sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Sunitas festejam morte de Soleimani

Muçulmanos sunitas em todo o Oriente Médio comemoram a morte do segundo homem mais poderoso do Irã, o general Qassem Soleimani, que foi morto por um ataque aéreo dos EUA em 3 de janeiro em Bagdá, que também matou seu vice, Abu Mahdi al-Muhandis, de acordo com a VOA. "Há muito que os árabes e muçulmanos [sunitas] têm sentimentos hostis em relação a Qassem Soleimani", disse o analista jordano Nabil Al-Otoom, especialista no Irão. "O movimento americano provocou uma forte reacção positiva da opinião pública na região, e uma presença fortalecida dos EUA no Iraque está se tornando mais importante para impedir os planos iranianos de construir um império regional até 2030", acrescentou."A sua eliminação retardou o plano do Irão de administrar um golpe militar com políticos completamente leais a Teerão que controla o governo. Posso dizer que essa acção americana foi na direcção certa "Dito isto, Al-Otoom e outros acreditam que, embora a influência do Irã na Síria possa estar em declínio, eles acreditam que o Iraque se tornará o epicentro do conflito EUA-Irão.Segundo o general aposentado e membro do conselho do Centro Egípcio de Estudos Estratégicos, Mohamed Ibrahim, a eliminação de Soleimani não causará uma guerra regional."!Todas as declarações iranianas indicam que Teerão não quer que as coisas entrem em estado de guerra com os Estados Unidos. A resposta retaliadora ao assassinato de Soleimani será limitada", disse ele, acrescentando "Mas enquanto os países árabes estão interessados ​​em estabilizar o Iraque e apoiando seu exército nacional, a situação atual não nos permite contribuir para esse esforço"

Naveed khizer


@naveedkhizer
Seguir Seguir @naveedkhizer
Mais
Em resposta a @SaadRasooll
Syrian Sunni Muslims had to live through the bombings, assassinations and butchery excogitated by #Soleimani for years are now celebrating his death in Idlib, Syria.


Elizabeth Tsurkov

@Elizrael
Distribution of sweets across areas held by the Syrian opposition in Syria celebrating the death of Qassem Soleimani. Before we judge them for celebrating an assassination, legs remember Soleimani is responsible for the death, displacement & starvation of countless Syrians.

Sem comentários: