terça-feira, 26 de maio de 2020

Arte em Hong Kong

 A Associação de Galerias de Arte de Hong Kong (HKAGA) anunciou  o evento UNSCHEDULED, uma vitrine de 12 galerias de Hong Kong, que acontecerá de 17 a 27 de Junho de 2020 em Tai Kwun como parceiro do local. Organizada em resposta a estes tempos sem precedentes e após o cancelamento da semana de arte de Março, a organização deste evento esforça-se para insuflar energia a cena artística de Hong Kong. Não se trata de uma feira de arte tradicional, nem uma exposição de museu é uma plataforma de venda e networking que apresentará exposições individuais de membros da associação HKAGA, com foco na arte moderna e contemporânea que tem conexão com a Ásia. Afirma-se como um compromisso com a criatividade emergente do continente.
O evento acontecerá no Duplex Studio, um património histórico, situado no Bloco da Sede da Polícia em Tai Kwun. Uma planta rígida, mas de fluxo livre, projectada em colaboração com a BEAU Architects, foi adoptada no lugar da feira de arte tradicional para criar uma estrutura descentralizada e inclusiva para a vitrine. As 12 galerias participantes foram seleccionadas e o espaço para exposições foi comissariado por uma equipa independente de selecção e curadoria composta por curadores e artistas estabelecidos e respeitados como Ying Kwok e Sara Wong.
O comité organizador é liderado por Willem Molesworth (de Sarthe) e Fabio Rossi (Rossi & Rossi) como membros do conselho da HKAGA. A ideia é criar um evento popular e liderado pela comunidade para reunir galerias, coleccionadores e o público e dar um impulso à cena artística local. "Como a voz colectiva das galerias de Hong Kong, continuamos positivamente confiantes na resiliência da cidade, tanto pelo seu próspero cenário artístico local, quanto pela sua posição como centro internacional", disseram. ( A imagem é uma de Zhang Gong, intitulada 4 Sons)

Sem comentários: