sábado, 16 de janeiro de 2021

Laura Poitras


 A cineasta Laura Poitras, realizadora do documentário Citizenfour sobre Edward Snodwen que ganhou o Óscar foi demitida da First Look  Media, uma organização de que foi co-fundadora. Minha demissão ocorreu dois meses depois de falar à imprensa sobre a falha do The Intercept em proteger o Reality Winner do denunciante e do encobrimento e falta de responsabilidade que se seguiram, e depois de anos levantando preocupações internamente sobre padrões de discriminação e retaliação. Mas não abriu o bico para defender Gleen Glenwald quando ele se demitiu. "Disseram-me que a minha demissão foi efectiva imediatamente e sem justa causa, o meu acesso ao e-mail foi encerrado e que a empresa não tinha planos de comunicar minha demissão abrupta ao público.

O First Look Media e o The Intercept foram baseados nas denúncias de Edward Snowden e no jornalismo investigativo que Glenn Greenwald e eu arriscamos nossas vidas para trazer ao público, expondo os programas ilegais de vigilância em massa global da Agência de Segurança Nacional . " A decisão da First Look Media de me despedir depois que levantei preocupações sobre a proteção da fonte e responsabilidade - em vez de rebaixar ou buscar a renúncia de qualquer pessoa responsável pela má prática jornalística, acobertamento e retaliação - fala com as prioridades do Editor-in do The Intercept - A chefe Betsy Reed e o CEO da First Look Media, Michael Bloom". Aqueles que os defendem devem reflectir se o dinheiro vale a pena.

"O governo Obama, do qual Biden era vice-presidente, teve como alvo mais denunciantes do que os presidentes anteriores juntos. Espero que haja uma mudança em termos de como o departamento de justiça de Biden usa a Lei de Espionagem. Espero que parem de abusar disso. Eu acho que Donald Trump é perigoso e há coisas que você pode ver que não têm precedentes, mas também há uma continuidade nas suas políticas", afirmou Laura Poitras..

Sem comentários: