quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Zé Pedro (1956-2017)

Morreu o Zé Pedro, guitarrista e fundador dos Xutos e Pontapés. Era um daqueles seres humanos que nos fazem sentir bem. Adorável, atencioso, simpático e confiável.

Mais um tarado

Os detalhes das queixas de assédio sexual contra o ex-apresentador Matt Lauer, o poderoso apresentador do Today Show, são bastante notáveis. Envolvem obscenidades, exibição do pénis e até brinquedos sexuais. "Mas talvez o mais perturbador seja o facto dos executivos da Weinstein Co. e da ABC News -o grupo de notícias da NBC- terem sido repetidamente abordados por funcionárias e advertido sobre o comportamento de Lauer. Não fizeram nada porque não queriam prejudicar nenhum dos lucrativos negócios de publicidade vinculados a Lauer, segundo a revista Variety que publicou uma reportagem onde sugere que a NBC sabia de tudo. Até descreve Lauer como "vaidoso e rude" muito longe da imagem do "Pai dos EUA" que ele cultivou no Today. Era conhecido por fazer comentários obscenos verbalmente ou por mensagens de texto. Chegou a referir o desempenho de uma colega na cama. "Teve inúmeras relações consensuais, mas isso não admira devido ao poder que ele mantinha", disse um ex-produtor que sabia desses encontros. No seu escritório, chamou uma funcionária e mostrou-lhe o pénis. Ofereceu um brinquedo sexual a uma colega com uma nota dizendo que gostaria de o usar nela. A jóia da coroa da NBC ganhava 25 milhões de dólares anuais. A causa de sua demissão, de acordo com algumas fontes, foi uma reclamação detalhada de uma funcionária da rede sobre a conduta sexual inadequada de Lauer que começou numa viagem aos Jogos Olímpicos de Sochi em 2014. É um dos nomes mais visíveis dos media a serem abatidos neste crescente debate nacional sobre o assédio sexual no local de trabalho. O escândalo tornou-se um embaraço para a NBC que já tinha sido criticada por ter recusado o primeira relato sobre Harvey Weinstein. Agora, com Charlie Rose e Lauer desaparecidos, a televisão diurna já perdeu dois dos seus mais proeminentes co-anfitriões masculinos.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Calvin Klein

Solange Knowles é a estrela da nova campanha da Calvin Klein. O projeto #MyCalvins vem, desta vez, com o conceito família. De sangue ou coração. A cantora, além de posar para marca, também escolheu a dedo o casting das fotos. Os artistas Kelela, Dev Hynes, Caroline Polachek e Adam Bainbridge foram os seleccionados de Solange e representam a sua família musical. O grupo posa com a linha de underwear e jeans da CK. As fotos são de Willy Vanderperre é o fotógrafo.

Opiniões

"You Are Infinitely More Qualified To Report The News Than These Assholes" (Caitlin Johnstone)

Campanha Jil Sander

A dupla de designers Luke e Lucie Meier apresentaram a sua colecção de Spring/ Summer 2018 para a marca Jil Sander, cuja direcção criativa assumiu recentemente. Numa série de filmes dirigidos pelo cineasta Wim Wenders. Os cinco filmes intitulados "Paused By" serão lançados em Dezembro.

Micah White

"Estou falando na Universidade de Princeton onde hoje acontece "Making Protest Work". A palestra é organizada pelo Programa de Doutorado Interdisciplinar nas Humanidades.

Phil Lynott


Thomas Hirschhorn

Complementando a sua prática escultural em larga escala e a incidência quase constante no estado dos meios de comunicação de massa, poder político e imagens, o artista suíço Thomas Hirschhorn (1957) tem uma exposição até 22 de Dezembro na Gladstone Gallery de Nova Iorque com o título de De-Pixelation. Marcando uma investigação contínua sobre o ato de representação, as estratégias de controle e disseminação nos media, criou um corpo de colagens pixeladas onde elimina as cenas de violência. Suas obras em grande escala recriaram acidentes e catástrofes como o casco do cruzeiro italiano Concordia ou a instalação de bibliotecas e monumentos temporários dedicados aos pensadores de esquerda. Foi o caso de Deleuze. Usa esses momentos como um espaço de contemplação e remodelação, permitindo a combinação de texto e imagem. São obras conceptuais   com um sentido político.

Turner Prize

A exposição dos artistas seleccionados para o Turner Prize 2017 que se encontra na cidade industrial de Hull tem atraído muito público, talvez devido a uma eficaz campanha de marketing. O vencedor será conhecido no dia 5 de Dezembro. Hurvin Anderson, Lubaina Himid, Andrea Büttner e Rosalind Nashashibiatingem são os quatro artistas que vão estar em jogo. Há uma grande diversidade tanto em termos de idades, género e etnia.

Zeng Fanzhi


Zeng Fanzhi | Van Gogh é o título da exposição que está no Museu Van Gogh em Amesterdão até 25 de Fevereiro de 2018. Dedicado ao pintor mostra, o museu mostra o trabalho do artista chinês Zeng Fanzhi em resposta a algumas das pinturas mais famosas de Gogh. Na foto vemos Boots, uma tela de Fanzhi com a data de 2009.

Bob Dylan

Julian Assange  🔹‏
@JulianAssange
Seguir Seguir @JulianAssange
Mais
Bob Dylan in 1964 calling Time Magazine and Newsweek fake news. The dynamics remain the same. Large institutions cannot tell the truth about the establishments they are socially, logistically and financially integrated with.

Bob Dylan, numa entrevista em 1964, associou a Time Magazine e a Newsweek às notícias falsas.

A imagem

 A imagem da modelo Sophie Duez, captada por Francis Giacobetti que é considerado um dos fotógrafos mais revolucionários de todos os tempos. Em Bali, Novembro de 1982.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Laibach


Calvin Klein

Desde que Raf Simons assumiu o comando da Calvin Klein no início deste ano, ficou obcecado com a ideia de América. Para a recente  colecção Spring-Summer 18, que se evidenciou num cenário desenhado pelo artista plástico Sterling Ruby com eixos pendurados no tecto e uma colaboração com a Andy Warhol Foundation. "A arte de Warhol diz mais verdades sobre o seu país do que se pode encontrar em qualquer outro artista", disse o designer belga que dirige a marca americana CK. Já anunciou que continuará a colaborar com a icónica Fundação até 2020.

FKA Twigs

FKA Twigs lançou a revista AVANTgarden no Instagram que actua como uma plataforma de colaboração entre música, arte e moda. Com a segunda edição agora, parece que ela encontrou o seu nicho de media social. Tem uma nova gama de vestuário disponível na sua loja virtual. Fotografada por David Ozochukwu.

Economistas

"Desde a crise financeira de 2008, tem havido um número crescente de intervenções económicas ridículas e atitudes absurdas dos nossos banqueiros centrais que enchem as manchetes económicas diárias. Os economistas que desenharam essas intervenções tiveram seus motivos. Eles achavam que as taxas de juros mais baixas e as injecções de liquidez criariam empregos, estimular o investimento e eventualmente produzir inflação. Então a ideia era reduzir o estímulo antes que a inflação ficasse fora de controle. O problema é que nenhum desses desejos se tornou realidade..."(John Mauldin via MaudinEconomics)

Susan Sarandon

Numa entrevista ao jornal The Guardian publicada ontem, Susan Sarandon descreveu Hillary Clinton como "muito perigosa". Foi a razão porque votou em Jill Stein, a candidata do Partido Verde. A actriz tem sido objecto de ataques persistentes dos democratas por apoiar um candidato que muitos culpam, erroneamente, ter contribuído para a vitória de Trump. Até foi obrigada a mudar o número de telefone devido às ameaças de morte deixadas no seu correio de voz pelos partidários de Clinton. Envolvida no activismo desde os finais dos anos 60, sugeriu que Clinton poderia ter sido "mais perigosa" do que Trump."Eu penso que ainda estaríamos em guerra se ela fosse presidente. Não seria muito mais suave. Aconteceu com Obama e não percebemos". Embora tenha apoiado a primeira candidatura de Clinton para o Senado em 2001, Sarandon afirma que o seu apoio a Clinton se evaporou quando a então senadora votou a favor da guerra no Iraque. Na última eleição apoiou Bernie Sanders. Diz que o DNC organizou uma eleição para favorecer um candidato falhado e impopular, prejudicando as causas progressivas no longo prazo. "Bem, é por isso que vamos perder novamente se dependermos do Comité Nacional Democrata. Não aprenderam nada. É perturbador que ainda estejam divulgando a mesma informação errónea às pessoas. Parece absurdo argumentar que os cuidados de saúde, a assistência à infância, a tributação para os não ricos seriam melhores sob a presidência de Clinton, bem como a deportação de milhões de imigrantes. Ela faria isso sorrateiramente ao jeito de Obama que deportou mais pessoas do que foram deportadas agora. Como obteve o prémio Nobel da Paz, eu não sei. Acho importante ter uma família negra na Casa Branca e não nego que ele tenha feito algumas das coisas boas".

ISIS ameaça Baron

De acordo com o The Washington Free Beacon, os canais da internet pro-ISIS pediram o assassinato de Baron, o filho mais novo do presidente Donald Trump e compartilharam detalhes pessoais da vida da criança nas redes de media social, incluindo o endereço da escola e uma imagem do mapa do Google que identifica a sua localização. "Usando a hashtag" o militante do Estado Islâmico com o nome de Dak Al-Munafiqeen escreveu: "Barron Trump vai para esta escola em Washington".

sábado, 25 de novembro de 2017

O Livro

Paul Gorman acabou de lançar o livro The Story of The Face que conta a história da revista (1980-2004) que teve um profundo impacto na cultura visual. Criada por Nick Logan definiu a década de 1980 e grande parte da de 1990, abordando as tendências de uma forma inteligente e sofisticada. Ajudou a lançar as carreiras de estilistas, escritores e fotógrafos como Juergen Teller, David Sims e muitos outros. Inspirou uma nova geração de profissionais criativos.

POP

Brian Griffin acabou de lançar um novo livro de capa dura com mais de 350 páginas intitulado POP que reúne mais de mil imagens e 164 capas de álbuns dos movimentos Post Punk, New Wave e New Romantics. Retratados nos anos 70 e 80, destacam-se figuras como Iggy Pop, Kate Bush, Elvis Costello, Jackson e Brian May entre outros. É uma retrospectiva completa da fotografia musical.
O fotógrafo britânico trabalhou em estreita colaboração com o lendário artista gráfico Barney Bubbles.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Julian Schnabel

O filme Julian Schnabel: A Private Portrait foi exibido 11ª edição do LEFFEST (Festival de Cinema Sintra & Lisboa) que também apresentou uma retrospectiva do cineasta e artista plástico americano. Uma figura fascinante e narcísica que reflecte bem as atitudes e os excessos das vivências nos anos 80 em Nova Iorque. Dirigido por Pappi Corsicato, o documentário aborda a carreira e a vida do artista incluindo comentários de familiares, curadores e amigos como Al Pacino, Mary Boone, Jeff Koons, Bono, Lou Reed, Willem Dafoe e Laurie Anderson..

Black Friday

A loucura americana da black friday. Chega a ser ridícula a febre das compras. A National Retail Federation estima que 164 milhões de clientes irão fazer compras que não precisam neste fim de semana. Pela primeira vez, a sua estimativa inclui a Cyber ​​Monday, que já havia sido tratada separadamente. Parece ser uma celebração maravilhosa do capitalismo, mas acabar por revelar insanidade. Multidões invadem o Walmart. E a loucura, como tudo o que é americano, já chegou a outros países. Gastam o dinheiro que não têm, pagam com cartões de crédito e ficam todos contentes.

Estado Islâmico

A província de Salah al-Din do Estado islâmico (IS) reivindicou oito atentados suicidas num dia contra soldados iraquianos e forças da Unidade de Mobilização Popular (PMU) em Baiji. Mais uma vez usando uma imagem da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano, a Wafa 'Media Foundation do Estado pró-islâmico (IS), convocou os jihadistas lobos solitários para prepararem ataques contra os "cruzados" durante as próximas festas natalícias. Afinal o ISIS continua vivo.

Ataque no Egipto

Pelo menos 235 pessoas foram mortas e mais de 130 feridas por um ataque numa mesquita no norte do Egipto. Depois de lançarem explosivos, os cinco militantes que se deslocavam em quatro veículos off-road aproximaram-se e abriram fogo contra as pessoas que rezavam na mesquita al-Rawdah em Bir al-Abed, a cerca de 40 km a oeste da cidade de Arish. A televisão Al-Arabiya e outras fontes locais disseram que alguns dos religiosos eram Sufis. O Estado islâmico considera-os como apóstatas, acredita que é equivalente a heresia. De acordo com a Bloomberg, o presidente El-Sisi convocou uma reunião com o comité de segurança após o massacres. Como a BBC ressalta, o Norte do Sinai tem vivido no escuro nos últimos anos. Nenhuma organização de media, incluindo mesmo aquela que é patrocinada pelo estado, foi autorizada a viajar para lá. Durante uma incursão num esconderijo de militantes islâmicos no sudoeste do Cairo, as forças de segurança foram emboscadas e o tiroteio matou 54 polícias. As autoridades substituíram o chefe de gabinete do exército e quase uma dúzia de altos funcionários após o incidente.

Em Londres

Agentes armados da polícia britânica evacuaram na tarde desta sexta-feira a estação do metro de Oxford Circus, no centro de Londres, onde realizaram uma grande operação. Nas redes sociais, testemunhas divulgaram imagens de pessoas deixando a estação de maneira desesperada, apesar da falta de informações sobre os detalhes do incidente. Houve relatos de tiros na Oxford Street. A polícia metropolitana disse que não conseguiu encontrar provas de tiros, não houve denúncias de vítimas graves e que não tinham encontrado nenhum suspeito. As estações de metro de Oxford Circus e Bond Street já foram reabertas. Afinal, o que aconteceu? Tudo isto é suspeito.

Juan Branco

No dia 28 de Novembro, a partir das 19h30, Juan Branco faz uma conferência na École Normale Supérieure de Paris (anfiteatro Galois) sobre os GAFA (Google, Apple, Amazon e Facebook) que perturbam a economia, mas também as relações de poder em nossa sociedade. "Avançamos gradualmente para um colapso do estado? Indivíduos ou organizações como WikiLeaks também estão aproveitando essas transformações para agitar algumas instituições: qual é o seu impacto real? Qual é o vínculo entre a evolução tecnológica e as convulsões políticas e sociais que estamos testemunhando?" É este o tema. Juan Branco, conselheiro jurídico de Julian Assange, foi considerado pelo jornal Libération com um dos jovens intelectuais mais promissores de França. É filho do produtor de cinema Paulo Branco.

O transe teatral

Misticismo, religiosidade, fé na literatura... Redescobrir Antonin Artaud numa mesa redonda de rádio em 1975 onde se evoca o poeta passeando com uma faca nos cafés do bairro de Montparnasse. No "teatro poesia e ciência devem doravante se identificar", disse. Para ele a histeria teatral é como a peste. "O transe teatral e poético tem uma repercussão na sensibilidade inteira, em todos
os nervos", sublinha o autor do teatro da crueldade..

Pedro Rolo Duarte (1964-2017)

A morte de Pedro Rolo Duarte deixou-me triste e chocada. Nem sequer sabia que ele estava doente. Merda, só tinha 53 anos. Recordo-o, esfuziante, no memorável concerto dos Rolling Stones. Julho de 1982 no já demolido estádio Vicente Calderón, em Madrid. Estava perto de mim, no recinto a céu aberto. Naquele dia 7, uma furiosa tempestade caiu sobre a cidade. Chuva, relâmpagos e trovões. As roupas encharcadas, depressa secavam nos corpos. Fazia um calor insuportável. Os técnicos regavam com mangueiras os espectadores das primeiras filas. Ninguém arredou pé. Sempre generoso, o Pedro enalteceu numa crónica o artigo intitulado Guerreiros Eléctricos que publiquei no Diário de Lisboa sobre o apocalíptico concerto que usufruímos a um metro de distância.   

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Supernatural Thing


Media ideológica

Contrariamente ao que afirma "Le Monde", a esquerda dos países ocidentais é atravessada pelos debates violentos em torno do Islão e do multi-culturalismo. Na edição de 18 de Novembro, o suplemento Ideias do Mundo, reportou a violenta disputa da media ideológica entre Charlie Hebdo e a Mediapart. Uma clivagem que o jornal designa como "uma guerra francesa da esquerda". O jornal referiu as teorias do historiador Sudhir Hazareesingh que considera os pensadores franceses "cada vez mais em declínio, auto-absorvidos, irracionais, neuróticos e alérgicos à diferença". Assegura que esse confronto entre a esquerda e a esquerda multi-cultural seja "um pouco desanimador", uma coisa típica francesa. No Reino Unido existe "um multi-culturalismo de facto que não é contestado pela direita ou a esquerda e não há a tentação de demonizar abertamente essa minoria. Hazareesingh dificilmente reconhece que alguns à esquerda estão "um pouco perdidos " como Tariq Ramadan na França e no seu país. "Muitos vivem com a ilusão de que a integração das minorias étnicas terá o mesmo destino que a coexistência pacífica dos grupos religiosos na Holanda", afirmou o sociólogo Paul Scheffer que é membro do Partido Trabalhista Holandês. Na Dinamarca, a esquerda é atravessada por novas divisões, especialmente após o caso das caricaturas de Muhammad. O autarca Thomas Gyldal Petersen, social-democrata e ex sindicalista, acredita que controlar a imigração é a melhor forma de reconquistar os eleitores e evitar que municípios como os seus se tornem guetos. O democrata americano Mark Lilla, professor da Universidade de Columbia, escreveu um panfleto intitulado The Once and Future Liberal, criticando o "fanatismo identidade", enquanto defesa das minorias étnicas e sexuais, e ter esquecido o bem comum. "Cidadania envolve direitos mas também deveres que mantêm um país unido",sublinhou. Em 1998, o falecido filósofo Ricard Rorty criticou sobre o "radicalismo cultural" do campus universitário americano.

Revistas

Vale a pena ler. Temos as habituais críticas a Donald Trump e o romance do par Jennifer Lopez e Alex Rodriguez fotografado por Mario Testino na Vanity Fair. Como de faz um nazi na The Atlantic. A cantora Ryanna na Vogue Paris clicada por Juergen Teller. E o número especial natalício da Monocle.