quarta-feira, 24 de junho de 2020

Desmascara o império

Vale a pena assistir ao  programa em que o convidado do podcast Useful Idiots da revista Rolling Stone é Cornel West, filósofo, activista e professor, com os hospedeiros Matt Taibbi e Katie Halper. Foi uma conversa abrangente, sobre o que aconteceu novamente na campanha de 2020 de Bernie Sanders que o intelectual apoiou e a eficácia táctica de protestos violentos ou não violentos. West pensa que nunca devemos ser dogmáticos sobre nenhuma dessas coisas. "Não sou como Martin Luther King Jr., não sou absolutamente pacifista. Eu teria lutado contra os nazistas. Mesmo no exército de Jim Crow, eu teria lutado contra um bandido chamado Hitler. Eu teria lutado contra o regime do apartheid..." Portanto não exclui a violência .." Critica a tendência nos Estados Unidos corporativos e detentores de poder típicos de repente abraçarem as mensagens da vida negra. Caso de Nancy Pelosi e outros que tais."Este não é apenas um movimento para concessões filantrópicas, estamos procurando uma transformação fundamental das instituições e estruturas".
Cornel West, membro dos Socialistas Democráticos da América (SDA) que não apoiam Joe Biden, afirmou noutra entrevista a propósito dos BLM: "Portanto, na tradição de Martin Luther King Jr, precisamos ser moralmente consistentes na nossa crítica ao racismo, militarismo, pobreza e materialismo dos EUA." E não poupou Barack Obama: "É incrível ver Barack Obama lá fora agindo como se ele fosse parte da vanguarda e lutando contra o poder da polícia quando o Black Lives Matter surgiu sob O seu governo, com seu procurador-geral negro, com seu secretário de segurança interna negro. Não esquecer que ele ajudou a militarizar esses departamentos de polícia. Ele ajudou a gerar os níveis de pobreza quando resgatou os criminosos de Wall Street. E ainda não chegamos à política externa, em termos de bombas sobre pessoas inocentes em diferentes partes do mundo, especialmente no Oriente Médio Médio e na Ásia. Nem chegamos ao assassinato de de palestinianos inocentes com as Forças de Defesa de Israel, apoiadas pelos EUA ", acrescentou West.
Concordo completamente com Cornel West que chamou a Obama "o rosto negro do império americano". Sobre a actual clima de insurgência nos Estados Unidos, apoiado pelos democratas do sistema (haverá outros?)  e jornais como o NYT, sublinhou com ironia: "A minha experiência no terreno é que quando as pessoas agora observam os políticos, os porta-vozes neoliberais se apresentarem e agirem como se fossem tão militantes, agirem como se fossem tão radicais, dizem: hei, nascemos à noite , mas não ontem à noite ". West crítica as elites políticas que se apoderaram do poder da polícia, do poder de Wall Street, do poder do Pentágono.

Sem comentários: