segunda-feira, 31 de julho de 2017

Sam Shepard (1943-2017)

Morreu Sam Shepard. Dramaturgo, poeta, actor, músico instintivo e arquitecto amador. Como ele dizia nos anos setenta: "I am just a guy who accomplishes all this stuff". Nasceu em 5 de Novembro de 1943 numa base do exército no sul do estado de Illinois, onde o seu pai estava colocado. Aos 19 anos mudou-se para Nova Iorque. Vivia num apartamento na Avenida C do East Village que dividia com o filho do músico Charlie Mingus. Arranjou um emprego Village Gate, o lendário clube de jazz, onde lavava pratos e servia às mesas. A sua carreira teatral começou na companhia Theater Genesis  que estava alojada na St. Mark`s Church. Também foi baterista do The Holy Modal Rounders, o grupo que ajudou a fundar nos anos 60. Viveu com  Patti Smith, a namorada na época, no Chelsea Hotel. Escreveu uma série de peças, tendo ganho o Pulitzer Prize com Buried Child. Em 1978, o cineasta Terrence Malick convidou-o para participar em Days of Heaven.  Mais tarde, em 1984, foi o piloto Chuck Yeager no filme The Right Stuff. Escreveu o roteiro do filme Paris Texas, dirigido por Wim Wenders. Bem...tinha um ar esquivo, transmitindo uma imagem de um homem poderoso e icónico. Uma mistura de qualidades que o ajudaram transformar-se numa espécie de figura de culto místico. Recordo-o tal como surge de t-shirt preta e jeans, fotografado por Bruce Weber. Muito americano.

MacronLeaks

Wikileaks, o site especializado na distribuição de documentos confidenciais, publicou ontem 71,848 e-mails de "MacronLeaks". Um conjunto de e-mails hackeados e publicados na Internet, pouco antes da segundo volta da eleição presidencial. Estes documentos não são novos, mas eles estavam até agora disponíveis na Internet sob a forma de arquivo completo sem motor de pesquisa e, portanto, difícil de ler. Como de costume, Wikileaks publicou documentos "raw", incorporando os muitos e-mails pessoais contidos em arquivos (algumas das vítimas desses hackers que misturavam as suas caixas pessoais e profissionais). A organização de Julian Assange afirma que o lote de 21.075 e-mails, que datam de Março de 2009 a Abril de 2017, foi verificado de forma única através do seu sistema DKIM. O site acrescentou um motor de busca para explorar .

Elon Musk

Além do problema persistente da queima de dinheiro, Elon Musk, admitiu que ele também é bipolar. O CEO da Testla, numa série de tweets publicados ontem e um dia depois de entregar o primeiro modelo de produção 3, respondeu às perguntas de outros usuários do Twitter sobre seu estado mental. Os comentários recentes de Elon Musk sobre a "ameaça existencial para a civilização humana" da Inteligência Artificial provocaram uma resposta de Mark Zuckerberg, que chamou os comentários do CEO da Tesla "bastante irresponsáveis". Musk respondeu criticando a compreensão do chefe do Facebook da IA que considerou ​​como "limitada". Na semana passada, o fundador do Facebook e Musk trocaram insultos sobre a ameaça que a inteligência artificial representa para a civilização humana. Musk tem uma visão apocalíptica em que teme que os computadores assassinos eliminem a humanidade que é uma visão compartilhada por algumas das mentes mais brilhantes do mundo. Já Zuckerberg mostra-se muito optimista.

Elon Musk  ✔ @elonmusk
Replying to @EricDiepeveen
The reality is great highs, terrible lows and unrelenting stress. Don't think people want to hear about the last two.endo alguma luz sobre as turbulências internas com as quais ele luta.

Putin retalia

Quando a Rússia avisou na sexta-feira que retaliaria proporcionalmente e reduziria o número de funcionários do serviço diplomático dos Estados Unidos no país, Vladimir Putin não estava brincando. Pois, acabou de dizer numa entrevista no canal de televisão Rossiya 1 que 755 diplomatas americanos serão expulsos. Explicou que "terão de deixar a Rússia como resultado das políticas de Washington".  Afirmou que esperava que as relações mudassem no futuro para melhor, mas não iria deixar nada sem resposta. Segundo a Bloomberg a reacão da Rússia foi mais severa do que muitos funcionários haviam sinalizado "e ameaça lançar as duas potências de armas nucleares numa nova espiral de tensões". Para Trump, o agravamento do conflito coloca um dilema entre o seu desejo declarado de construir laços com a Rússia e a crescente oposição política a esse esforço em Washington, no meio de consultas do Congresso e uma investigação do FBI sobre a interferência nas eleições e os possíveis laços da campanha Trump com a Rússia. No sábado, o secretário Tex Tillerson disse que os votos esmagadores da Câmara e do Senado a favor das sanções "representam a forte vontade do povo americano de ver a Rússia tomar medidas para melhorar as relações com os Estados Unidos". É bizarro. Ele acrescentou esperar que uma futura cooperação entre os EUA e a Rússia tornaria as sanções desnecessárias em algum momento

domingo, 30 de julho de 2017

Os emplastros

"Ainda não sabemos quantas pessoas morreram em consequência dos incêndios do mês passado, mas já temos uma crise com as matrículas na escola para nos distrair, os incêndios continuam e o SIRESP falha "pontualmente" quando é preciso que não falhe. Supostamente, a virtude da Geringonça era que os partidos da Extrema Esquerda que apoiavam o PS iriam fiscalizar o PS. Dava muito jeito fiscalizar o PS porque estas pessoas que andam pelo governo PS não são muito diferentes das pessoas que andavam pelo governo PS de José Sócrates e, se fossem competentes, o país não teria ficado à beira da bancarrota -- a lógica é uma coisa lixada!" (Rita Carreira-Blogue Destreza das Dúvidas)

Truthdig entrevista Stone

Oliver Stone foi entrevistado por Robert Scheer, o editor-chefe da Truthdig, A conversa incidiu na The Putin Interviews", uma nova série da Showtime, do roteirista e cineasta, num livro correspondente que conta com um prefácio de Scheer, um homem com um percurso que acompanho desde os anos 70. Trabalhou na City Lights Books de San Francisco, na revista Ramparts de que conservo ainda alguns números, e na delegação dos Black Panthers liderada por Eldridge Cleaver. Ainda colabora na The Nation. Esteve em todos os movimentos da verdadeira esquerda dos Estados Unidos. Nada a ver com estes "produtos televisivos" superficiais vendidos a nível internacional como os apalermados Stephen Colbert e outros do género que se babam com as estrelas idiotas de Hollywood.

Prada Tóquio

A loja principal da Prada no coração do distrito comercial de Aoyama, em Tóquio, faz parte do programa Epicenter Store da marca. Foi lançado em 2000 e focado no estilo Prada típico, tanto a nível conceptual quanto estético. O edifício aberto ao público em 2003 foi criado por Herzog & de Meuron que, segundo a dupla de arquitectos, desafia "as nossas energias perceptivas do modo mais radical".

Acidente ou crime?

Segundo o New Republic, o caso do patrão da media russa que morreu misteriosamente não está encerrado. Mikhail Lesin, que fundou a rede RT (Russian Today) apoiada pelo Kremlin e teve vínculos com o presidente Vladimir Putin, foi encontrado morto num quarto de hotel de Washington em 5 de maio de 2015. Acusava ferimentos de força bruta na cabeça, no pescoço e no tronco, mas depois uma investigação extensa do promotor federal descartou a possibilidade de crime. A teoria operacional é que Lesin estava bêbado e se suicidou acidentalmente. Mas BuzzFeed relatou na sexta-feira que, de acordo com dois agentes do FBI, funcionários do Departamento de Justiça o convidaram para discutir "o funcionamento interno da RT". Esses agentes também rejeitam a conclusão de que a morte de Lesin foi um acidente. "Foi espancado até à morte e todos pensam que ele foi atacado e que Putin ou o Kremlin estavam por trás disso", afirmaram os agentes. No mínimo, é tudo muito estranho. Sobretudo o reacender do assunto agora. Neste momento.

Guerra Política

A guerra está instalada no Estados Unidos. O congressista Gaetz e algumas dúzias de outros republicanos estão agora a pedir um promotor especial para investigar os "grandes e muitos crimes" da administração de Obama e Hillary Clinton. "O público americano tem o direito de conhecer os factos - todos eles - envolvendo as eleições e as suas consequências. Nós pedimos que você nomeie um segundo conselho especial para garantir que essas questões preocupantes e sem resposta não sejam relegadas ao caixote do lixo da história. Eu não acho que os crimes da administração anterior e o choque com James Comey e Loretta Lynch devem ser esquecidos só porque Hillary Clinton perdeu a eleição". Referem-se aos supostos casos da ex-procuradora-geral Loretta Lynch pedir a James Comey, o então director do FBI, para minimizar a natureza da sondagem de email de Clinton. Ao envolvimento do Departamento de Estado para decidir quais os e-mails da Clinton para tornar públicos. As divulgações na WikiLeaks - lançou e-mails sobre a Fundação Clinton e, de acordo com a carta, "suas relações internacionais potencialmente ilegais". Conexões entre funcionários de Clinton e "entidades estrangeiras", incluindo Rússia e a Ucrânia. Etc, etc...

A imagem

Grace Jones dá um concerto esta noite em Standon, Reino Unido. Na imagem, foto de Andrea Klarin.

Revistas


Bubbles é pintor

O chimpanzé Bubbles, que pertenceu a Michael Jackson, é artista. Faz pinturas coloridas que estão a ser leiloadas na Frames USA & Art Gallery de Miami até 31 de Julho. Nos leilões passados, as suas composições foram vendidas por 1.500 dólares. O primata de 34 anos descobriu a sua paixão pela arte no Center for Great Apes em Wauchula (Flórida), onde viveu desde 2005. O produto do leilão reverterá em benefício do Centro

O Warhor de Alice


A estrela de rock Alice Cooper encontrou uma obra-prima de Andy Warhol que vale milhões "enrolada em tubo num armário onde ficou esquecida mais de 40 anos. Little Electric Chair, datada de 1064, é uma serigrafia vermelha da série Death and Disaster. Nunca foi esticada e ficou armazenada ao lado de outros objectos, incluindo uma cadeira eléctrica que Cooper usou no início dos anos 70 como parte de um concerto. De acordo com Shep Gordon, o famoso manager de longa data do cantor, Cooper e Warhol tornaram-se amigos no clube Max's Kansas City de Nova Iorque." Warhol foi assistiu a um concerto em que Cooper fingiu ser electrocutado numa cadeira idêntica à da impressão do artista plástico. A imagem baseia-se numa fotografia de imprensa de 1953 sobre a câmara de morte da prisão Sing Sing, onde Julius e Ethel Rosenberg foram executados naquele ano acusados de entregarem segredos atómicos aos russos. Cindy Lang, modelo e estrela da capa da revista Interview, a namorada de Cooper, visitou o estúdio do artista e comprou uma das suas telas de 1964 por 2.500 dólares. Na altura, Alice lançava dois álbuns por ano e viajava o resto do tempo. "Era um tempo de rock, nenhum de nós pensava em mais nada. Ele acabou por ser internado num hospital devido ao abuso do álcool e das drogas. Depois de sair muda-se para para Los Angeles. Agora ficou surpreso com a notícia. "É verdade? Eu possuo isso?, perguntou o músico ao seu manager. Está a pensar mandar emoldurar a obra, que vale mais de 12 milhões de dólares, e colocá-la na sua sala.

Arquitectura louca

O fotógrafo britânico Paul Raftery captou uma série de imagens da arquitectura da era pós-soviética na cidade de Astana, a capital do Cazaquistão onde está a decorrer a exposição mundial 2017 até 10 de Setembro. As fotos mostram edifícios que podem ser encontrados no centro da cidade, desde blocos de torre simples até estruturas altamente decorativas. "O objectivo era relevar como a cidade evoluiu desde a queda do comunismo. Astana é uma nova capital planeada, um pouco como Brasília", disse Raftery à revista Dezeen. Em 1998, o arquitecto japonês Kisho Kurokawa foi premiado com o projecto para planificar a nova capital. A sua proposta teve como objectivo reconstruir a cidade existente e criar novas áreas ao sul e a leste do rio com base em princípios de metabolismo e simbiose. O pavilhão do Reino Unido foi desenhado por Asif Khan e Brian Eno .

sábado, 29 de julho de 2017

Geoffrey Gurrumul Yunupingu (1971-2017)


A imagem


Esta imagem "Sem título" do artista belga Jan Fabre. Desenhador, encenador e coreógrafo. Tem um trabalho fantástico e perturbador.

Marc Faber

"Central Banks are manipulating Interest Rates and Stock prices. Os bancos centrais são todos insanos. (Marc Faber)

sexta-feira, 28 de julho de 2017

The Sisters of Mercy


Philippe Vandenberg

Quando o artista belga Philippe Vandenberg se suicidou na sua casa de Bruxelas em 2009 tinha apenas 52 anos. Deixou um extenso corpo de trabalho, incluindo um livro de desenhos que abre com esboços de aguarela meio-abstractos detalhando os conflitos internos do autor. Esse trabalho foi objecto de uma exposição, que encerra hoje, na Galeria Hauser & Wirth de Nova Iorque. Deixou deixou uma pegada significativa na sua cidade natal durante o movimento neo-expressionista europeu da década de 1980, mas manteve um perfil relativamente baixo nos Estados Unidos, com apenas meia dúzia de exposições individuais nas últimas três décadas. O estúdio dele era em Molenbeek, o principal bairro muçulmano de Bruxelas. Segundo a filha do Vandenberg, ele tinha um certo fascínio pelo acto Kamikaze. Eu acho o trabalho dele muito bom.

Bienal de Istambul

A 15ª edição da Bienal de Istambul, que é comissariada pelo duo de artistas nórdicos Elmgreen & Dragset, inaugura em 16 de Setembro. Sob o título "A Good Neighbour" acabou de lançar a lista dos 55 artistas participantes de 32 países. O português Fernando Lanhas faz parte dessa lista constituída por pesos pesados da arte contemporânea. Inclui ainda cinema, música, design e teatro.

Alemãs no ISIS

Quatro cidadãs da Alemanha, que foram detidas na cidade iraquiana de Mossul, não eram apenas casadas com os combatentes do Estado Islâmico, mas pertenciam a uma organização que vigiava  os costumes, segundo informa a Der Spiegel. Esta entidade policial, constituído pelas meninas ocidentais, funcionava no território de Raqqa e Mossul. Entre outras coisas, estavam encarregadas de controlar se as mulheres estavam se vestindo do modo apropriado de acordo com as leis adoptadas na comunidade jihadista. Particularmente, mulheres que não andavam completamente tapadas ou usavam maquilhagem debaixo da burka, eram castigadas com chicotadas. De acordo com  a revista, durante a operação para libertar Mossul, os militares iraquianos detiveram cerca de 20 mulheres jihadistas de vários países.

Daniel Day-Lewis

Daniel Day-Lewis decidiu reformar-se da carreira de actor. De acordo com uma porta-voz, o filme ainda não lançado de Paul Thomas Anderson seria o seu último trabalho. Declarou ainda que ele agradecia aos colaboradores e ao público. A notícia caiu como uma bomba. Daniel tem 60 anos e é o único na história do Óscar a ter recebido 3 estatuetas de Melhor Actor. Extremamente selectivo nas escolhas e versátil, é conhecido por mergulhar de cabeça nos seus personagem. Neste último filme com o título de Phantom Thread interpreta um costureiro da década de 50 em Londres que fazia roupas para a alta-sociedade e a família real. O papel parece ser inspirado em Charles James, apesar da história se passar no Reino Unido e James se ter estabelecido nos EUA.Também correm rumores que o actor vai entrar no mundo da moda. Tal como John Malkovich que tem uma marca de moda masculina bem interessante. Mas não acredito nas revelações acredito da Page Six.

Helmut Lang

O estilista Shayne Oliver da Hood by Air, que vemos na terceira foto, assina uma colecção da Helmut Lang, introduzindo assim uma mudança de linguagem estética. Isabella Burley, da revista “Dazed & Confused“, é a editora-residente da marca. Além de responsável pela parte criativa, convida os estilistas para fazerem colecções pontuais. Começou com Shayne. O desfile acontece na próxima Semana de Moda de Nova Iorque, em Setembro. Um dos maiores nomes da onda minimalista da década de 90, a Helmut Lang inicia agora uma nova fase. Aposta na provocação irónica, típica dos hipsters e millennials. Uma das convidadas para posar para a primeira campanha, lançada agora, é a polémica ex-actriz pornográfica Traci Lords. Está na segunda foto de gabardina preta. O músico Nick Rat e o cineasta Larry Clark também participam.

A imagem

Esta imagem das ervilhas no prato foi feita na década de 70 pela artista Sandy Skoglund. Conhecida pelas suas instalações e fotos com repetição de padrões, criando um clima surreal e  até de ansiedade. Na série de fotografias Food Still Lifes usou papel contacto estampado e comidas que comprou no mercado de Woolworths. Na época soava como uma paródia às dietas tipo american way of life com alimentos processados ou comprados em lata. As imagens estão expostas na galeria Ryan Lee de Nova Iorque até 11 de Agosto.

Vanity Fair

Angelia Jolie protagonizou a capa e um editorial da edição de Setembro da revista Vanity Fair. A actriz foi fotografada pela dupla por Mert Alas e Marcus Piggott. Na entrevista falou sobre o fim do casamento com Brad Pitt. A publicação chamou a atenção porque essa é a primeira vez que ela comenta sobre a separação depois de se mudar para uma nova casa com os filhos. Está lindíssima.

Bad Bank

Liderado por Draghi, o BCE tornou-se um dos maiores bancos de lixo do mundo com um balança de 4,23 triliões de euros de activos...Como parte de seu QE, o BCE continua a derramar milhares de milhões de euros recém-criadas no mercado de títulos corporativos. Quando ele faz isso através de "questões particulares", ela compra-os directamente para as maiores empresas europeias e as suas subsidiárias internacionais. Recentemente, essas compras de títulos corporativos têm superado os 100 mil milhões de euros. Este montante aumentou 7 biliões mensais. Portanto, o BCE está se tornando o pior dos bancos ruins. Quando o BCE iniciou seu programa de compra de títulos corporativos em Março 2016, disse que iria comprar apenas activos de qualidade. Mas, logo depois disso, comecei a me perguntar o que aconteceria se um título em carteira viu a sua classificação ser diminuída. Alguns meses mais tarde, um porta-voz do banco pôr fim a esses temores ao anunciar que o BCE "não é obrigado a vender seus activos em caso de uma redução de classificação para a categoria  de"investimento de risco "e levantando a possibilidade de que o banco pode ter na carteira "anjos caídos. Hoje, depois de 16 meses do programa, parece que o BCE adquiriu 981 emissões de obrigações diferente doss quais 34 são classificados como BB + ou investimento de risco. E 208 dessas emissões não está classificado. Isto significa que um total de um quarto dos títulos tenha comprado ou são arriscados ou não avaliados..." (The Wolf)

Front 242


O muro

Na pequena cidade francesa de Séméac, onde o governo recentemente comprou um hotel com a esperança de o transformar num abrigo de imigrantes, os habitantes construíram uma parede com cerca de dois metros de altura em torno da entrada que conduz ao hotel desocupado para tentar impedir que se transformasse num abrigo de migrantes. Trabalhando sob a cobertura da escuridão, algumas dúzias de moradores desta povoação dos Pirinéus ergueram uma parede de 18 metros de comprimento e 1,8 metros de altura impedindo o acesso ao hotel Formule 1, confirmou um porta-voz do grupo. "Nós não estamos contra a entrada de migrantes, mas devem ter em conta a opinião dos cidadãos", disse Laurent Teixeira à AFP. Os locais sentem-se frustrados com a falta de transparência do governo que não tem realmente um plano para os migrantes. O governo francês está actualmente sob pressão para estabelecer os abrigos possíveis, em antecipação a um outro pico na migração no final deste Verão.

The Takeover of Venezuela

Na quinta-feira, o governo dos EUA ordenou que membros das famílias dos funcionários da sua embaixada na Venezuela saíssem, depois da crise política se ter agravado antes de um polémico voto que os críticos dizem ir acabar com a democracia no país. Da mesma forma, o Canadá alertou os seus cidadãos contra viagens não essenciais para a Venezuela e pediu também para saírem já. Segundo observa o canal França 24, registou-se hoje na Venezuela um "confronto" nas ruas entre manifestantes anti-governo e forças de segurança, despertando o alarme internacional. A oposição convocou novas manifestações a nível nacional para desafiar a proibição do governo sobre os comícios antes do voto no domingo para eleger um órgão que vai reescrever a constituição. Como informou a Reuters morreram ontem mais sete pessoas. São já quatro meses de protestos contra o impopular Nicolas Maduro. Hoje, os críticos do psicopata e nazi presidente planeiam fazer mais pressão, num protesto em todo o país chamado de "The Takeover of Venezuela". A Tomada da Venezuela. "Nós vamos continuar lutando, não vamos deixar as ruas", disse o líder da oposição Jorge Millan. Somando os problemas da Venezuela e ao isolamento internacional, a companhia aérea colombiana Avianca interrompeu ontem as operações no país devido a "limitações operacionais e de segurança". A americana Delta também deverá suspender os serviços a partir de Setembro.

O charme de Baltimore?

A revista Treasure +Leisure fez uma reportagem promocional do "charme" da cidade de Baltimore, uma das mais degradadas e perigosas dos Estados Unidos. Diz na introdução: "Há muito mais para além do que se viu  na The Wire. Mesmo que as tensões raciais façam manchetes nesta famosa cidade de colarinho azul no Chesapeake, os belos projectos da beira-mar e os restaurantes atraentes chegaram juntamente com uma nova geração de moradores preparada para construir o lugar em que querem morar". Nas apelativas fotos desta publicação de viagens também aparece a casa que serve de morada ao maléfico casal Underwood da série televisiva House of Cards. Uma cidade do Rust Belt que perdeu praticamente a sua indústria. Ainda em Fevereiro, o repórter Michael A. Fletcher escreveu no jornal The Washington Post, logo após os tumultos de Abril passado sobre a morte de Freddie Gray: "Com a agitação racial como apenas um problema entre muitos -incluindo a pobreza, o crime e a dependência de drogas -Baltimore tem sido desde há muito tempo citada como um dos casos da degradação urbana mais amplamente citados na América pós-industrial. Assim, não é chocante que tenha perdido um impressionante 35 por cento da sua população entre o seu pico de pós-guerra e hoje. O que resta é uma cidade cheia de ruas desertas, fábricas corroídas e milhares e milhares de casas vazias".