sexta-feira, 5 de junho de 2020

Arte milionária

Enquanto a América e milhões de americanos lutam para descobrir como sobreviverão quando os benefícios suplementares do desemprego expirarem, o fundador do Citadel, Ken Griffin, acaba de pagau 100 milhões de dólares - quase metade da quantia que ele pagou por uma penthouse no Central Park, e aproximadamente equivalente ao custo da sua mansão de inverno em Palm Beach - por uma pintura contemporânea do artista americano Jean Michel Basquiat, que morreu de overdose de drogas em 1988. A história da Bloomberg sobre a compra relatou que o trabalho de Basquiat se concentrava em questões de "raça e desigualdade".Um dos representantes de relações públicas de Griffin apontou que a "grande maioria" da colecção de arte do titã de Wall Street está em exibição nos museus. Zia Ahmed, porta-voz da Citadel disse ainda que o capitalista pretende compartilhar esta peça também".
A obra que Griffin comprou, “Boy and Dog in a Johnnypump” (1982), era há muito considerada uma posse valiosa do magnata dos jornais Peter Brant, mas não é amplamente conhecida pelo público. De acordo com o BBG, os valores para as obras de Basquiat aumentaram desde a morte do pintor em 1988. Em 2017, uma pintura de Basquiat estabeleceu um recorde para um artista americano ao ser vendida por 110,5 milhões de dólares no leilão da Sotheby's. As notícias da venda foram anunciadas pela primeira vez num boletim do mundo da arte, apesar de o boletim não identificar o comprador. Griffin é notório por uma série de compras de imóveis no valor de US $ 800 milhões, que durou vários anos, culminando com a compra de uma penthouse por US $ 240 milhões na chamada  "Billionaire's Row".
É insultuoso. Graças ao ressurgimento maciço da desigualdade económica induzida pelo Fed , o magnata Griffin e seus colegas bilionários ainda estão sentindo o "efeito riqueza". Enquanto mais de 30 milhões de americanos se inscrevem nos papéis do desemprego, a riqueza combinada dos bilionários americanos saltou mais de 19% (ou um trilião de dólares) desde o início da pandemia do COVID-19.
Para quem não sabe a Citadel LLC é uma empresa multinacional americana de fundos de hedge e serviços financeiros. Fundada em 1990 por Kenneth Griffin. Tem 1400 funcionários. Tem sede em Chicago e escritórios na Ásia e na Europa.

Sem comentários: