domingo, 31 de maio de 2020

Elon Musk vitorioso

 
Elon Musk obteve mais outra vitória. A empresa que ele criou e dirige, a SpaceX , se tornou a primeira a colocar dois astronautas em órbita e também marcou o objectivo de fazer a primeira decolagem de um foguetão americano na última década. O sucesso representa um grande avanço para a NASA, que economiza muito dinheiro com a subcontratação de todo o processo, e para os Estados Unidos, que eliminam a dependência espacial da Rússia, bandeira carregada por todos os foguetões que o país usa há nove anos.  Mas, acima de tudo, é uma óptima notícia para o bolso de Elon Musk. Viajar para o espaço tornou-se o desejo de gigantes empresariais como Jeff Bezos, Richard Branson ou Elon Musk , que agora lidera o caminho para manter a melhor parte do bolo. Além de já ter em seu nome um punhado de contratos com a NASA no valor de biliões, a SpaceX se posicionou como o grande aspirante a aproveitar ao máximo o transporte de cargas e o turismo espacial.
Actualmente, os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken estão a caminho da  Estação Espacial Internacional a bordo do Dragon Crew SpaceX . Eles passarão dois meses em órbita, antes de voltarem no mesmo veículo para, se tudo correr conforme o planeado, pousar numa base no meio do Oceano Pacífico. Os trajes que os astronautas usaram não são os que estão gravados na imaginação colectiva. Foram desenhados por José Fernández, famoso costureiro que criou os figurinos para títulos como 'Thor', 'Batman' ou 'X-Men'. Muito cinematográficos.
A NASA tentou desencorajar os espectadores de assistirem ao lançamento, por causa da pandemia de covid-19, e limitou severamente o número de funcionários, visitantes e jornalistas dentro do Kennedy Space Center. No entanto os 4 mil bilhetes para o lançamento foram todos comprados em poucas horas.

Sem comentários: