sábado, 23 de janeiro de 2021

A China mentiu


 Um conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS) que anteriormente trabalhou com o presidente Clinton e o então senador Joe Biden quebrou o silêncio sobre as origens da pandemia COVID-19. Jamie Metzl - que ctuou como Diretor Adjunto do Comitê de Relações Exteriores sob Biden (2001-2003), depois de servir no Conselho de Segurança Nacional (1997-1999) e no Departamento de Estado (1999-2001) sob Clinton, esperou até três dias após a posse de Biden para dizer ao Toronto Sun que o  COVID-19 foi provavelmente um vazamento acidental do laboratório em Wuhan. 

"Não há nenhuma evidência irrefutável", disse Metzl, nascido no Kansas, membro sênior do Atlantic Council que foi nomeado para o comité consultivo de especialistas da OMS. Diz achar qu o vírus veio de m laboratório e não de um mercado  húmido em Wuhan. "Isso era mentira . E o governo chinês soube desde muito cedo que isso era mentira. E assim, em face de evidências esmagadoras em maio do ano passado, o governo chinês mudou de posição".

Você acha que vírus assustadores criados num laboratório podem parecer um pouco de ficção científica? "Pode parecer ficção científica para as pessoas, mas o que está acontecendo é ficção científica. Existe um campo de estudo denominado pesquisa de “ganho de função” , que é altamente controverso, no qual alguns cientistas amplificam a virilidade dos vírus. Sabemos que o Wuhan Institute of Virology estava envolvido na pesquisa de coronavírus de morcego2.

Se houvesse um surto no Congo ou em algum país da África e esse país, nos primeiros dias da pandemia, impedisse os investigadores da Organização Mundial de Saúde de entrar no local do surto, por quase um mês, o mundo teria enlouquecido. Uma mudança na administração dos EUA ajudará a encontrar uma resposta? "Biden será mais duro com a China do que o presidente Trump, porque o presidente Biden é muito inteligente e estratégico e entende que o poder e a força americanos não se baseiam na fanfarronice, mas nos princípios, nas parcerias, nas alianças e na responsabilidade. E o governo Trump, infelizmente, deixou a China passar por cima da politização da questão da origem do vírus, alienando os parceiros e aliados da América"



Sem comentários: