sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Varoufakis na Esquire

O mediático Yanis Varoufakis deu uma entrevista à revista Esquire grega de Novembro onde fala da sua família que era muito pobre, dos credores da Grécia, do sistema financeira e faz uma aviso a Donald Trump.

É difícil negociar com os credores que não querem o dinheiro de volta - quem se preocupa apenas com humilhá-lo, em fazer um exemplo de você para os outros. E foi, com medo, a situação que enfrentava com os credores da Grécia: o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Européia. O seu grande pesadelo foi um acordo mutuamente vantajoso, porque os espanhóis, os irlandeses, os portugueses e os italianos interpretaram isso como fraqueza em seu favor.

Precisamos de um novo sistema financeiro global mais próximo do que John Maynard Keynes propôs na Conferência de Bretton Woods em 1944. Imagine que temos uma moeda comum totalmente fictícia. É uma unidade de contabilidade, administrada pelo FMI - vamos chamá-lo de "kosmos" - e os países que têm um superávit comercial, como a Alemanha, são tributados. Dessa forma, você cria um fundo que pode ser usado para fins de investimento nas partes do mundo que mais precisam dele.


Sr. Trump, não se atreva a mexer com a China, porque você está brincando com fogo. Se a economia chinesa entra em recessão como resultado das suas travessuras, você, companheiro, está com problemas.

Sem comentários: