sábado, 28 de março de 2020

Palantir ajuda NHS

A empresa de Peter Thiel está ajudando a misturar dados de saúde do Reino Unido num único sistema. O Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha (NHS) criou uma nova plataforma de dados que rastreia a equipa médica e os recursos para coordenar a resposta do coronavírus do Reino Unido.
O sistema visa misturar os vastos, mas fragmentados, conjuntos de dados do NHS para prever onde são necessários ventiladores, camas e equipas. Essa tarefa complicada foi confiada a uma das empresas de tecnologia mais controversas do mundo: Palantir , a gigante de mineração de dados de US $ 20 biliões, financiada pela CIA e usada pela imigração e fiscalização de clientes em ataques a locais de trabalho. A Palantir integrará uma variedade de informações de assistência médica num único repositório de dados por meio do software Foundry da empresa, uma ferramenta de integração de dados usada pelas agências de espionagem dos EUA para analisar a inteligência . O NHS introduziu uma série de medidas para proteger as informações. Todos os dados serão anonimizados e fornecidos apenas à Palantir de forma agregada. O governo também prometeu destruir todos os registos quando a crise terminar, segundo relata a BBC .
A Palantir foi fundada foi co-fundada por Peter Thiel, o doador bilionário Donald Trump que ajudou a criar o PayPal e o Facebook. Um investidor de risco inteligentíssimo. O trabalho da Palantir com agências de inteligência mostra que ele pode manter os dados seguros. Mas pode ser difícil abandonar o software quando a pandemia terminar.

Sem comentários: