quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Regime teocrático abana

A Teocracia do Irão entrará em colapso por causa de pessoas como Kimia Alizadeh, a única atleta  olímpica medalhada do país. Ela disse que deixou permanentemente a República Islâmica devido à opressão das mulheres. O assassinato do general Qassem Soleimani pelas forças armadas dos Estados Unidos dominará as manchetes durante semanas, senão meses. Mas o desaparecimento real do regime autoritário que está no poder desde 1979 virá mais de actos como o de Kimia Alizadeh. No final da semana passada, a medalhista de bronze em Taekwondo nos Jogos de Verão de 2016 anunciou via Instagram que tinha fugido de seu país de origem devido à opressão sistemática das mulheres. "Deixe-me começar com uma saudação, uma despedida ou condolências", escreveu a jovem de 21 anos em um post no Instagram, explicando por que estava desertando. "Eu sou uma das milhões de mulheres oprimidas no Irão com quem eles brincam há anos. Eles levaram-me para onde quisessem. Eu usava o que eles diziam. Todas as frases que eles mandavam dizer, eu repetia. Sempre que achavam melhor, eles me exploravam", escreveu ela, acrescentando que o crédito pelo seu sucesso sempre foi dos responsáveis. Eu não era importante para eles. Nenhum de nós importava para eles, éramos ferramentas", acrescentou Alizadeh, explicando que, embora o regime tenha celebrado as suas medalhas, também criticou o desporto que ela escolhera: "A virtude de uma mulher não é esticar as pernas!" Logo após o exílio auto-imposto de Alizadeh, há relatos de que duas âncoras da emissora estatal iraniana IRIB desistiram de discutir sobre censura e mentiras oficiais. Segundo o Guardian : "Zahra Khatami deixou o cargo no IRIB, dizendo: "Obrigado por me aceitar como âncora até hoje. Nunca mais voltarei à TV. Perdoe-me". A sua colega Saba Rad afirmou: "Obrigado por seu apoio em todos os anos da minha carreia. Anuncio que, depois de 21 anos trabalhando no rádio e na TV, não posso continuar meu trabalho na media. Não posso".Uma terceira pivot, Gelare Jabbari, disse que deixou o cargo "há algum tempo" e pediu aos iranianos que lhe perdoassem pelos 13 anos em que lhe contei mentiras".
Tudo isso acontece no contexto de protestos maciços no Irão após o derrube acidental de um avião ucraniano que transportava 176 pessoas. Manifestantes protestaram contra o aumento dos preços do gás no final do ano passado e nos anos anteriores, houve outros protestos e greves gerais por uma série de razões, incluindo o aumento da insatisfação com o regime teocrático. Segundo um relatório da Carnegie Endowment , 150.000 iranianos instruídos emigram a cada ano, "custando ao país mais de 150 biliões de dólares por ano". As sanções impostas pelos Estados Unidos em 2018 atingiram a economia do Irão com extrema força e estão desempenhando um papel importante no desencadeamento de protestos. "Nunca é totalmente claro como esses tipos de intervenção, muito menos acções militaristas, como a morte de Soleimani, se desenrolam - às vezes a pressão aberta aplicada por uma potência externa encoraja a dissidência e às vezes a diminui. Mas quando um país começa a ser escavado por dentro, como parece ser o caso do exílio de Alizadeh e outros desenvolvimentos domésticos recentes e em andamento, os autocratas devem começar a suar." (NICK GILLESPIE)

Sem comentários: