quarta-feira, 24 de abril de 2019

The Game






 Game: All things Trump  é uma a exposição-instalação criada pelo artista Andres Serrano que está na antiga discoteca- bar Lotus (404 West 14 Street) no Meatpacking District de Manhattan até Junho. "A confusão é boa para mexer com a cabeça das pessoas", afirmou Serrano que gosta de provocar. É um projecto multimídia do fotógrafo que conheceu Trump em 2004 quando o fotografou para um projecto com o título de America que reunia mais de 100 retratos de pessoas de várias profissões e origens. Serrano  passou o ano passado vasculhando no eBay para encontrar objectos e memoralia relacionados com Trump.  É um testemunho de um homem que Serrano vê como um "génio do marketing". Embora a perspicácia comercial de Trump seja amplamente ridicularizada. Há um retrato real de Trump que custa 60.000 dólares, que foi objeto de depoimento do advogado de longa data do presidente, Michael Cohen. .O meu trabalho sempre fala do mesmo:  sobre vida e morte, religião, raça e tudo aquilo que as pessoas pensam. O que é que ocupa agora o pensamento de todos? É Donald trump.  Sei como o mundo da arte se sente em relação a Donald Trump. Mas para mim, é chato fazer algo anti-Trump. Pode ser facilmente descartado, não há profundidade real, é unilateral. Aqui, com esse retrato de Donald Trump que eu criei, estou permitindo que Trump seja ele mesmo - estou deixando que ele fale com as suas próprias palavras.  Mas "The Game" também deixa claro que, para Trump, o próprio conceito de "eu" é escorregadio. Há uma razão pela qual o presidente é ocasionalmente comparado a Patrick Bateman, o protagonista assassino do Psicopata Americano  que adorava Trump. The Game  é exibido sem alteração ou comentário, o que leva a pensar: é um show de arte ou uma exibição de história? "São os dois", insiste Serrano. "É uma colecção e uma instalação ao mesmo tempo. Marcel Duchamp ensinou-nos que qualquer coisa poderia ser uma obra de arte. Já tratei muitos desses objetos - o bolo de casamento, os sacos de golfe - como obras de arte individuais. Eu não queria ser antagonista porque  acho que muita arte anti-Trump é chata. Eu queria tornar algo muito mais interessante que  deixasse Trump ser Trump".

Sem comentários: