Há muitas reportagens sobre a recente prisão de Jeffrey Epstein por acusações federais de tráfico sexual de menores, muitos detalhes sórdidos dos erros cometidos pelo gerente financeiro foram revelados. No entanto, poucos relatos se concentraram no fato de que Epstein ter financiado alguns dos cientistas mais famosos do mundo. O significado politico sobre o papel do filantropo científico, o revela o valores da civilização ocidental. "O VI Fundação Jeffrey Epstein foi criada em 2000 com o indicado missão de “inovação apoiar na ciência e na educação.” Em 2003, a Fundação prometeu uma doação de 30 milhões de dólares para estabelecer o Programa de dinâmica evolucionária na Universidade de Harvard, onde Epstein já havia sido um Doador de longa data e de baixo perfil. Este departamento de pós-graduação estuda os "princípios matemáticos fundamentais que guiam a evolução" e, de acordo com o site de Epstein, também investiga tópicos como "estrutura populacional, pré-vida, eusocialidade e economia evolutiva". Apesar da pressão para devolver o presente após as acusações iniciais de Epstein de solicitar sexo de prostitutas em 2006, Harvard se recusou a fazê-lo. O ex-presidente Derek C. Bok pesava, questionando por que “Harvard devem ter a obrigação de investigar cada doador e impor padrões morais detalhados.” Depois de orquestrar um acordo judicial em 2008 com a ajuda de Harvard professor de direito e bem conhecido apologista para a guerra de Israel Alan Dershowitz, o financista manteve o seu relacionamento amigável com Harvard, onde continuou a fazer parte do conselho da Sociedade de Mente, Cérebro e Comportamento de Harvard. A partir de 2014, ele também estava "envolvidono Instituto Santa Fe, na Iniciativa de Biologia Teórica do Instituto de Estudos Avançados de Princeton e no Programa de Gravidade Quântica da Universidade da Pensilvânia. Além de seus contactos na Ivy League nos Estados Unidos, Epstein recentemente investiu dinheiro em pesquisas de Inteligência Artificial no exterior, ou seja, o grupo de pesquisa OpenCog em Hong Kong e o MicroPsi Project 2 em Berlim. A Forbes informou em 2013 que esta pesquisa de IA foi direcionada para o desenvolvimento de “software emocional radical”, que foi posteriormente usado para criar um robô chamado Little Sophia projetado para introduzir STEM, codificação e IA para crianças - especialmente meninas. deste robô, Ben Goertzel, foi financiado várias vezes por Epstein entre 2001 e 2003 antes de iniciar o projeto OpenCog em 2013, que levou à criação de Little Sophia este ano, novamente com o apoio de Epstein.
Além desses projectos maiores, Epstein financiou uma lista dos cientistas mais famosos do mundo, incluindo Stephen Hawking, Marvin Minsky, Eric Lander, Stephen Kosslyn, Martin Nowak, George Church e físicos ganhadores do Prêmio Nobel Gerard 't Hooft, David Gross, e Frank Wilczek. A extensão total de suas doações não é conhecida desde que a Fundação evitou divulgar seus detalhes financeiros, apesar da pressão da Procuradoria Geral de Nova Iorque em 2015.A New York Magazine relatou em 2002 que Epstein "traz o entusiasmo de um caçador de troféus para sua colecção de cientistas". Ele levou Hawking até à sua ilha particular para uma conferência com mais 20 dos maiores físicos do mundo. Mas o que acontece quando as ações de um dos financiadores mais apaixonados desta pesquisa de ponta “chocam a consciência” ? É fácil descartar Epstein como um desvio sociopata, uma excepção. ...A grande media agora está pronta para fazer exatamente isso com um incentivo encorajador do establishment oportunista do Partido Democrata, que ignora o amplo envolvimento democrata com Epstein e finge ofender os seus crimes na esperança de chegar à a Donald Trump, através do secretário Alexander Acosta, ou melhor no entanto, o próprio Trump, a fim de restabelecer o status quo liberal do excepcionalismo imperial americano.
É muito mais difícil, no entanto, reflectir sobre o facto de que são figuras como Epstein que mais investem no progresso científico e tecnológico que tantos americanos liberais bem ajustados apoiam sem crítica. Embora as ações de Epstein sejam especialmente deploráveis, sua cosmovisão epicurista que é considerada por muitos outros como um padrão. O facto de um homem como Epstein concordar com uma epistemologia tão generalizada e financiar o que é ostensivamente a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico do futuro deveria nos dar uma pausa".É muito mais difícil, no entanto, refletir sobre o fato de que são figuras como Epstein que mais investem no progresso científico e tecnológico que tantos norte-americanos liberais bem ajustados apóiam sem crítica. Embora as ações de Epstein sejam especialmente deploráveis, sua cosmovisão epicurista é uma que é considerada por muitos outros como um padrão. O fato de um homem como Epstein concordar com uma epistemologia tão generalizada e financiar o que é ostensivamente a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico do futuro deveria nos dar uma pausa.(VINCENT KELLEY, via Counterpunch)
adios amigos
Há 9 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário