domingo, 10 de janeiro de 2021

David Bowie e a pintura





 David Bowie também se dedicou à pintura. Artes plásticas, bem como a música, artes cénicas e performance. Participou como actor em alguns filmes eera um ícone da moda. As pinturaos que criou tinham um toque de neo-expressionismo. O público aprecia mais a música de Bowie do que a sua pintura. É provavelmente por isso que esse lado artístico de Bowie não é muito conhecido. Só em 1995, quando usou um autorretrato na capa de seu álbum  Outside , é que teve a sua primeira exposição New Afro / Pagan and Work: 1975-1995 na The Gallery em Londres. Um ano depois, ele apareceu numa galeria de arte em Basel, Suíça. De certa forma, ele desejava ser considerado um artista válido, mas, ao mesmo tempo, não tinha muita certeza sobre o valor do seu trabalho artístico .

Bowie foi influenciado pelos artistas como Frank Auerbach, David Bomberg , Francis Bacon e Francis Picabia. Era fã do grupo  Die Brücke, um grupo expressionista alemão do início do século XX..Ele retratou alguns de seus amigos, como o rocker Iggy Pop e o pianista Mike Garson. Sabendo que naquela época estava consumindo drogas pesadas, as imagens perturbadoras e assombradas talvez não osurpreendam. Ao lado de sua técnica, Bowie também compartilhou a mesma linguagem de emoções intensas que os neo-expressionistas alemães.

Vivendo no cenário artístico, Bowie ficou fascinado por Andy Warhol depois de assistir a uma exibição da peça Pork  uozino em Londres em 1971 . Essa experiência levou Bowie a escrever a música Andy Warhol como single. E, em 1996 protoganizou a figura de Andy Warhol no filme Basquiat dirigido por Julian Schnabel.

Bowie também era um colecionador de arte. Embora afirmasse nunca ter sido motivado pelo valor potencial de investimento da obra, ele possuía  obras de artistas consagrados. Das peças que colecionou destacam-se Jean-Michel Basquiat, Henry Moore, Marcel Duchamp , Graham Sutherland e algumas cerâmicas de Picasso. Ao longo dos anos, colecionou uma ampla gama de arte. Desde arte contemporânea a um retábulo veneziano do século 16 de Tintoretto.

Após a morte de Bowie em 2016, cerca de 350 peças de sua colecção foram leiloadas na Sotheby's em Londres. Uma sala de vendas lotada e mais de mil licitantes online estavam interessados ​​em comprar obras de sua colecção. As vendas totalizaram  24,3 milhões  de libras  em dois dias.

Sem comentários: