terça-feira, 16 de junho de 2020

Steve Bannon

Steve Bannon, o ex estratego da campanha de Trump em 2016, foi entrevistado pelo jornal Asia Times. Nega os rumores de que assumirá um papel oficial na campanha de reeleição de Trump em 2020, mas recomenda fortemente que o presidente se concentre na China - particularmente no que  chama de "guerra" do Partido Comunista Chinês nos Estados Unidos e em Conexões com o candidato democrata Joe Biden na China. Responsabiliza o Partido Comunista Chinês pela pandemia de Covid-19 e as suas consequências económicas, e não vê espaço para qualquer compromisso com a crescente super-potência. Bannon diz que quer ajudar o povo chinês a derrubar o Partido Comunista e aconselha um governo autónomo, o que ele chama de "Estado Federal da China". Afirma ainda que Trump está lutando em DC desde o início contra o declínio controlado do país. E acho que está se configurando para ser ainda mais uma luta do tipo nacionalista versus globalista." Penso que a China estará no centro disso. Os democratas não poderiam ter escolhido um candidato pior para argumentar com o povo americano do que Joe Biden. Considero que 2020 será uma continuação quase de 2016. Ainda não resolvemos essas questões. Eu disse que isso será uma luta de gerações. Não se pode balançar uma varinha mágica. Eu acho que 2020 está se configurando nos últimos 150 dias para ser apenas esse clássico contador do globalismo de Joe Biden e da facção de Wall Street do Partido Democrata versus o nacionalismo económico e populismo de Trump e potencialmente uma fatia do Bernie Sanders contingente"
Bannon garante que os tumultos sobre o assassinato de Floyd não interferem na eleição de Trump. " A China é que conta.Para o presidente Trump, minha recomendação seria: você fez um trabalho incrível até agora. Você enfrentou o PCC. Eles não estão recuando, embora diga que são um grupo de bandidos. Mas  são muito inteligentes e muito durões. E continuo dizendo que Hong Kong é a Áustria em 1938. E sabemos que se não enfrentar essas ditaduras, o que acontece? Eles nunca param. Por isso, acho que Hong Kong está numa situação tão volátil. E acredito que os Estados Unidos agora e o presidente Trump deveriam fazer acordos comerciais subjacentes, qualquer coisa que permita qualquer tipo de comércio justo, para sancionar as empresas que fazem negócios com o PCCh em Hong Kong. E penso que deve sancionar os bancos. Deve tornar impossível para o Partido Comunista Chinês usar Hong Kong como mercado de capitais, o que eles fazem há muitas décadas. A minha recomendação é bastante simples. O Partido Comunista Chinês deve ser isolado de todas as vias da capital ocidental e de todas as vias da tecnologia ocidental".
Steve Bannon garante que não vai colaborar nas eleições de 2020." Acho que o presidente Trump contornará a situação com a sua equipa. Actualmente, cento e vinte por cento do meu tempo é gasto em derrubar o Partido Comunista Chinês. Eu tenho uma grande afinidade com o povo chinês. Grande amor pela China. E é o trabalho da minha vida agora. Eu amo o presidente Trump. Apoio-o todos os dias. Apoio o trabalho dele. Mas faço tudo do lado de fora. Tenho um programa de TV de duas horas que vai a qualquer lugar. Ele tem a equipa certa para atrair as pessoas certas. E eu estarei lá martelando por fora. E, francamente, acho que posso ser mais eficaz em ir atrás de Joe Biden do lado de fora da campanha do que na campanha. Penso que o que os Estados Unidos estão tentando reorientar e tornar o centro de gravidade da sua política externa e relações internacionais, o Pacífico e  a Ásia. Eu sabia disso em 1977, quando cheguei à China no Mar da China Meridional e entrei em Hong Kong como um combatente da Marinha que este era o lugar para estar. É tão emocionante. As pessoas são óptimas. E por toda a Ásia, onde eu fui. Este é o século asiático. A América é uma potência do Pacífico. Acho que o presidente Trump quer mudar o centro de gravidade da nossa política externa do Atlântico, do velho mundo, realmente para o novo mundo. dinâmico. Eu acho isso fantástico".

Sem comentários: