quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

A confusa Europa


 De acordo com o The Times of London, algumas semanas atrás, o negociador da UE Michael Barnier tem uma chance de se candidatar à presidência da França. Ontem, o ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi retirou o seu partido Italia Viva da coligação sobre as demandas de gastos e quanto eles podem obter da Europa e do fundo de recuperação da UE. Não foi mencionado nas notícias da BBC. Isso pode forçar uma eleição . Tudo isso enquanto a Itália está lutando com a segunda pior carga de Coronavírus na Europa. 

"A Europa não é exactamente o paraíso dos trabalhadores capitalistas que afirma ser ... mas é possivelmente o estado menos livre, mais protecionista, burocraticamente confuso, incompatível e mal administrado do planeta. A coordenação fracassada da UE do programa de vacinação mais uma vez  se destaca…. dirigir uma união confederada frouxa de 26 tribos em conflito com vários graus de desconfiança umas das outras é uma tarefa bastante ingrata - razão pela qual o presidente da Comissão Europeia é um ex-ministro da defesa alemão sem brilho nomeado para o papel. Políticos bem-sucedidos de grandes nações dificilmente aceitariam o cargo. A ambição da Eurocracia de Bruxelas é que o superestado da UE tenha primazia sobre os Estados membros - como foi alcançado em termos de moeda e questões monetárias. No entanto, os Estados-nação permanecem soberanos para a política fiscal - que é um bloco fundamental: Se não tem soberania monetária, como pode ter soberania fiscal. O delicado equilíbrio / confusão entre o estado e a união está abaixo da superfície nos países membros, mas é o que está por trás da votação do Brexit no Reino Unido. Os próximos dois anos na política europeia podem muito bem ver essas tensões ressurgirem - o que prejudicará ainda mais os esforços de cada nação para relançar as economias e impulsionar a recuperação. É um conflito fundamental.

Com a aproximação do fim da era Angela Merkel, não há muito para esperar. O potencial de sucessores de Merkel são um grupo moderadamente pouco inspirador. Merkel dominou a agenda europeia como a prática e pragmática estadista sênior europeia. No entanto, a sua personalidade e políticas centristas vão deixar a festa paralisada no meio da estrada em todos os aspectos. A política alemã é tão monótona e entediante que é difícil ver alguém com muita personalidade definir agendas para liderar a Europa. 

Na França as recentes performances de Macron na TV foram menos que impressionantes. Parecendo assombrado, ele sabe que o jogo provavelmente terminará, a menos que ele tenha Marine Le-Pen como  rival em maio de 2022 - e todo o eleitorado se reúne atrás dele para manter o eurocéptico bem longe. Macron não conseguiu resolver o problema doméstico que gerou os gillet-jaunes ou explorar o espaço deixado por Merkel para liderar a Europa. 

No início desta semana, os títulos italianos foram eliminados devido aos temores de que o atual governo jogue a toalha por sua incapacidade de apoiar a economia. Enquanto o Reino Unido e os Estados Unidos podem activar as torneiras de dinheiro do governo e licenças, apoiar e resgatar quem eles escolherem com todo o dinheiro de que possam precisar. A Itália, e todos os outros membros da UE, tem que ir até Bruxelas pedir permissão para romper os níveis de dívida / PIB, para dinheiro adicional e as vacinas."  (Autoria de Bill Blain via MorningPorridge. com).A obra de arte é do artista italiano Gnoli Braid.

Sem comentários: