O Estado Islâmico anunciou através de sua Agência de Notícias
Amaq na sexta-feira (10 deMaio) que estabeleceu sua primeira "província" na Índia, segundo informou a
Reuters. O ISIS chamou a área, localizada no estado norte da Índia de Jammu e Caxemira, "Wilayah of Hind", ou província Hind. Também alegou ter infligido baixas nas forças indianas num recente confronto em Amshipora, uma cidade daquele estado. A polícia local disse que um militante ligado ao ISIS, Ishfaq Ahmad Sofi, foi morto numa troca de tiros ontem. No mês passado, o ISIS divulgou um vídeo mostrando seu líder,
Abu Bakr al-Baghdadi, alegando responsabilidade pelos ataques terroristas do Domingo de Páscoa no Sri Lanka, que mataram mais de 250 pessoas. O vídeo “procurou enfatizar a natureza internacional da luta” após o grupo perder o seu “califado no Iraque e na Síria, escreveu Nicolas Hénin, um ex-refém do ISIS e autor da Jihad Academy: The Rise of Islamic State , no he guardian. O ISIS provavelmente vê Jammu e Caxemira, com suas tensões entre muçulmanos e hindus, como território promissor.
Rita Katz, diretora do SITE Intelligence Group, afirmou no Twitter : "O estabelecimento de uma “província” numa região onde não há nada que se assemelhe à governança é absurdo, mas não deve ser cancelado… O mundo pode virar os olhos para esses desenvolvimentos (tenho certeza), mas para jihadistas nessas regiões vulneráveis , estes são gestos significativos para ajudar a estabelecer as bases para a reconstrução do mapa do “Califado” do ISIS. Assim, essas regiões devem ser vigiadas de perto".
Sem comentários:
Enviar um comentário