terça-feira, 14 de julho de 2020

O censor NYT

Continua no New York Times um ambiente de se cortar à faca, já que o editor de opinião Bari Weiss deixou o jornal e escreveu uma carta de demissão escaldante denunciando o Times como nada mais que uma câmara de eco para activistas 'acordados' que se disfarçam de jornalistas. "Minhas próprias incursões no Wrongthink me tornaram objecto de constante bullying por colegas que discordam de minhas opiniões . Eles chamaram-me nazi e racista; aprendi a ignorar comentários sobre como estou" escrevendo sobre os judeus novamente. O meu trabalho e a minha pessoa são humilhadas abertamente em canais Slack toda a empresa onde os editores de mastro pesam regularmente. Lá, alguns colegas de trabalho insistem que precisam ser erradicado dessa empresa é ser verdadeiramente “inclusivo” , enquanto outros postam emojis de machado ao lado do meu nome, mas outros funcionários do New York Times publicamente me veem como mentirosa e fanática no Twitter, sem medo de que me assedie, receba as medidas adequadas.. "-Bari Weiss
A jornalista descreveu o Times como um ambiente de trabalho hostil e criticou o jornal por permitir que "esse tipo de comportamento acontecesse dentro da empresa, à vista de toda a equipa do jornal e do público"."Aparecer como centrista num jornal americano não deve exigir coragem", escreve Weiss, acrescentando "Mas a verdade é que a curiosidade intelectual - e muito menos a assunção de riscos - é agora uma obrigação no The Times " .É com tristeza que escrevo para lhe dizer que estou renunciando ao The New York Times.
"Entrei no jornal com gratidão e optimismo há três anos. Fui contratada com o objetivo de trazer vozes que, de outra forma, não apareceriam nas suas páginas: escritores iniciantes, centristas, conservadores e outros que não pensariam naturalmente no The Times como sua casa. A razão para esse esforço era clara: o fracasso do jornal em antecipar o resultado das eleições de 2016 significava que ele não tinha uma compreensão firme do país que abrange. Dean Baquet e outros admitiram isso em várias ocasiões. A prioridade no parecer era ajudar a corrigir essa lacuna crítica.

Sem comentários: