sexta-feira, 24 de julho de 2020

Edward Hopper


A esperada exposição Edward Hopper e o American Hotel no Museu de Arte de Indianápolis em Newfields, inaugurada em 19 de Julho, vai-se manter até  25 de outubro de 2020. Embora o icónico pintor tenha sido considerado um dos grandes mestres americanos, o interesse no seu trabalho disparou durante o período de ansiedade e isolamento. Do covid 19. As suas representações de indivíduos sozinhos em quartos de hotel adquiriram ainda mais relevância agora. A exposição apresenta 57 das pinturas, desenhos, aquarelas e capas de revistas de Edward Hopper (1882-1967) - incluindo o icônico Hotel Lobby do Museu de Arte de Indianapolis - que mostram o seu fascínio pelas configurações de hospitalidade comuns da época. O trabalho de Hopper é frequentemente explorado através de uma lente de solidão, mas o American Hotel fornece um contexto diferente para o célebre trabalho do artista americano.
Hooper realizou inúmeros encargos publicitários para empresas privadas. A estranheza e inquietante  sensação que vemos nas obras do artistas na penumbra. A descoberta da luz de Cape Cod de Hooper se sucedem as obras primas. Paisagens iluminadas por uma luz que deixa as coisas e as pessoas em suspenso, fotogramas de um filme, as visões do homem à deriva numa grande cidade, imagens de paisagens solitárias, histórias fragmentárias remetem para solidão, esquecimento e desesperança. Os personagens parecem vencidos, solitários, personagens nocturnos ou diurnos encerrados em quartos, em escritórios, salas de espera ou em casas que poderiam ser banais mas que resultam misteriosas. Os personagens de Hooper pertencem a um imaginário melancólico e pessimista. O mundo dos seus quadros é impreciso e ambíguo. Os seus interiores ocupados ou vazios fazem pensar numa dura vida, na depressão, na velhice e até no crime. Há algo de inquietante na luz do amanhecer ou do entardecer das cidades desertas, como se quisesse mostrar o mistério das ruas..
Na época em que se destacavam os expressionistas abstractos nova-iorquinos que os críticos  defendiam de uma forma militante, Hopper era praticamente ignorado. Ele até se queixou de que o Whitney Museum só favorecia os accion painters. Mas actualmente, a pintura de Hopper tornou-se altamente reconhecida.

Sem comentários: