segunda-feira, 27 de julho de 2020

Anselm KiIefer


A Galeria Thaddaeus Ropac de Salzburgo apresenta uma nova série de obras monumentais de Anselm Kiefer dedicadas a Walther von der Vogelweide (c. 1170 a c. 1230), o poeta lírico do amor,  cujo significado e legado foram explorados em obras seminais do artista desde os anos 1970. Essas novas obras fazem referência ao poema mais famoso do letrista medieval 'Under der linden', que narra um encontro romântico de dois amantes de diferentes posições sociais no campo. Anselm Kiefer afirma: 'Eu vivo na linguagem. [...] é a linguagem que me domina. Eu escuto. Muito disso permanece no escuro para mim, mas eu carrego as palavras comigo»A experiência da natureza e as lâminas quebradas de grama e flores descritas no poema são elementos recorrentes na linguagem pictórica de Anselm Kiefer.Nos últimos quarenta anos, o trabalho de Anselm Kiefer se desenvolveu através de um processo de acumulação, mistura e retrabalho de temas e motivos que se repetem e se sobrepõem repetidamente em diversas mídias. A preocupação constante do artista com a memória cultural, a identidade e a história, em particular sua exploração da identidade alemã do pós-guerra.

Sem comentários: