quinta-feira, 28 de maio de 2020

Francis Collins

Francis Collins, o director do Instituto Nacional de Saúde, disse que o coronavírus "absolutamente não" é produzido pelo homem, mas ele não pode descartar a ideia de que escapou de um laboratório em Wuhan, na China, onde surgiram os primeiros casos conhecidos.Se [o coronavírus] poderia ter sido, de alguma forma, isolado e estudado neste laboratório em Wuhan, não temos como saber", disse ele ao POLITICO na quarta-feira. "O que está claro é que a natureza criou esse vírus e provou mais uma vez ser o bioterrorista mais eficaz".
Collins se recusou a comentar a recente - e controversa - decisão de sua agência de obter financiamento de pesquisadores que estudam como o coronavírus se espalha dos morcegos para as pessoas. No final de Abril, o NIH disse à EcoHealth Alliance, cujos colaboradores incluíam cientistas no laboratório de virologia de Wuhan, que seu projeto não "se alinhava às metas do programa e às prioridades da agência".
Sociedades científicas proeminentes e 77 ganhadores do Nobel pediram ao governo que investigasse por que a doação do grupo sem fins lucrativos foi encerrada, alegando que a decisão foi tomada por razões políticas, e não científicas. O NIH concede bolsas usando um sistema baseado no mérito, no qual os pesquisadores avaliam o trabalho de seus pares, e o término de uma bolsa antecipada é incomum.

Sem comentários: