vir à tona em 2016. Desequilíbrios graves que se devem ao enfraquecimento do mercado de crédito, à desaceleração do reinvestimento e ganhos, bem como à necessária correcção do mercado imobiliário. A previsão é de uma desaceleração no Produto Interno Bruto de apenas 6 %, o mais baixo desde 1990. Imagem é do artista e cineasta chinês Shuibo Wang (1960) que participou nos acontecimentos da praça Tiananmen, tendo mesmo feito um filme com o título de Sunrise Over Tiananmen Square que é uma autobiografia da sua juventude durante as lutas de resistência contra o regime de Mao. Mais tarde dirigiu o documentário Swing in Beijing sobre a cena underground na China.

Madame Lagarde

O economista francês Guy Sorman, professor na Sciences Po e noutras universidades estrangeiras traça um perfil de Christine Lagarde que corresponde a uma ideia de nulidade, própria dos políticos com sucesso na sociedade actual. " Ela compreendeu que a comunicação, ou seja, a sua manipulação é agora mais importante do que o conteúdo. Acontece que Lagarde tem tudo para vencer neste mundo. É uma mulher global que se move no universo da economia ainda dominado pelos homens, Passou grande parte da sua vida profissional em Chicago e corresponde exactamente aos estereótipos da elegância francesa mais clássico. Tem feito progressos na carreira política não só em França como no plano internacional. Em última análise, talvez parar à  Presidência da República Francesa", afirma.

domingo, 27 de julho de 2014

Patricia Gadea

Encontrei na gaveta das minhas "recordações" de Nova Iorque, moradas e blocos de notas das conversas com pessoas que me impressionaram. Conheci a artista espanhola Patricia Gadea (1960-2006) num jantar em casa de um pintor latino-americano bem sucedido que vive ainda num loft no Soho. Convidou-me para visitar o seu estúdio na Canal Street. Tinha um discurso artístico intenso centrado na critica social. Vinda da movida madrilena tentou triunfar na capital da arte, mas não conseguiu realizar o seu objectivo. Com o marido Juan Ugalde, também pintor, fundou o grupo Estrujendbank a que se juntaram Juan Uslé e o poeta Dionisio Cañas. Publicaram um livro com o título "Os Tigres perfumam-se com Dinamite". Lindo! Regressaram a Madrid e abriram uma galeria que também não vingou. O casamento não resistiu e Patrícia acabou em Palência na mais absoluta miséria económica e física, sem conseguir superar o vício da heroína. Encontraram-na morta caída junto da cama com um frasco de ansiolíticos e uma garrafa de vinho. "Una verguenza recorre Europa, los compradores de arte quierem objectos que confundan com sus muebles, sus cortinas, os elementos que decoram sus mansiones. Es decir, un arte que quede silenciado en su pura materialidad...No soy un payaso roto ni una vedette subida a un elefante: soy Patricia Gadea acariciando una pantera negra, que es el arte, aunque quizá me muerda". Os supostos artistas actuais que se posicionm nesta sociedade do espectáculo não são tigres. São malabaristas. E, como ela dizia, não se perfumam com dinamite.

Kim Jong-un

Segundo o jornal inglês The Telegraph, baseado em fontes das agências de segurança ocidentais, responsáveis do Hamas estão a tentar negociar um novo acordo de armas com a Coreia do Norte para obterem mísseis e equipamentos de comunicação que lhes permitam manter a sua ofensiva contra Israel. Um acordo no valor de centenas de milhares de dólares, negociado através de uma empresa libanesa ligada à cúpula do Hamas radicada em Beirute. Nas últimas semanas esgotou o arsenal de mísseis disparados contra Israel e precisa de mais.

Fucking Young

É uma revista masculina on line, nascida em Barcelona. Esta última edição do título Fucking Young traz na capa o modelo Bastian Van Gaalen, fotografado com casaco de Kenzo por Michiel Meewis. Inclui 15 editoriais de moda, entrevistas e textos sobre arte e cinema. Presta uma homenagem ao Museu que é "um baluarte dos sonhos visionários, das glórias antigas e das civilizações perdidas. Um lugar intemporal.  

Circle Jerks


Richard Kern.

Criado na cena underground de Nova Iorque, manteve a sua atitude de iconoclasta desde os anos 70. O cineasta e fotógrafo Richard Kern (1954) tem uma obra abrangente. A sua frase favorita sobre a América é "Love it or leave it". Numa recente entrevista disse que admirava Howard Stern porque através da plataforma da rádio "abriu as mentes de milhões de pessoas num mundo em que todos os medias pareciam controlados". Entre as suas bandas preferidas destaca os Circle Jerks, que tem como vocalista e compositor Keith Morris, ex membro dos Black Flag. "Transmitem-nos, com rimas simples, a raiva, o isolamento e a angústia da juventude", afirmou. Quando lhe perguntaram sobre o que o levaria a deixar a América respondeu: "Nada". Garantiu ainda que não voltava a votar em Obama. Foi decepcionante em todos os aspectos. Mas pensa votar em Hillary Clinton que possui outra arcaboiço.

Jenny Zhang

Poeta, escritora e performer. A chinesa Jenny Zhang, que vive em Nova Iorque, é a autora da colecção de poemas Dear Jenny, We Are All Find.  Sem riscos a arte não tem interesse.

Benefícios culturais

Todos os residentes de Nova Iorque podem adquirir bilhetes de identidade municipais a partir de Janeiro de 2015 que lhe darão acesso a alguns benefícios culturais inesperados. A cidade está considerando oferecer entradas livres e descontos no Metropolitan Museum of Art, no Brooklyn Museum, no Lincoln Center e outras instituições de renome. Note-se que a admissão no MET já é livre seis dias na semana.

A Most Wanted Man

Vai estrear nos Estados Unidos o filme A Most Wanted Man, dirigido por Anton Corbijn e baseado num romance de John Le Carré. É o último trabalho no cinema de Philip Seymour Hoffman que interpreta o papel de um espião alemão, vindo de Beirute. A acção decorre na cidade portuária de Hamburgo onde os terroristas islâmicos dos ataques do 11 de Setembro desenvolveram os seus criminosos planos. Um cenário frio, chuvoso, escuro e triste onde espreita a traição. Um homem no limite que luta contra os inimigos do ocidente e os seus próprios aliados. Como disse um crítico americano a personagem de Hoffman é nesta película de espionagem com muitas nuances "um enigma com cara de pocker".  

John Varvatos

 Depois de Alice Cooper, Iggy Pop e Jimmy Page, a estrela do rock escolhida para a última campanha da John Varvatos é Ringo Starr que tem como objetivo arrecadar fundos para a Ringo Starr Peace & Love e a Fundação David Lynch que combatem os transtornos causados pelo stress. Por cada imagem compartilhada nas redes sociais, fazendo o sinal da paz, a marca ameriacana doará 1 dólar até o final de 2014 para essas instituições. Lançou também um vídeo com o ex-beatle onde participam Jimmy Kimmel, Steven Tyler, Chad Smith e Jeremy Piven.

Scenario Dance

Scenario Dance, criado em 1997 pelo lendário coreógrafo americano Merce Cunningham, contou com a colaboração da estilista conceptual japonesa Rei Kawakubo, a fundadora da marca Commes Des Garçons que quebrou com as noções tradicionais da moda e da feminilidade. O espectáculo estreou na Academia da Música de Brooklyn. Em 2013 voltou a ser apresentado no Walker Art Center de Minneapolis.

Lingerie Wordorf

O rosto da campanha da Wordorf é a modelo sueca Caroline Winberg que surge com os collants que esta marca austríaca de lingerie vai lançar para comemorar o seu 65º aniversário. Mario Testino fotografou, imprimindo uma nova linguagem ao produto.

sábado, 26 de julho de 2014

Sky Ferreira


Raposão

Vladimir Putin quer assumir um maior controlo da Internet no seu país. O programa Tor, projectado pela Marinha dos Estados Unidos, famoso pela sua capacidade de ocultar os endereços IP e fornecer o anonimatos aos usurários da rede, acusou um grande aumento de popularidade na Rússia. O governo russo oferece uma recompensa de 68 mil libras a quem fornecer informações sobre o Tor. Aceitam-se inscrições até Agosto.