sábado, 2 de janeiro de 2021

Henni Alftan

Gosto deste trabalho. A artista filandesa Henni Alftan apresenta 19 pinturas na sua primeira exposição em Nova Iorque. Ocupa oa dois espaços da galeria Karma, no Lower East Side. Radicada em Paris desde os anos 90. Apesar da aparente banalidade da sua pintura, transmite, uma sensações de haver algo que não foi dito. Simples, mas complexo. Parecem frgmentos de uma narrativa cinematográfica. Ficamos o que está fora do quadro. enni Alftan,
Nascido em Helsinquia, Henni Alftan nos últimos anos tem desenvolvido uma prática da pintura num estilo plano de figuração e composição em que a percepção é posta à prova, estruturando um imaginário pautado pela fragmentação - de imagem, corpos, objectos e narrativa. Inventa estruturas de enquadramento a partir dsa suas observações diárias. Desenha os detalhes, os contornos de cenas e situações que decide fixar no tempo. De uma cena específica ela preserva um olhar, uma mão, um objeto, uma silhueta, uma sombra, o detalhe de uma peça de roupa, um gesto, um padrão, uma cor. Através da sua insistência em reproduzir, através da pintura, os elementos quase imperceptíveis do quotidiano, do vulgar. 


Gosto imenso do quadro Blue Umbrella. Um óleo sobre tela que mostra uma figura sozinha, parada na rua num dia de chuva. Destaco ainda Hands Behind His Back, um close-up das mãos fechadas  .Talvez retrate um gesto de ansiedade.


 

Sem comentários: