quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Vergonhosa censura


 O co-fundador do Intercept , Glenn Greenwald, renunciou hoje, depois que os editores censuraram um artigo que escreveu esta semana, recusando-se a publicá-lo a menos que ele removesse todas as seções críticas a Joe Biden, o candidato veementemente apoiado por todos os editores da Intercept envolvidos neste esforço de supressão."Quando se trata de pontos de vista ou relatórios que bajulem as crenças de sua base liberal (The Intercept publicou algumas das afirmações mais crédulas e falsas da loucura maximalista de Russiagate e, de forma horripilante, assumiu a liderança na falsificação da marca do Hunter Biden arquivou como “desinformação russa” por citar estúpida e acriticamente - de todas as coisas - uma carta de ex-funcionários da CIA que continha esta insinuação infundada).

"As mesmas tendências de repressão, censura e homogeneidade ideológica que assolam a imprensa nacional em geral engolfaram o meio de comunicação que co-fundei, culminando na censura de meus próprios artigos. Hoje enviei minha intenção de demitir-me do The Intercept, o meio de notícias que co-fundei em 2013 com Jeremy Scahill e Laura Poitras, bem como de sua controladora First Look Media. A causa final e precipitante é que os editores do The Intercept, em violação do meu direito contratual de liberdade editorial, censuraram um artigo que escrevi esta semana, recusando-se a publicá-lo a menos que eu removesse todas as seções que criticavam o candidato democrata à presidência Joe Biden, o candidato apoiado veementemente por todos os editores da Intercept de Nova York envolvidos neste esforço de supressão. O artigo censurado, baseado em e-mails revelados recentemente e depoimentos de testemunhas, levantou questões críticas sobre a conduta de Biden. Não contentes em simplesmente impedir a publicação deste artigo no meio de comunicação que co-fundei, esses editores da Intercept também exigiram que eu me abstivesse de exercer um direito contratual separado de publicar este artigo com qualquer outra publicação.

Eu não tive nenhuma objeção à sua discordância com minhas opiniões sobre o que esta evidência Biden mostra: como uma última tentativa de evitar a censura, eu os encorajei a expor suas discordâncias comigo escrevendo seus próprios artigos que criticam minhas perspectivas e permitindo que os leitores decidam quem está certo, como qualquer meio de comunicação confiante e saudável faria. Mas os meios de comunicação modernos não expressam discordância; eles o anulam. Portanto, a censura do meu artigo, em vez de envolvimento com ele, foi o caminho que esses editores apoiantes de Biden escolheram.

O artigo censurado será publicado nesta página em breve. Minha carta de demissão, que enviei esta manhã ao presidente da First Look Media, Michael Bloom, está publicada abaixo.

Como qualquer pessoa com filhos pequenos, família e inúmeras obrigações, faço isso com certo receio, mas também com a convicção de que não há outra escolha. Eu não conseguia dormir à noite sabendo que permitia que qualquer instituição censurasse o que eu quero dizer e acreditar - muito menos um meio de comunicação que eu co-fundei com o objetivo explícito de garantir que isso nunca aconteça a outros.Como qualquer pessoa com filhos pequenos, família e inúmeras obrigações, faço isso com certo receio, mas também com a convicção de que não há outra escolha. Eu não conseguia dormir à noite sabendo que permitia que qualquer instituição censurasse o que eu quero dizer e acreditar - muito menos um meio de comunicação que eu co-fundei com o objetivo explícito de garantir que isso nunca aconteça a outros jornalistas, muito menos a mim, muito menos porque escrevi um artigo crítico de um poderoso político democrata apoiado veementemente pelos editores na eleição nacional iminente.

Mas as patologias, o iliberalismo e a mentalidade repressiva que levaram ao bizarro espetáculo de ser censurado por meu próprio meio de comunicação não são, de forma alguma, exclusivos do The Intercept. Esses são os vírus que contaminaram praticamente todas as principais organizações políticas de centro-esquerda, instituições acadêmicas e redações. Comecei a escrever sobre política há quinze anos com o objetivo de combater a propaganda e repressão na mídia e - independentemente dos riscos envolvidos.simplesmente não posso aceitar nenhuma situação, por mais segura ou lucrativa que seja, que me obriga a submeter o meu jornalismo e direito de liberdade expressão de suas sufocantes restrições e ditames dogmáticos.

Desde que comecei a escrever sobre política em 2005, a liberdade jornalística e a independência editorial têm sido sacrossantas para mim. Há quinze anos, criei um blog no software gratuito Blogspot quando ainda trabalhava como advogado: não com qualquer esperança ou planos de começar uma nova carreira como jornalista, mas apenas como cidadão preocupado com o que estava vendo com o Guerra ao Terror e às liberdades civis, e querendo expressar o que eu acreditava que precisava ser ouvido. Foi um trabalho de amor, baseado num ethos de causa e convicção, dependente da garantia de total liberdade editorial. Ele prosperou porque o público leitor que construí sabia que, mesmo quando eles discordavam de pontos de vista específicos que eu estava expressando, eu era uma voz livre e independente, não ligada a nenhuma facção, controlada por ninguém, me esforçando para ser o mais honesta possível sobre o que estava vendo , e sempre curioso sobre a sabedoria de ver as coisas de forma diferente. O título que escolhi para esse blog, “Território não reclamado”, reflectia esse espírito de libertação do cativeiro a qualquer dogma político ou intelectual fixo ou restrições institucionais.

Quando Salon me ofereceu um emprego como colunista em 2007, e novamente quando o Guardian fez o mesmo em 2012, aceitei as suas ofertas com a condição de que teria o direito, excepto em situações estreitamente definidas (como artigos que poderiam criar responsabilidade legal do meio de comunicação), para publicar os meus artigos e colunas diretamente na internet sem censura, interferência editorial avançada ou qualquer outra intervenção permitida ou aprovação necessária. Os dois veículos renovaram seu sistema de publicação para acomodar essa condição e, ao longo dos muitos anos em que trabalhei com eles, sempre honraram esses compromissos.

Quando saí do Guardian no auge da reportagem de Snowden em 2013 para criar um novo meio de comunicação, não o fiz, nem é preciso dizer, para me impor mais restrições e restrições à minha independência jornalística. O exacto oposto era verdadeiro: a inovação central pretendida de The Intercept, acima de tudo, era criar um novo meio de comunicação onde todos os jornalistas talentosos e responsáveis ​​desfrutassem do mesmo direito de liberdade editorial que eu sempre insisti para mim. Como eu disse ao ex-editor executivo do New York Times, Bill Keller, num intercâmbio de 2013 que tivemos no The New York Times sobre minhas críticas ao jornalismo mainstream e a ideia por trás do The Intercept: “os editores devem estar lá para capacitar e capacitar um jornalismo adversário forte, altamente factual e agressivo, não para servir como barreiras para neutralizar ou suprimir o jornalismo.”

(Ler tudo em Substack)

Sem comentários: