segunda-feira, 30 de março de 2020

Despertar terrível


Todos os olhos estão no mercado de acções nas últimas semanas, pois reflectem os temores sobre a paralisação económica induzida por coronavírus e as esperanças de estímulos massivos. Foi um passeio de montanha russa. Peter Schiff disse em 27 de Março que há um problema ainda maior surgindo no horizonte que as pessoas não estão prestando atenção - a potencial destruição do dólar. Ele disse que os americanos estão sujeitos a um despertar doloroso. O Dow Jones terminou a sua melhor semana desde a Grande Depressão com uma queda de 915,39 pontos. Mas mesmo com essa grande queda, o Dow subiu cerca de 13% na semana, tudo com a força do espectacular rali de terça, quarta e quinta-feira. De facto, o Dow teve um mercado em alta condensado em três dias. Mas Peter disse que não era realmente um mercado em alta. Ele chamou de "correcção cruel num mercado de urso horrível".
Disse ainda que o mercado em baixa está "muito longe do fim, explicando como as acções do Federal Reserve e do governo dos EUA prepararam o cenário para desvalorizar o dólar . Ele disse que, com a resposta do banco central e do governo ao coronavírus, a  hiperinflação deixou de ser o pior cenário para o cenário mais provável. Um mercado em baixa do dólar pode mascarar alguns dos outros problemas da economia. Considere na década de 1970, o dólar caiu quase 70%. Isso significa que, embora as perdas nominais no mercado de acções na década não tenham sido terríveis, as perdas reais foram significativamente maiores. Foi uma destruição do valor das acções dos EUA e Peter disse que isso acontecerá novamente. Uma queda no dólar significa perdas em todos os activos denominados em dólar - acções, títulos, imóveis. Significa também inflação de preços e aumento das taxas de juros, o que reduz ainda mais o valor dos títulos. Peter disse que acha que o dólar será muito mais fraco nesta década do que na década de 1970. Ele acha que os EUA certamente estão começando a década numa posição financeira muito pior. ”
A principal razão pela qual o dólar caiu na década de 1970 foi porque os EUA caíram no padrão ouro. Mas o dólar permaneceu a moeda de reserva, apesar de não ter sido apoiado por nada. Durante os anos 80, os EUA tiveram o privilégio de poder emitir a moeda mundial sem ter que apostar em ouro. Isso basicamente nos deu uma licença para imprimir e estamos abusando desde então. ”
Peter disse que desta vez acha que o mundo vai chutar o dólar como moeda de reserva. Se isso acontecer, o dólar será apenas outra moeda. E isso significa que os americanos terão que respeitar as mesmas regras económicas que governam todos os outros. Isso significa que, se queremos consumir, precisamos produzir. Se queremos emprestar, temos que economizar. E os americanos terão um rude despertar. ”Peter disse que isso pode muito bem esmagar os sonhos de aposentadoria de muitos americanos. Com a erosão do poder de compra do dólar, a aposentadoria simplesmente não será uma opção para muitas pessoas.
A maioria dos americanos que já se aposentou, terão que voltar ao trabalho. E as pessoas que estavam pensando em parar de trabalhar, só terão que continuar trabalhando até morrerem, basicamente. A menos que você possa fazer algo agora para se proteger. Peter também falou sobre a aprovação do massivo projeto de estímulo. Ele disse que é possivelmente a lei mais socialista já aprovada. Basicamente, a América já é uma nação socialista. (Via Zero Hedge)

Sem comentários: