sábado, 1 de fevereiro de 2020

O regresso


O curator e coleccionador de arte Kenny Schachter, depois de viver 15. anos em Londres, voltou com a família para Nova Iorque. As relações de Schachter com os artistas nem sempre foram fáceis. Quando ele se mudou para o Reino Unido em 2004, ele diz que não falava com um artista há dez anos.: “Eu gosto mais de arte do que de artistas, eles podem atrapalhar.” Durante esse período, ele se virou para o design, desenvolvendo uma estreita amizade com a falecida arquitecta Zaha Hadid. Agora está vendendo parte da sua colecção de design, incluindo cadeiras dis irmãos Campana. Algumas das peças mais pesadas estão sendo doadas para instituições, incluindo uma estação de som de Vito Acconci, que incorpora um arquivo de todas as obras de áudio do artista que vai para o Bard College, em Nova Iorque. "Recentemente, decidi deixar Londres - devido à notável deterioração da qualidade de vida, de altos níveis de criminalidade a uma escalada nos impostos e animosidade contra estrangeiros - e retornar a Nova Iorque. Para empacotar toda a minha porcaria (digo isso com carinho) e transportar grande parte para o meu novo aluguer de triplex, demorou nada menos que três meses com meia dúzia de transportadores, para não falar da despesa.A arte embalada em minha nova casa varia de obras conceituais das décadas de 1960 e 1970 - especialmente de Vito Acconci e Paul Thek, a quem eu organizei exposições para as quais escrevi extensivamente - até as últimas criações de artistas contemporâneos emergentes que eu adoro, como Cheyenne Julien e Ebecho Muslimova. Outros artistas com que colaborei ao longo dos anos e nunca posso viver sem incluir Joe Bradley (cujo primeiro show solo em Nova Iorque foi o curador em 2003), Cecily Brown, Wade Guyton e Pope.L , cuja obra foi objecto de dois shows que realizei em Londres em 2005 e 2007. É um prazer estar cercado por tantas coisas boas com as quais me preocupo, especialmente numa cidade cheia de arte, design e criatividade". Nova Iorque, claro.

Sem comentários: