segunda-feira, 15 de julho de 2019

Ma Yansong



O chinês Ma Yansong, fundador da MAD Architects, passou os últimos quinze anos orquestrando uma harmonia entre o natural e o artificial. Dos seus edifícios residenciais fora de Toronto (conhecida como as torres de Marilyn Monroe por suas curvas bem torneadas) à sua Harbin Opera House, uma forma escultural ondulante que desaparece nas ruas e pântanos da cidade, a arquitetura de Ma rejeita tropos racionalistas e modernistas em favor da expressão , intuição e emoção. Nascido em Pequim em 1975, dois anos depois de se formar em Yale, ele montou a sua própria prática, competindo com tais mentores anteriores como Zaha Hadid. "Eu acredito que arquitectura é arte. Não sou um bom artista, mas ecostumava fazer pintura tradicional - pintura shanshui - que é uma maneira de descrever uma experiência puramente imaginária. Não é como se você desenhasse algo de acordo com o olho. Você não traça uma paisagem. Você pode desenhar coisas muito estranhas e pode chamá-lo de montanha, nuvem, tempestade, qualquer coisa. É uma expressão pura de um sentimento, uma experiência. A pintura se torna um meio para expressar sua ideia de natureza para outras pessoas. Eu acho que a arquitectura é muito semelhante. Cria-se o ambiente que se torna o meio e estou nos bastidores, como um artista está por trás de seu trabalho. Eu gosto muito disso. Eu gosto de trabalhar sozinho, em silêncio, mas também gosto de ver como o público recebe a minha criação. Como eles se comportam. Se eles odeiam ou gostam disso", disse Ma Yansong numa entrevista.. Foi aluno de Zaha Hadid

Sem comentários: