quarta-feira, 27 de maio de 2020

The Atlantic

O Jornal Observador numa notícia desenvolvida comentava os despedimentos da revista The Atlantic devido ao Covid 19 e os tweets de Trump sobre o assunto. É normal que o sr. Trump não morra de amores por certos órgãos de informação envolvidos no Russiagate com vários dirigentes da CIA, uma organização com um historial infame. Claro que a prestigiada revista, nascida em 1854 mudou muito. Actualmente é mais uma revista defensora acérrima do neo-liberalismo. Nada de confusões com uma revista de esquerda. "Políticos, figuras públicas e outros jogadores experientes fazem esse tipo de coisa - culpam o repórter quando ficam mal numa história. Mas Jeffrey Goldberg não é um político ou uma celebridade. Ele é jornalista - o líder, de facto, de uma instituição construída sobre credibilidade e ética jornalística. Mas, em vez de viver esses valores, ele aparentemente decidiu se proteger, enquanto difamava uma repórter da revista fazendo o trabalho dela..." (Vox).
"Sob essa rubrica distorcida - em que a disseminação de falsidades é louvável desde que tenha sido feito para prejudicar os malfeitores -, Jeffrey Goldberg, nova-iorquino, um dos endossantes mais prejudiciais das falsas teorias da conspiração sobre o Iraque, subiu a editor-chefe do The Atlantic, enquanto dois dos neocons mais enganosos da era Bush, o escritor de discursos de Bush / Cheney David Frum e o propagandista supremo Bill Kristol, represaram seu papel de líderes propagandistas e teóricos da conspiração - só que desta vez contra o presidente do Partido Republicano em vez de em seu nome - e assim se tornaram ícones amados da media liberal. A directora de comunicações da campanha Bush / Cheney e da sua Casa Branca, Nicole Wallace, é uma das mais populares apresentadoras de TV por cabo, a MSNBC". ( Glenn Grenwald - The Intercept).
Matt Taibbi: "No início desta semana, a revista The Atlantic - que rapidamente se tornou o meio de comunicação preferido pelas elites intelectuais do tipo Aspen Institute - publicou um artigo detalhado dos problemas que a liberdade de expressão coloca à sociedade americana na era dos coronavírus. A manchete: A fala na Internet nunca voltará ao normal. No debate sobre liberdade versus controle da rede global, a China estava em grande parte correta e os EUA estavam errados".

Sem comentários: