sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

O sistema continua


"A opção de parar a ascensão do trumpismo mudando o sistema foi retirada da mesa. Em vez disso, as pessoas estão sendo solicitadas a debater os prós e os contras de dar mais poderes ao mesmo sistema corrupto que criou Trump.

A classe política / midiática dos EUA tem pressionado fortemente por políticas mais autoritárias para evitar a ameaça de “terrorismo doméstico” na esteira do motim no Capitólio. O presidente Biden, que  já estava trabalhando na implementação de novas políticas de terrorismo doméstico bem antes de 6 de janeiro,  confirmou após o tumulto que está priorizando essas novas medidas. A censura política na internet está se tornando cada vez mais normalizada , projetos de lei antiprotestos estão sendo aprovados e agora estamos vendo liberais encorajados a formar “exércitos digitais”  para espionar apoiantes de Trump e denunciá-los às autoridades. E uma porcentagem surpreendentemente grande da população dos Estados Unidos parece não ter problemas com nada disso, mesmo em setores do espectro político que deveriam estar melhor agora.

"O que mais podemos fazer?" eles raciocinam. “Que outra solução poderia haver para a ameaça de fascistas perigosos e teóricos da conspiração que continuam a ganhar poder e influência? Bem, há muito que pode ser feito, e nada disso inclui consentir em varrer novas medidas autoritárias do tipo do Patriot Act ou encorajar plutocratas monopolistas  do Silicon Valley a censurar o discurso político mundial. Há muita manipulação narrativa em grande escala acontecendo para evitar que seja óbvio para todos.

A maneira de conter a maré do Trumpismo (ou fascismo, ou supremacia branca, ou cultismo de Trump, ou qualquer termo que você use para o que você está preocupado aqui) é eliminar as condições que o criaram. Trump só foi capaz de lançar sua campanha faux-populista bem-sucedida em primeiro lugar explorando a opinião preexistente generalizada de que havia um pântano que precisava ser drenado, um sistema político corrupto cuja liderança não promove os interesses do povo. As teorias da conspiração só existem porque o governo costuma fazer coisas más e mentir sobre elas  com a ajuda da mídia de massa, forçando as pessoas a apenas adivinhar o que está acontecendo por trás da parede opaca do sigilo do governo. As pessoas só colocam nas suas cabeças que precisam de um homem forte de confiança para revisar o sistema se o sistema falhou para elas.

Pessoas que estão realmente interessadas em acabar com o trumpismo estariam promovendo o fim da corrupção no sistema político, o fim da opacidade de seu governo, o fim de seu sistema eleitoral excepcionalmente horrível e o fim das políticas neoliberais  que vêm tornando os americanos cada vez mais pobres com cada vez menos apoio do governo que preende protegê-los.Mas essas mudanças não estão sendo promovidas pela classe política / mídia dos EUA, porque a classe política / mídia dos EUA fala por um império que depende dessas coisas. 

Sem corrupção, a classe plutocrática não poderia usar doações de campanha e lobby corporativo  para instalar e manter políticos que irão defender seus interesses. Sem o sigilo do governo, o império oligárquico não poderia conspirar em segredo para fazer avançar as agendas militar e econômica que formam a cola que mantém o império unido. Sem uma mídia de massa mentirosa, o consentimento das pessoas não poderia ser fabricado  para guerras e um sistema que não serve aos seus interesses. Sem pobreza generalizada e austeridade doméstica, as pessoas não poderiam ser mantidas muito ocupadas e politicamente impotentes para desafiar a enorme influência política dos plutocratas".

(Caitlin Johnstone-Medium) Aimagem uma obra do artista americano Ed Rouscha.

Sem comentários: