quinta-feira, 12 de julho de 2018

Kim and Trump

Uma semana depois da Coreia do Norte ter criticado os Estados Unidos pela insistência "extremamente inquietante" do secretário de Estado Mike Pompeo para abandonar o seu programa nuclear antes das sanções econômicas serem levantadas, sugerindo que a China pedira a Kim para fazer uma pausa, à medida que aumentavam as tensões comerciais, Kim Jong Un enviou a Donald Trump uma carta lisonjeira, apenas para deixar claro que não há ressentimentos. Trump twittou uma cópia da carta na quinta-feira logo após de aterrar em Londres, qualificando-a de "uma nota muito simpática do Presidente da Coreia do Norte. "Grande progresso está sendo feito!". Kim disse que a sua "vontade forte" e a de Trump levarão a um "novo futuro" entre a Coreia do Norte e os EUA.

HE Donald J. Trump
Presidente 
Estados Unidos da América

Sua Excelência Senhor Presidente

A significativa primeira reunião com Vossa Excelência e a declaração conjunta que assinamos juntos em Cingapura, 24 dias atrás, foi de fato o começo de uma jornada significativa.

Aprecio profundamente os enérgicos e extraordinários esforços envidados por Vossa Excelência, Senhor Presidente, pela melhoria das relações entre os dois países e pela fiel implementação da declaração conjunta.

Acredito firmemente que a vontade forte, os esforços sinceros e a abordagem única de mim e de Sua Excelência o Sr. Presidente, que visam a abertura de um novo futuro entre a RPDC e os EUA, irão certamente dar frutos.

Desejando que a invariável confiança e confiança em Vossa Excelência, Sr. Presidente, seja ainda mais fortalecida no futuro processo de tomada de ações práticas, estendo minha convicção de que o progresso histórico na promoção das relações da RPDC com os EUA trará o próximo encontro para a frente.

Kim Jong Un 
Presidente da Comissão de Assuntos de Estado da 
República Popular Democrática da Coreia

Pyongyang, 6 de julho de 2018

Sem comentários: